Crítica | Bird Box surpreende trazendo uma nova experiência para o terror e o suspense

Compartilhe

Bird Box surpreende e traz ainda mais relevância ao serviço Netfilx

Bird Box é uma adaptação do best-seller – de mesmo nome – de Josh Malerman, pulicado em 2014. Agora, este famoso romance ganhou uma adaptação, a qual foi feita pela Netflix. Bem sabemos que adaptações de grandes romances costumam ser abaixo da média, assim, uma grande cobrança por parte dos fãs dos livros se torna inevitável. Por outro lado, há adaptações que são dignas das obras originais. Estas conseguem ser fiéis ao que a obra descreve e mostram tudo aquilo que imaginamos ver quando lemos. E Bird Box se encontra neste Hall.

A adaptação dirigida por Susanne Bier e estrelada por Sandra Bullock consegue ser fiel ao romance e transmite um sentimento atípico e uma experiência única.

Uma vibe pouco utilizada, mas que Bird Box soube usar da melhor forma

- PUBLICIDADE -

Bird Box conta a história de Malorie que em meio a um mundo pós-apocalíptico tenta sobreviver com seus dois filhos. No entanto, toda esta jornada será feita com olhos vendados como forma de evitar contato com uma entidade misteriosa. Esta presença misteriosa é responsável por fazer as pessoas tirarem a própria vida de forma inexplicável.

A trama é contada em 3 linhas narrativas: Uma antes do surto, no inicio do surto e no momento presente. Desta forma, todos os iniciais questionamentos e as pontas soltas que o filme deixa são, então, resolvidos conforme avançamos. De antemão, todo o felling que o longa nos passa é bem familiar a obras já vistas. Filmes como O Fim dos Tempos (2008), Um Lugar Silencioso (2018) são grandes referências para esse trabalho. Entretanto, todos os elementos e os pilares que Bird Box aborda são atípicos e únicos.

- PUBLICIDADE -

Em paralelo, todo o terror e suspense, juntamente com o mistério colocado pelo filme, nos prendem e nos cativa do início ao fim. Desta forma, a ansiedade pra saber “quem são eles” é ponto culminante de toda esta aventura de terror pós-apocalíptico. Em suma, todo o conjunto da obra é inovador, e mesmo não conseguindo seguir a risca o livro, ele foi suficientemente fiel e responsável por entregar uma ótima adaptação.

Mas algo deve ser evidenciado, a presença de Sandra Bullock

Bird Box

Conhecemos Sandra Bullock em filmes mais cômicos como: Miss Simpatia, A proposta – e o recente – Oito Mulheres e um Segredo. Neste caso, sua atuação é oposta a quase tudo que Sandra Bullock já atuou. O que seria um grande desafio para a atriz.

No entanto, o resultado foi bastante convincente e mostrou uma nova faceta. Enfim, a atuação de Bullock como Malorie é bem fiel com a realidade que a personagem se encontra. Todos os sentimentos, os dramas e até o senso materno da personagem são muito bem entregues. Sandra Bullock se supera em todos seus momentos dentro do filme, ainda mais, sendo algo nunca feito antes. Assim, um grande desafio concluído com êxito pela atriz norte-americana.

Enquanto Malorie brilha, há outros personagens dentro deste mundo pós-apocalítico. Como todo filme deste gênero, sempre há um grupo de sobreviventes totalmente diferente. Temos: o lutador, o criminoso e o cara super medroso, este que sempre se sacrifica pelo grupo. E este é ponto negativo em Bird Box, um elenco previsível, o qual já sabemos quem vai conseguir ficar vivo.

Por outro lado, a adição de outra ameaça dá uma dinâmica a mais à trama – aumentando ainda mais a tensão. Esta adição foi muito bem abordada e apresentada, adicionando ao filme uma segunda camada de suspense.

O medo do que não se pode ver

Um dos grandes atrativos de todo o filme são as criaturas misteriosas. Como dito anteriormente, estas entidades são a responsáveis pelo um suicídio de pessoas em todo o mundo.  E o motivo, o filme não se preocupa em detalhar. Ao invés disso, o espectador tem a autonomia para interpretá-los do seu ponto de vista.

Esse é o carisma de todo o filme, de você não saber quem é o agente causador do caos. Desta forma, sua imaginação é a sua principal prova da existência destas criaturas, de como elas são e de onde vem. Você pode até questionar o porquê de não revelar, mas a reposta é simples: Além de nos manter presos, imersos e curiosos pela a identidade desconhecida, o filme se torna mais atrativo.

Assim sendo, a escolha de manter estes seres no anonimato foi a tacada certeira de Bird Box. Ademais não presenciamos o que as pessoas veem. Pois já seria mais perturbador, além do fato de vê-las tirando a própria vida. Portanto, todo o senso de suspense e curiosidade criado pelas a existência das criaturas misteriosas supre a escolha de não revelá-los.

Bird Box abre portas para um futuro promissor para a Netfilx

Bird Box é inovador e promissor. Toda a proposta que o filme nos entrega é única e traz uma nova experiência para o gênero de terror e suspense. Sobretudo, mostra que a Netflix acertou em mais um de seus projetos. Logo, uma nova porta para experiências cinematográficas atípicas e ousadas, se abre.

 

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”