FIFA 21 Melhora modos de jogo, mantém erros esquisitos e traz bons acertos

EA

Compartilhe

FIFA 21 não será o jogo que vai mudar o que os games de futebol estão fazendo há anos. PES e FIFA sempre entregam uma experiência parecida em todos as versões. E não é no que diz respeito a jogabilidade, afinal, futebol é futebol. Não há invenção. O problema é que ambos os jogos repetem seus erros há uma geração inteira. E é o caso de FIFA 21, que mesmo com muitos acertos, continua a errar onde não deveria mais.

Embora o jogo tenha melhorado muitos aspectos na jogabilidade e também nos modos de jogo, é nos detalhes que fazem a diferença que o time da EA parece não dar atenção. Contudo, vale notar que se compararmos com FIFA 20, FIFA 21 está melhor. Entenda abaixo.

Mudanças sutis que fazem a diferença e modos de jogo mais robustos
- PUBLICIDADE -

fifa 21

O novo FIFA traz uma grande quantidade de novidades no que diz respeito aos modos de jogo. Agora é possível jogar o Ultimate Team cooperativamente. A experiência é excelente, uma vez que você convida um amigo para jogar com você em seu time, mas ambos ganham moedas ao final das partidas. 

Além disso, o visual dos menus foi refeito, ficando mais intuitivo. Porém, os menus nos modos online ainda são lentos e não respondem bem, algo que se mantém com problemas há anos. 

- PUBLICIDADE -

O modo carreira possui grandes novidades que o transformam quase que em um jogo a parte. Mas claro que é um modo voltado para quem quer jogar sozinho, sem os componentes online. É um prato cheio pra quem gosta de simulação e jogos do gênero.

O modo Volta, que estreou no ano passado, retorna com uma nova história. Mas sinceramente, não sinto que esse modo dure mais uma vez. No ano passado eu joguei logo larguei. Não tem o mesmo charme da história de Alex Hunter.

No geral, as mudanças que FIFA 21 traz nos modos de jogo parecem preparar a franquia para o que vem no futuro. Talvez a EA esteja focada nesse aspecto do game, para então com os novos consoles, evoluir gráfico, som e física. 

O que funciona no gameplay de FIFA 21?

fifa 21

A grande mudança que se percebe ao jogar FIFA 21 é que o controle da bola está melhor. O movimento dos jogadores é mais fluido, o passe, domínio e tudo mais parece mais crível. O jogo traz a sensação de estar mais bem feito que FIFA 20. É uma evolução tímida, mas que faz bem para a franquia como um todo. Afinal o jogo nunca foi ruim, só errava demais em coisas bestas.

A defesa tem uma nova forma de jogar, onde o defensor precisa tomar mais cuidado ao dar o bote. Antes, segurar o botão de bote e soltar no momento certo trazia desarmes bem legais. Mas agora isso pouco acontece, uma vez que o botão de desarme não funciona mais segurando. Apertou já funciona. De cara eu estranhei essa nova ideia, mas para termos de realidade funciona. Então fui me adaptando e ao invés de dar um bote, eu tentava colocar meu jogador na frente da jogada e as táticas defensivas começaram a acontecer. 

Embora ainda seja um jogo acelerado, o gameplay de FIFA 21 gira muito ao redor do meio campo. Assim, espere por muitos desarmes, passes errados ou interceptados e uma batalha que demora um pouco mais para chegar aos atacantes. 

O problema é quando chega até os atacantes. Especialmente aqueles mais rápidos…

O que não funciona no gameplay de FIFA 21?

Para mim o que importa em um game de futebol é o “feeling” ao se jogar. Há anos eu venho preferindo jogar FIFA do que PES. Mas talvez neste ano eu dividirei meu tempo entre os dois games. Isso por conta de algumas mudanças negativas que o novo FIFA traz e o deixam muitas vezes com um aspecto de jogo arcade e não de simulação. Eu sempre gostei do lado lúdico de um game de futebol. Contudo, é preciso ter uma pitada de simulação e sentido nas coisas. 

Nas últimas edições de FIFA o drible foi ganhando mais espaço. Hoje são movimentos que desequilibram partidas. No entanto, isso também ocorre na realidade. Jogadores como Neymar, Messi e Cristiano Ronaldo criam jogadas inesperadas e quebram o sistema defensivo de várias equipes. Porém, o sistema de dribles de FIFA se tornou algo muito “OP”, ou seja, muito forte. Jogadores que não possuem habilidade alguma conseguem fazer combos de dribles que são praticamente impossíveis de serem desarmados. Assim, o senso de realidade vai pro espaço.

