Call of Duty: Modern Warfare 3 é a primeira DLC a custar o preço de um jogo completo – Análise | Review

Call of Duty Modern Warfare 3

Compartilhe

Call of Duty: Modern Warfare 3 é uma DLC. Há um ponto aqui. Não há como não desfazer a tatuagem que a Activision fez em um de seus maiores segmentos da franquia Call of Duty.

Toda sua construção clama por um conteúdo curto e sua decisão de levar ao multiplayer mapas remasterizados de Modern Warfare 2 (2009) é a comprovação desta atitude que marcará a franquia na indústria desde a era da temática futurista (2014-2016).

- PUBLICIDADE -

Chegando ao mercado em 10 de novembro de 2023 em todas as plataformas, exceto o Switch, a Activision não poupou esforços em precificar sua DLC no valor de um jogo completo, algo que, em termos de conteúdo, veio escasso.

A campanha mais curta da franquia

Call of Duty Modern Warfare 3

Decidindo dar continuidade aos eventos de Modern Warfare 2 (2022), a Sledgehammer ficou responsável por preencher as lacunas até que o próximo título do segmento MW venha a ser feito pela Infinity Ward.

Assim, como revelado nos trailers, Makarov é o novo vilão, e seu retorno foi uma das grandes expectativas dos fãs. Enquanto Makarov propõe em execução seu plano maquiavélico, a Força Tarefa 141, com Price, Soap, Gaz e Ghost, juntamente com a ajuda de Farah e Alex, tentam impedir implacavelmente os planos de Makarov.

- PUBLICIDADE -

Dito isso, embora a Sledgehammer tenha mantido a essência e os pilares dos personagens que a Infinity Ward criou desde 2019, foi um desperdício trazer estes personagens para uma campanha de 3 horas de duração. Tornou-se ainda mais um desperdício expandir os arcos desses personagens e do vilão para uma experiência tão abrupta, tornando, assim, desnecessária toda essa construção para, no final, não sermos retribuídos com um impacto devastador.

Não há como defender a campanha de Modern Warfare 3. Sua duração e o contexto que ela decidiu poderiam ter sido aumentados entre os conteúdos de uma nova temporada para MW2 (2022). Um exemplo foi o que o próprio IW fez com os conteúdos de história, introduzindo as Raids – minicampanhas com uma duração de 1h30min e que expandiram a trama de Modern Warfare 2 e ainda nos recompensaram com novas animações.

Warzonificação” do modo campanha

Com a tentativa de mitigar a curta duração de seu modo caminha, a Sledgehammer decidiu “Warzonificar” o modo, o que ela nomeou de Missões de Combate Aberto. Basicamente, os elementos de Warzone invadiram o level design linear tradicional da franquia, oferecendo assim um maior senso de exploração ao jogador com o uso de paraquedas, caixas de armamentos e killstreaks, por exemplo. Como consequência, isso transforma a jogabilidade em uma experiência massante e sem utilidade.

Não há dúvidas que essa implementação foi a forma de conseguir aumentar a duração do modo campanha juntamente com seu design de missões, que faz o jogador se ocupar com objetivos preguiçosos aumentando, assim, seu tempo de tela.

Mapas que entregam a natureza do projeto

Modern Warfare 3

Modern Warfare 3 apresenta 16 mapas, todos remasterizados do Modern Warfare de 2009. Isso por si só sugere que o projeto é um DLC, já que tradicionalmente os títulos da franquia costumam revitalizar mapas clássicos em forma de remasterização através de DLCs durante as temporadas.

Além de não trazer nada de novo em termos de design de mapas, o Modern Warfare 2 (2009) é detentor de um dos piores designs de mapas da franquia. Assim, ao juntar o fato de trazer mapas repetidos, sendo essas as desvantagens da franquia, Modern Warfare 3 apresenta o multiplayer mais preguiçoso da série.

Embora com sua péssima escolha para o conteúdo de seu multiplayer, o gunplay foi algo que a Sledgehammer acertou. Ao ouvir a comunidade, o novo multiplayer trouxe de volta o “slide cancel” e os ícones do minimapa quando o jogador atira sem o silenciador – algo deixado de lado nos jogos anteriores dos segmentos (2019 e 2022).

Com um gunplay mais frenético, que lembra os clássicos de Call of Duty, Modern Warfare 3 conta com o maior número de armas, camuflagens e operadores, todos aproveitados de Modern Warfare 2 (2022).

E o modo Zombies?

Além disso, o modo Zombies (intitulado de Modern Warfare Zombies) é uma mistura de DMZ e o modo Epidemia de Black Ops Cold War (2020). A experiência é mais uma tentativa de trazer algo massivo e longo. Se você é fã do clássico Zombies da Treyarch, esse não é o caso.

De qualquer forma, o Modern Warfare Zombies será um ótimo modo de entrada para os jogadores que não se dão bem com o Warzone. Em resumo, o multiplayer de Call of Duty: Modern Warfare 3 não se sustenta com seus mapas repetidos. A chegada de novos mapas está prevista a partir da Temporada 01, que chega em algum momento de dezembro deste ano.

É uma DLC, não dá para esconder

Call of Duty

De tudo que Modern Warfare 3 apresentou, é visível que o que chegou ao mercado a preço cheio (de um jogo completo) não passa de um produto curto. Relatos de pessoas envolvidas no projeto e ex-desenvolvedores indicam que o projeto sempre foi visto como um DLC, e a mudança de planos não foi informada com clareza.

Além disso, o desenvolvimento do título aconteceu em um curto período de 16 meses. Embora Like a Dragon Gaiden concluindo seu desenvolvimento em 6 meses, temos aqui um caso diferente, onde o projeto se iniciou como uma parte integrante de Like a Dragon 8: Infinite Wealth, mas ganhou grandes proporções e acabou se transformando em uma experiência separada.

Em Modern Warfare 3, temos um projeto feito em um tempo que não teve seu escopo desenvolvido para algo de grande envergadura. Tudo aqui é um pacote de DLC que poderia ter sido cobrado por um preço justo. Os visuais, por sua vez, não trazem nenhum aspecto impactante, pois não houve tempo hábil de produção, e não é algo novo. É um DLC que herda tudo de Modern Warfare 2, inclusive os gráficos.

Mas afinal, Call of Duty: Modern Warfare 3 é tudo isso mesmo? Não!

A resposta é não. Call of Duty: Modern Warfare 3 é a última carta desonesta da Activision para os jogadores, sob a liderança de Bobby Kotick. Dizer que a mais nova entrada do segmento Modern Warfare é um produto “premium” e precificá-lo como tal é uma atitude bastante desonesta.

No entanto, isso não impedirá Modern Warfare 3 de arrecadar ótimas receitas para a Activision. Por outro lado, este é o pior Call of Duty já feito na história da franquia desde a era futurística.

NOTA: 5

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”