Crítica | Anjos da Noite: Guerras de Sangue – Problemas pra todo lado

Compartilhe

Quem acompanha as nossas críticas de games, cinemas e TV, sabe quem nós não medimos esforços para mostrar para vocês quando algo merece a sua atenção, mas também devemos ter o mesmo tratamento para alguma obra que NÃO merece a sua atenção. No entanto, Anjos da Noite é uma franquia que se tornou do tipo ame ou odeie, caso você tenha passado pelo primeiro filme e tenha gostado, é provável que tenha acompanhado todos os filmes até aqui só pra ver onde a história estava indo. Então, é certo que teremos que tratar dessa crítica como se ela fosse para dois públicos, àqueles que gostam e quem não gosta da franquia, mas assiste.

O primeiro Underworld, traduzido para o Brasil como Anjos da Noite, foi lançado em 2003 como um filme de baixo orçamento, que teve em sua produção pessoas inteligentes o suficiente para fazerem um bom uso do dinheiro investido no projeto, que arrecadou quase quatro vezes mais do que custou para ser produzido, um verdadeiro sucesso. O filme trazia uma temática diferente da batalha entre os Vampiros e Lobisomens, chamados aqui de Lycans, e no meio deles tínhamos também os humanos, que são peça totalmente secundária na franquia. O filme era realmente bom, mas após o primeiro longa com sua sequência, Anjos da Noite: A Evolução, de 2006, as coisas começaram a cair abruptamente em termos de qualidade, apesar de flertar com tudo que foi produzido no primeiro filme, o que manteve boa parte da audiência ainda ligada na sua história.

- PUBLICIDADE -

Então, em 2009, tivemos Anjos da Noite: A Rebelião, que deixou de lado a belíssima Kate Beckinsale, que não quis fazer mais filmes da franquia, e contou uma história que se passava antes dos dois primeiros. O longa repetiu o sucesso de bilheteria e arrecadação da série, com boa qualidade de produção e obviamente que abriu portas para mais continuações. Em 2012, Anjos da Noite: O Despertar trouxe de volta Selene com Kate Beckinsale como protagonista do filme, com o dobro de investimento do longa anterior e uma arrecadação altíssima se comparado com os filmes anteriores. Então chegamos a 2016 e Anjos da Noite: Guerras de Sangue.

Continuando a tradição

anjos-da-noite-critica-02

Selene é a personagem mais importante do universo de Anjos da Noite, indiscutivelmente. Uma assassina perita, ela se voltou contra seus irmãos de sangue após diversos acontecimentos na saga até aqui, mas principalmente após perder contato com sua filha e matar grande parte dos personagens poderosos, tanto do lado dos Vampiros quanto dos Lycans. Ela agora não está sozinha e precisa encontrar sua filha, uma híbrida de Vampiro com Lycan, antes que os Lycans a encontrem. Para isto ela tem a ajuda de David (Theo James), Vampiro que teve sua vida salva pela própria Selene no filme anterior.

- PUBLICIDADE -

É complicado falar da qualidade de Anjos da Noite: Guerras de Sangue, sem te desmotivar a ver a filme, já que se você gostou, principalmente do quarto longa, também há grandes chances de você gostar do quinto. No entanto, O Despertar foi classificado como o pior filme da saga até aqui, e talvez Guerras de Sangue possa facilmente tomar o seu título. Então, mais uma vez, estamos diante de um filme que é ame ou odeie.

Qualidade de produção indecisa

anjos-da-noite-critica-03

Há momentos que o visual de Anjos da Noite; Guerras de Sangue surpreende, talvez porque a própria Kate Beckinsale esteja tão linda quanto esteve nos filmes anteriores em sua roupa de couro, um delírio só. Os locais são interessantes, apesar de poucos, mas o verdadeiro pecado do novo Anjos da Noite está na forma séria que ele tenta ser tratado, ao mesmo tempo que cria uma ambientação que não convence. Frases de efeitos são jogadas ao vento, situações forçadas são criadas à toa, e muitos pulos acontecem frequentemente como se você tivesse assistindo à uma novela da Record, como os Mutantes.

Sério, a produção do novo Anjos da Noite não quis esconder que usa os famosos cabos pra realizar os saltos incríveis dos personagens, resultando em cenas que beiram ao patético, de tão mal feitas que são. E olha que eles pulam a todo momento e o efeito é simplesmente o mesmo.

