Ex-Presidente da EA Games diz que a atual geração de consoles é deprimente

Compartilhe

ps4-vende-mais-que-o-xbox-one-em-outubro-the-evil-within

John Riccitiello é ex-presidente da Eletronic Arts e no momento é CEO da Unity. Sempre que dá alguma declaração é bastante contundente. Enquanto esteve na Gamesbeat Summit, ele falou sobre a atual geração de consoles e sobre a situação dos jogos nos momento, e segundo Riccitiello, a falta de inovação torna essa geração deprimente. Para ele, a única exceção é Titanfall.

“A história desta geração é uma das mais deprimentes dos últimos anos. Os consoles precisam desesperadamente de uma reinvenção. Jogamos literalmente os mesmos jogos desde 1997 com o advento do 3D. Muitas destas mecânicas são exatamente as mesmas. Existe alguma inovação, o pessoal de Titanfall fez um trabalho muito bom. Não acredito que as mecânicas de Bioshock Infinite foram assim tão inovadoras, mas era um mundo bonito. Eu queria viver lá. Mas não tinha inovação suficiente.”

- PUBLICIDADE -

riccitielloAinda segundo Riccitiello, as mesmas condições se aplicam ao mercado de mobile, que também tende a copiar mecânicas em detrimento da inovação, e isso não satisfaz os jogadores. A ideia de adicionar elementos de outros jogos faz a inovação ficar de lado e para ele isso não cabe mais na indústria.

No entanto, a visão dele é pensando tanto na evolução dos games quanto naquilo que satisfaz o jogador, mas se olharmos os custos de produção dos jogos hoje em dia há um risco enorme de tentar inovar e o tiro sair pela culatra, e querendo ou não os games são negócios. A inovação hoje em dia vem dos indies, que se analisarmos utilizam mecânicas mais antigas de uma forma mais bem explorada ou com ideias novas. Ou seja, isso independe em alguns casos da tecnologia aplicada.

São dois lados complexos, porém se Titanfall conseguiu mudar as mecânicas dos FPS, porque outros jogos não poderiam? Basta um projeto bem pensado, testado e com elementos que podem fazer os jogadores olharem para uma ideia que antes poderia ser estúpida de uma maneira totalmente diferente. A inovação traz a evolução e penso que é isso que Riccitiello quer dizer.

- PUBLICIDADE -

Compartilhe

4 respostas

  1. as vezes inovação não vem do gameplay ou de um sistema, mas sim de um todo, pode ser através de um historia e como o jogo deixa o jogador interagir, e imergir no mundo, como the last of us, life is strange, heave rain, dark souls, que tem mecânicas básicas e comuns, mas se encaixam perfeitamente na proposta do jogo, concordo que temos sempre que pensar fora da caixa, mas antes tem que ter foco fazer um bom trabalho, se seu jogo vai ser mais coeso com o que temos hj faça assim, então para falar que a situação é deprimente é muito exagero no final de tudo o que os gamers sempre querem são jogos bons.

  2. Sério que o maior exemplo de inovação do últimos anos que ele deu foi Titanfall? Que tipo de inovação relevante Titanfall trouxe pra indústria de games pra ser listado como um exemplo? De que adianta inovação na jogabilidade quando o “pacote” é incompleto. E aliás, pra ele só existem FPS no mercado de games? Aliás ULTRA, como um business man da EA fala em inovação quando boa parte dos jogos da empresa não inova em nada? Mesmo jogos recentes e aclamados como Dragon Age Inquisition, ele inovou algo pra ser um bom jogo?

  3. O problema nem é a “geração”, mas a “indústria”. Justamente a obsessão com a escala e o lucro acima de tudo vem minando a criatividade (e o mercado). É possível fazer bons jogos, custando menos. Mas o fanatismo high tech domina, e a industria se tornou refém dessa abordagem. Acho que chega de defender a industria (e os indies não trarão a salvação, pois este nao é o ambiente favoravel a eles!). Se os gamers continuarem comprando só por consumismo, e “fé”… o mercado vai deprimir mesmo!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”