Será algo muito comum ver jogadores driblando de formas até exageradas na frente da área. Isso por conta dos zagueiros que caem fácil nestes movimentos abrindo a defesa. Os passes continuam certeiros demais e também tiram o senso de realidade. Assim, atacantes parecem ter uma grande vantagem em FIFA 21. Principalmente os que possuem um Ritmo mais elevado, tornando-se muito mais rápidos do que o normal e que dificilmente perdem uma bola. Se o seu adversário possuir uma skill acima da média, não há o que fazer. É derrota na certa.

Outros problemas que irritam e que nunca são corrigidos

Embora eu entenda que este FIFA é o último da atual geração e que as mudanças poderão vir em 2021, existem coisas que não dá pra engolir. Por diversas vezes o jogo inverte laterais e escanteios claros. Não há um replay que mostre o que ocorreu para tirar a dúvida do jogador. Isso é preocupante e acontece até com uma certa frequência.

A defesa, ainda que tenha melhorado, mesmo tendo uma desvantagem enorme diante dos atacantes mais rápidos, continua confusa e rebatendo bolas fáceis. Além disso, o defensor tem poucas opções para tirar a bola, uma vez que o carrinho ou o bote com quadrado / bolinha (dependendo de como você usa a configuração de controle) geralmente bate forte e dá cartão amarelo. 

Felizmente o famigerado handicap não surgiu com tanta frequência nas várias horas de gameplay que tive. O jogo parece mais balanceado neste aspecto e influenciar menos nos resultados. Contudo, sabemos bem que isso pode voltar com qualquer update no futuro. Felizmente também os servidores parecem excelentes nesse começo de vida de FIFA 21. Então torço para que continuem assim, para o bem do meu coração.

FIFA 21 traz uma narração excelente

Nos últimos 10 anos tivemos a voz de Tiago Leifert nos acompanhando ao lado de Caio Ribeiro. Embora a narração do Tiago tenha marcado e feito muito bonito, ficava claro que faltava alguma coisa. Agora não falta mais. Gustavo Villani é a nova voz da narração e temos que bater palmas de pé para a edição brasileira. FIFA já tinha uma edição de narração que ficava anos luz a frente da de PES. Mesmo sendo o Tiago de um lado e o Milton Leite do outro. Agora então nem se fale.

Todas as falas parecem encaixar perfeitamente e pelo fato do Villani ser jogador de videogame, parece que ele sabia exatamente como executar a tarefa. 400 horas de gravações depois, temos provavelmente a melhor narração brasileira de um jogo de futebol. Assim, no Brasil podemos dizer que FIFA 21 traz a maior quantidade de novidades, uma vez que a voz do Villani traz uma nova sensação ao jogo.

Conclusão – Vale a pena?

fifa 21

É difícil demais recomendar a compra de um jogo que recicla pouco ano após ano. Então temos que dividir essa indicação em dois grupos: aqueles que gostam de jogos de futebol e aqueles que gostam de FIFA. 

Para quem gosta de futebol, mas não tanto assim, FIFA 21 é caro. Assim como a maioria dos lançamentos aqui no Brasil. Então vai depender do tamanho da sua empolgação em experimentar essa nova experiência. Como o jogo não teve demonstração, eu recomendo que assine o EA Play, jogue as 10h que o serviço oferece e tire suas conclusões.

Para os jogadores de FIFA a compra é certa. Por mais que as mudanças sejam tímidas, nenhum jogador assíduo vai querer ficar de fora das novidades. E é para este jogador que a EA pensa no formato de negócios do FIFA. Então fica a critério de cada um. Pessoalmente eu gostei do que vi e os problemas que o jogo traz podem ainda ser corrigidos com updates. Mas é irritante ver tanta coisa que acontece há anos se repetindo e algumas outras que já eram boas, piorando. 

Mas futebol é assim, ele nos deixa feliz em um dia e irritados no outro. FIFA 21 faz igual. Mas tenha algo em mente: estamos diante do último jogo de futebol pensado para esta geração. Certamente a evolução poderia ser maior e toda a franquia FIFA ficou devendo a geração inteira. Vamos ver no PS5 e no Xbox Series X.

Compartilhe

2 respostas

  1. discordo. o jogo pode ate ser bom mas é praticamente o mesmo jogo do ano passado que custa 60 dólares, acho que isso é muita sacanagem

  2. Fiquei bastante decepcionado e pedi o reembolso. Como dito na análise, existe um desequilíbrio entre ataque e defesa, o que torna o jogo totalmente arcade, com uma média de 6, 7 gols por partida.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”