Atuações duvidosas

anjos-da-noite-critica-04

Uma das poucas partes boas do filme é seu início, com a participação de Charles Dance interpretando Thomas, pai de David. O ator é muito conhecido por seu papel como o pai dos Lannisters na série Game of Thrones e manda bem junto com Lara Pulver (interpretando Semira). Porém, quando as coisas começam a ficar mais agitadas, apesar de um bom começo na história e uma reviravolta interessante, as coisas não se mantem boas e o filme entra numa quantidade enorme de clichês e cenas sem importâncias e mal interpretadas. Selene é uma personagem diferente dos demais filmes, ela está sofrendo, e Kate talvez seja a única atriz e personagem que continua interessante.

Os demais, como David e Marius – o grande vilão do novo filme -, são forçados demais e ouso a dizer que David seja um personagem muito parecido com Quatro, da série Divergente. O cara ainda não convenceu (ao menos não a mim) fazendo personagens parecidos e sem profundidade. Ele luta bem, às vezes tem um certo destaque, mas parece faltar muita coisa ainda pra ele. Simplesmente não convence. Ao menos o filme tem boas cenas violentas em que David faz parte, dando um ar mais brucutu pro personagem, mas são tão raras e rápidas que podem ser esquecidas rapidamente.

Um Desperdício

anjos-da-noite-critica-05

Anjos da Noite tinha tudo pra se tornar uma ótima franquia no cinema, o que de certa forma aconteceu pela regularidade que a série demonstrou e como consegue chamar público, porém a qualidade acabou caindo demais, mesmo faturando alto a produção é tratada sempre como um filme de baixo orçamento, resultando em cenas que não convencem e vemos muitas destas cenas em Guerras de Sangue. A batalha dos Vampiros, Lycans e das próprias raças internamente deveria ser explorada de uma forma mais inteligente, e agora o que temos pela frente é totalmente incerto. É fato que Guerras de Sangue tem tudo pra gerar novos lucros e manter a franquia de pé, mas também fica muito evidente que é necessário um arco mais sério e coeso para que as continuações sejam legais, como o começo da franquia no cinema.

A filha de Selene parece que vai ter um papel muito importante daqui pra frente, o que pode gerar ou uma espécie de transição entre as personagens principal e sua filha, ou um arco em que Selene terá que correr para salvar a garota das mãos dos Lycans. Mas se as coisas se mantiverem nessa mesma qualidade de Guerras de Sangue, será difícil levar Anjos da Noite a sério. A franquia simplesmente entrou num declínio preocupante e não parece ter previsão de acabar. Acho até que o melhor seria um reboot total depois de alguns anos, com uma atriz que possa fazer frente a Kate Beckinsale. Porém, as chances disso acontecer são totalmente baixas.


Trailer

Compartilhe

10 respostas

  1. – Fui assistir no cinema e sinceramente o filme deixou muito a desejar ! O personagem Michael Corvin desaparece desdo quarto filme, e no quinto já é dado como morto. Sem falar da filha da Selene que sumiu de forma inexplicada. Total falta de respeito com quem é fã da franquia, esperava que Michael por ser o primeiro híbrido desse a volta por cima. E ainda, houve rumores que haveria o sexto. Procede a informação ? Por causa da filha da Selene.

  2. Que bom que eu consigo formar minha própria opinião independente dessas matérias, que a análise é claramente feita de acordo com o gosto de quem escreveu e não de forma racional. Pois no inicio da matéria já visível a intenção de detonar a franquia. Assisti o filme, e o mesmo manteve a qualidade dos anteriores, alias nenhum filme dessa franquia pode ser dito como ruim, existem alguns que foram melhores do que outros, mas nenhum deles foi de má qualidade. Vejo que como sempre algumas pessoas não conseguiram entender o filme, e por isso dizem que o filme deixou a desejar, como acontecem com outros filmes. A filha da Selena não sumiu sem explicação, pois foi explicado no inicio do filme, ela foi embora para não ser encontrada, e nem a própria Selene poderia saber, para que não houvesse o risco de alguém descobrir através do sangue ( é só questão de prestar a atenção no que está assistindo). Enfim o filme é bom, conseguiu ligar bem os pontos das histórias anteriores, e desenvolver um novo cenário, sem deixar a essência de lado. O Filme tem ação do inicio ao fim, sem aquela enrolação desnecessária, ou aqueles romances forçados que colocam em todos os filmes. Isso sim é uma verdadeira franquia de Vampiros e Lobisomens.

