Dreams é um acervo de criações sem igual, e uma ferramenta poderosa nas mãos da Sony | Análise

Dreams

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Originalmente anunciado em 2015, a Sony apresentou uma proposta diferente do habitual em termos de jogos exclusivos. Neste caso, a Media Molecule – empresa responsável pela franquia Little Big Planet – nos mostrou um game cujas possibilidades são indescritíveis. Evidentemente, estamos falando de Dreams, o novo exclusivo do PlayStation 4 que já está disponível.

Com a promessa de dar asas a imaginação do jogador, Dreams foi vendido como uma ferramenta poderosa e um acervo de jogos ilimitados. Mas será que o título faz jus a sua promessa e realmente guia o jogador na criação de seu primeiro título?

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Nós do Combo Inifnito estamos desbravando este título desde seu lançamento, e agora, você confere nossas impressões quanto ao lançamento robusto da Media Molecule.

Por incrível que pareça, Dreams possui sua própria campanha

Embora seja essencialmente uma ferramenta para criar jogos, Dreams surpreendentemente possui uma campanha própria. Neste caso, a Media Molecule desenvolveu um game com os mesmos recursos disponíveis para o jogador, e com isso, conseguiu recriar uma jornada intensa, bela e recheada de potencial.

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Denominada como Sonho de Art, a campanha de Dreams é perfeita para evidenciar a forma como o jogador poderá utilizar seus recursos de criação. Inclusive, em determinado momento, é possível notar que a campanha cria “vida própria“, onde acaba se tornando tão interessante quanto a própria proposta do título.

Embora seja uma trajetória relativamente curta, o Sonho de Art conseguiu me surpreender em diversos aspectos. Tanto a história quanto o formato do jogo e suas particularidades compõem uma história emocionante e até mesmo digna de uma animação da Pixar. Sendo assim, esta campanha coloca em evidência tudo que o jogador poderá construir através de múltiplos formatos de jogo e estilos diferentes de cenário.

De certa forma, a Media Molecule desenvolveu algo próprio para cativar o jogador, e ao mesmo tempo, tornar a experiência de aprendizado mais agradável do que o habitual.

Criando seu próprio game em Dreams

Após finalizar a campanha de Art, o jogador se encontra em um vasto mundo para explorar. Logo de cara, existem várias opções de criação que incluem cenários, personagens, formas, objetos, trilha sonora e outras peculiaridades. No entanto, apesar de Dreams propôr uma experiência de criação simplificada, esta ferramenta se mostra mais complexa do que aparenta.

Por exemplo, para criar um busto de um personagem, o processo pode levar horas e até mesmo dias. Apesar de existir um grande acervo de objetos que o jogador pode utilizar em suas criações, desenvolver algo do zero – seja um personagem ou outro elemento de um título – se mostra uma experiência tão desafiadora quanto reconfortante. Neste caso, Dreams simula bem a questão do próprio desenvolvimento de um game, onde paciência e ajustes graduais podem resultar em uma obra primorosa.

Por outro lado, esse processe não é tão simples quanto aparenta. Apesar da facilidade de uso dos “bichins” para comandar suas criações, manusear os recursos do game se mostra uma tarefa mais complicada do que parece. Em especial por conta do próprio jogador, que requisita certo tempo de aprendizado antes de enfim “colocar a mão na massa“.

Um eterno aprendizado

Afim de auxiliar o jogador, a Media Molecule construiu diversas aulas que guiam todos os aspectos de criação em um game. Felizmente, os desenvolvedores incluíram tutoriais que envolvem desde os processos mais simples – como mover objetos – até mesmo táticas avançadas de criação – como modelar um personagem e anima-lo. Tudo se mostra bastante prático, e conforme avançamos em cada tutorial, a sensação de trabalho bem feito aumenta cada vez mais.

Porém, não espere que você conseguirá desenvolver um game – ou até mesmo um cenário – durante a primeira semana com Dreams. Apesar do processo simplificado, o ato de construir seu projeto é muito mais complexo do que aparenta. Sendo assim, o jogador precisa essencialmente conhecer todos os fundamentos da ferramenta, e por consequência, existe a necessidade de embarcar nos tutoriais e aprender o máximo que puder durante este processo.

Infelizmente, aprender apenas o básico não será suficiente para construir algo significativo no universo de Dreams.

Em adição, o game oferece múltiplas formas de controle – seja baseado no uso comum ou até mesmo na utilização do sensor de movimento. Acima de tudo, é importante aprender a manusear seu bichin da forma mais adequada possível, pois isso delimitará o quão prático será seu processo de criação.

Onde estão os problemas de Dreams?

Infelizmente, nem mesmo Dreams está livre de alguns problemas que podem se mostrar grandes empecilhos durante a jogatina.

Temos como exemplo o caso da própria navegação, onde a disposição dos menus apresentam seleções bagunçadas e um visual poluído na tela. Além disso, pode ser difícil encontrar criações específicas no game, considerando que há poucas opções de filtros de pesquisa que coloquem o jogador no caminho certo.

Outro grande problema é a tendência de adaptação aos movimentos dos bichins. Embora seja uma tarefa simples – apresentada logo no início do game – o jogador pode sentir grandes dificuldades ao manusear um bichin. E mesmo com a possibilidade de alterar o formato dos comandos, ainda é difícil se adaptar aos métodos apresentados pelo game. Inclusive, o uso do controle PS Move pode facilitar muito sua utilização, mas o mesmo não pode ser dito sobre o modelo de comando do Dualshock.

Veredito

Deams é uma ferramenta com grande potencial de duração para vários anos. Graças a facilidade em criar projetos de aspecto menor, o game da Media Molecule pode perdurar por vários anos – até mesmo após a chegada do PS5. Este mundo mágico realmente convida o jogador a “dar asas para a própria imaginação“, mas o processo é muito mais complicado do que aparenta. Sendo assim, para aqueles que pretendem investir no título a longo prazo, não há o que temer.

Em contrapartida, aqueles que não se interessam pelo aspecto de criação podem simplesmente investir em vários jogos que são disponibilizados diariamente pela comunidade. Inclusive, o Combo Infinito tem explorado múltiplos títulos que estão disponíveis no acervo de Dreams, e cada um se mostra mais interessante do que o outro.

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