D4, ou Dark Dreams Don’t Die, que é o seu título completo, compartilha mais do que apenas o senso de humor de Deadly Premonition. Há ligações aos seus antecessores espirituais. Forest Kaysen vai aparecer, assim como o fez nos jogos de Swery, embora menos explicitamente. O personagem principal chama-se David Young, uma alusão ao personagem de Rainy Woods, que posteriormente passou a se chamar Deadly Premonition. E o mais importante de tudo é que a equipe se sente confortável com a atmosfera totalmente desequilibrada que esse cara está acostumado a fazer.
E esse nunca foi tão desequilibrado! Você jogará, como dito antes, com David Young, um homem abençoado com a capacidade de viajar no tempo através de sua interação com suas Lembranças, uma habilidade que é fundamental para desvendar o mistério em torno da morte da namorada do protagonista. O episódio em questão ocorre em um avião em pleno vôo, e é dito como um jogo de aventura gráfica, que é provavelmente melhor descrito como jogo tipo Heavy Rain.
A interpretação contemporânea da Access dessa aventura gráfica é ao mesmo tempo um pouco mais linear do que o game da Quantic Dream e, graças ao Kinect, muito mais excêntrico. Usando o Kinect, ele permite você examinar as cenas com sua mão substituindo o ponteiro do mouse tradicional, onde poderá praticar ações e pegar itens, bem como mudar a sua visão. Você também pode interagir com os objetos – que nesta demonstração significa, em grande parte, empurrando o pessoal da tripulação e os passageiros – e, muitas vezes haverá uma semelhança com Heavy Rain. Trazendo o rosto de Young até uma pia você vai ter que levar as duas mãos jogar água na cara, um ato que repõe a energia .
O Kinect vem a calhar em outros lugares também. Diálogos podem ser selecionados através da sua escolha, e inclinando sua cabeça pode mudar sutilmente a câmera ao redor e você pode pegar itens, fechando as mãos. Assim sendo o Kinect 2.0 terá muita serventia, e sendo este o produto da Microsoft que está, sem dúvida, bem ciente de que seu periférico é opcional, mas como as investigações do protagonista no avião utilizam de muitas interações, é provável que esse game seja melhor jogado se você usar o Kinect.
A Microsoft finalmente está dando uma atenção muito maior ao Kinect. A questão é exatamente essa, não fazer joguinhos para serem jogados em Buffets de festas infantis, mas games com profundidade, com uma história interessante, e que precisam desse periférico em questão para serem mais imersivos. É possível acreditar que a partir desse título, mais desenvolvedoras procuram utilizar o Kinect com sabedoria transformando-o num acessório indispensável.
Confiram agora um trailer-demonstração do game e digam o que acharam. Comentem!