    1. É ótimo que consiga formar sua opinião de forma independente, isso é um mérito. Porém, qualquer crítica é baseada na opinião pessoal de quem critica. Eu não gostei, da mesma forma que não gostei dos demais, mas adoro o primeiro filme.

      Não adianta, mesmo que você tenha gostado, a maioria não gostou e eles precisam agradar a maioria quando se trata de cinema. A qualidade passou longe desse último Anjos da Noite, mas muito longe.

      1. Quando se escreve uma matéria, a análise deve ser feita de forma imparcial, não pessoal, pois os leitores estão interessados em uma análise digamos mais profissional, não a opinião pessoal de quem escreveu. Não sei de onde você tirou esse a “maioria” sendo que até nesse site a análise dos leitores para o filme é positiva, assim como os que não concordam com a matéria, até pq se a aceitação da franquia fosse ruim, não passariam do terceiro filme, tão pouco se cogitaria o sexto., isso não é opinião pessoal é estatístico. Ninguém investe em uma franquia que é considerada ruim e não da retorno financeiro, se chegou a 5 filmes e se cogita um sexto é pq teve aceitação de grande parte do público, que não se resume a vizinhos ou conhecidos.

        1. Eu entendo você gostar do filme, mas não respeitar a opinião dos outros é no mínimo ingenuidade. Uma crítica é sim uma opinião pessoal, imparcialidade vem em uma notícia falando sobre determinado assunto, e não em uma crítica. Já faço esse trabalho há muitos anos e sei do que estou falando.

          E sim, a maioria criticou o filme, basta ver em sites como Metacritic, IMDB e afins. Fique com os links:

          http://www.metacritic.com/movie/underworld-blood-wars

          http://www.imdb.com/title/tt3717252/

          Porém, não é porque a maioria criticou que eu não gostei, é pelo filme ser ruim e ele é. Existem outras franquias que chegaram longe mesmo sendo ruins, assim como programas péssimos na TV possuem audiência. Qualidade não está relacionada a audiência ou sucesso comercial.

          1. Não estamos falando de criticas de sites e sim de fãs que assistiram, e a maioria gostou e o importante é o público não sites ou críticos, afinal filmes são feitos para agradar o público em geral, por isso teve sequencia. Como eu disse e volto a repetir, o que não faz sucesso e não da retorno financeiro não tem continuidade, ninguém vai investir em um filme que não de retorno. O filme não tem qualidade na sua opinião, que não representa um todo, vc não pode fazer uma afirmação apenas se baseando na sua própria opinião como se ela fosse unânime quando não é. Seria a mesma coisa se eu afirmasse que o filme é ótimo quando existem pessoas que não gostaram, só se afirma algo quando se trata de um fato incontestável, o que não é o caso desse filme. Por isso um simples eu não gostei do filme seria o bastante, ao invés de escrever uma matéria afirmando que o filme é ruim, o que influência na opinião de quem ainda não assistiu, e já vai ver o filme com uma visão negativa. Quando se escreve uma critica onde só será colocada sua opinião pessoal e não uma análise técnica, isso tem que ser deixado bem claro.

  3. se for pra fazer o sexto como este quinto filme espero que nem façam. Uma porcaria, roteiro péssimo o filme andou pra trás. O mais legal que era a selene e seu amor, mataram, sua filha que parecia legal, não continuaram. Horrível, péssima continuação, veja só até o quarto, o quinto filme não valeu a pena.

  4. Eu não gostei do último filme, achei que ficou confuso a explicação do sumiço da filha da Selene, no início dizendo que era para proteger a garota e depois dizendo que ela ficou brava com a mãe(e por não saber dizer o que ela é?? não faz sentido para mim), fora que ela ficou muito pouco tempo, acredito que deveriam ter explorado mais a relação dela com os pais. Outra coisa que achei péssimo foi deixar a Selene procurando o amor dela por mais de um filme para no fim dizer que ele morreu, ele sendo o primeiro híbrido era para ter pelo menos uma morte mais “bonita”. Achei que ficou um pouco confuso a união da traição entre os vampiros com a guerra com os lobisomens, enfim não gostei, o primeiro filme foi muito melhor ao meu ver.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”