Cyberpunk 2077 prometeu mundos e fundos, mas falhou com seu público | Análise

CD PROJEKT RED

Compartilhe

Cyberpunk 2077, desde seu anúncio, era um dos jogos mais aguardados dessa geração e da indústria dos games. Desenvolvido pela CD Projekt Red, uma das empresas mais conceituadas até então, o jogo ganhava ares de revolucionário.

Acontece que o game já vinha tendo sinais de problemas com os vários adiamentos, pandemia e acusações internas e outros entraves que, fatalmente, atrapalharam no processo. Mas isso não pode ser usado como desculpa, pois alguns jogos que tiveram menos dinheiro, menos tempo de produção e um escopo não tão absurdamente diferente, não meteram os pés pelas mãos.

- PUBLICIDADE -

Digo isso porque tecnicamente o jogo teve grandes problemas. Entretanto, se analisarmos a parte criativa, a CD Projekt é especial e ajuda a levar a indústria pra frente. Parece contraditório, e é, mas são coisas que temos que deixar claro. Certamente você deve estar pensando, e com razão, que a empresa deveria trabalhar com mais responsabilidade. Porém, quando se trata do que realmente foi pensado e realizado, vemos elementos muito interessantes. Deixaremos muito claro ponto a ponto nessa análise.

A temática de Cyberpunk 2077

NVIDIA

Cyberpunk é um gênero muito difundido na cultura pop através de várias mídias. O gênero surge da literatura, a qual busca entrar como um subgênero da ficção científica. Assim sendo, a finalidade é ter como principal pano de fundo o avanço tecnológico, porém com um estilo de vida precário e distópico. Criativamente eles trabalham muito bem essa parte. Você consegue enxergar todos os pontos de vida Cyberpunk no game, bem como as características que fazem Night City ser viva e pulsante.

- PUBLICIDADE -

O protagonista, mais conhecido como V, pode ser customizado da maneira que desejar. Além de fisicamente poder ser realmente o que quiser, desde gênero até partes do corpo, durante o game você pode montar seu personagem e colocar implantes cibernéticos para ganhar vantagens. Isso tudo complementa o conceito e contribui para uma maior imersão e entrar de vez no RPG.

Night City de Cyberpunk 2077 você pode ser quem você quiser

Cyberpunk 2077

Em jogos de RPG, nem sempre você tem opções de ser realmente quem você quer. Em Cyberpunk, esse conceito é elevado a enésima potência. Isso porque, como disse antes, você pode escolher várias partes físicas do corpo e isso inclui parte íntima. Mas não é só isso, pois o gameplay também te proporciona várias customizações. Você pode colocar uma roupa diferente, armas diferentes, implantes pra te deixar mais forte e habilidades que te proporcionam personagens diferentes em cada jogatina. Além disso tudo, você também tem a possibilidade de escolher entre 3 “gangues” e cada uma tem suas características. Nômades, Marginais de rua e Corpes. Cada um tem sua particularidade, o que define conversas, atitudes e várias outras coisas no game.

Ao longo da sua jornada, você encontrará todo tipo de gente, acredite. Pessoas bizarras, máquinas de luxo, ciborgues, amigos e inimigos de tudo quanto é jeito.

Seja quem quiser e Carregue o que aguentar

Cyberpunk 2077 é um game que você pode pegar, praticamente, todas as armas do seu adversário e itens espalhados pelo cenário. Assim sendo, quase tudo você pode transformar em dinheiro, ou, em peças para aprimoramento.

Cada arma tem um poder de fogo diferente e umas vantagens e desvantagens. Também são customizáveis, podendo colocar silenciadores, chips e melhorias.

A gama de tipo de armas são enormes. Você consegue usar pistolas, metralhadoras, facas, espadas, granadas e tudo de vários modelos distintos. Isso também vale para seus equipamentos, que possuem armaduras e te dão vantagens para os combates que vem a frente.

Cyberpunk 2077 é um mais um FPS ou RPG?

Cyberpunk 2077

Isso é uma dúvida que certamente pairou na cabeça de Muitos, mas estamos aqui para desvendar. Cyberpunk tem um combate FPS, mas acima de tudo é um RPG. Inegavelmente o jogo te entrega batalhas que se assemelham aos games que estamos acostumados a apertar o gatilho, mas aqui o buraco é mais embaixo. Inimigos são fortes, não morrem fácil, vem em multidões, ou seja, a estratégia precisar ser bem traçada.

Você pode hackear muitos dispositivos, inclusive inimigos. Nos seus oponentes você pode causar cegueira, dano, confusão e vários outros efeitos. O hacking é feito através de seu olho cibernético que consegue invadir grande parte das coisas que ligam em rede, do cenário.

Você pode usar o jogo como um FPS? Sim, pode, entretanto é muito mais divertido e menos “difícil” encarar como um RPG fazendo um passo a passo de uma invasão ou uma investida.

A História do jogo é boa?

Cyberpunk 2077

Um dos elementos que eu mais aguardei durante todos esses anos de espera era a narrativa. Cyberpunk 2077 parecia ser revolucionário, mas não saiu muito de tudo o que já encontramos em coisas como Ghost in the Shell, Matrix e outras referências do estilo. Porém, isso não quer dizer que seja ruim, pelo contrário. Segue um padrão, uma linha de raciocínio e faz isso bem.

O sabor da história fica por conta de Johnny Silverhand, interpretado por Keanu Reeves. O ator dá um verdadeiro significado para as suas escolhas, tendendo para o bem ou para o mal. Isso faz bastante diferença, mas em qualquer dos jeitos que você jogue, o carisma do Reeves é fantástico. Isso porque você está com ele em sua cabeça, literalmente, e a todo momento tem momentos memoráveis, seja de papo ou de ações.

Acontece que há muitas histórias paralelas que contam mais de Night City e aprofundam seu relacionamento com Keanu Johnny Silverhand Reeves. Dentre inúmeras missões, você pode fazer uma em que está com sua banda, que não é nem pelo dinheiro ou XP, mas pela experiência. O jogo faz muito isso, ou seja, te apresenta missões para XP e $$, mas também te mostra outras faces da cidade bizarra que é NC.

A Melhor dublagem dos games

Cyberpunk 2077 Ozob

Se tem uma localização bem feita, está em Cyberpunk 2077. O diretor de dublagem, Gustavo Nader, fez um trabalho fenomenal, tendo a liberdade para trazer a tona a linguagem BR de verdade. Isso porque vemos referências da cultura, como músicas, bordões do Sérgio Malandro, gírias, sotaques e xingamentos que trazem uma imersão absurda.

Obviamente o texto ajuda bastante, mas grandes nomes da dublagem estão presentes. Vale destacar da participação especial de Deive Pazos, aka Azaghal do Jovem Nerd. O cara dubla, nada mais nada menos, que seu próprio personagem num nerdcast de RPG, OZOB.

Mas em Night City, nem tudo são flores eletrônicas

Cyberpunk 2077

A CD Projekt Red definitivamente perdeu a oportunidade de fazer um jogo épico. Bugs inacreditáveis tomam conta do jogo, bem como as versões da geração passada, Playstation 4 e Xbox One, estão um desastre. O que mais me choca é que esse tipo de problema seria notado por um QA (Quality Assurance – Garantia/controle de qualidade) com uma facilidade imensa. Realmente não dá pra entender como a empresa decidiu lançar o jogo dessa forma.

A versão que jogamos foi a de PC, que por mais que há problemas aparentes, é ainda a melhor. Personagens travando na tela, itens intangíveis, falhas em missões, inimigos imortais, armas flutuando e congelamento de coisas na interface são apenas alguns dos grandes problemas que o jogo traz.

A empresa já lançou alguns patchs de atualização, mas não adiantou muito. Entretanto, hoje apresentaram um comunicado pedindo desculpas e tentando corrigir a situação de várias maneiras.

Conclusão

Não podemos esconder os problemas graves que Cyberpunk 2077 trouxe. Infelizmente isso ofuscou demais todas as coisas positivas que eles fizeram. Night City é realmente um personagem a parte, pois traz um mundo aberto vivo, pulsante, que respira a loucura, caos e bizarrice. Um combate excelente, cheio de opções, cheio de alternativas que fazem toda a diferença. Uma história que não é absolutamente inacreditável, mas faz muito bem e conta com a ajuda de Johnny Silverhand, interpretado por Keanu Reeves. Para aqueles que já tem o jogo, terão uma experiência positiva no fim das contas, mas se você está pensando em comprar, aconselho aguardar até que todos os bugs sejam sanados.

Não deixe de ver nosso vídeo – diretamente do canal do Combo Infinito – sobre a análise do jogo.

 

Compartilhe

- PUBLICIDADE -

Uma resposta

  1. Eu não entendo um game que claramente tem seus problemas ainda receber (8.0), uma analise não pode ser feita apenas em um super computador ou apenas em 1 console nova geração, muita gente consulta esse site para tentar ter a mínimo de informação sobre um game e saber se vale a pena gastar o seu dinheiro pois sabemos que nem todo mundo pode comprar tantos jogos, com o atual preço no Brasil, a Sony removeu da PSN, é algo que não acontece sempre e ainda vejo notas 8.0, complicado ver um canal de informação que costumava ver, ter uma analise rasa dessas, é lamentável e não pretendo mais acompanhar um canal com essa postura em relação ao seu público.

    Obs: É apenas minha opinião e peço desculpas se de algum forma estou passando dos limites, mas é como me sinto e não seria apenas com vocês.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”