Gears Tactics é a mudança que Gears of War precisava | Análise

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Gears Tactics traz uma visão diferente da guerra contra os Locusts

Gears Tactics, de certa forma, tem a dura missão de se provar um jogo merecedor da franquia Gears. Franquia esta que há anos não se permite experimentar. São cinco jogos seguindo a mesma fórmula, algo que para muitos é um erro e para outros é o natural, uma vez que a mecânica de Gears foi uma mudança no gênero de jogos de tiro em terceira pessoa. Embora Gears 5 seja um grandioso jogo, eu sempre vejo o game como uma grande oportunidade de ter mudado um pouco mais a franquia, Mas o que vimos foi um jogo pé no chão.

Contudo, para a minha surpresa, a mudança de Gears não estava na franquia principal, mas em seu novo spin-off. Gears Tactics, que também tem a Coalition como desenvolvedora ao lado da Splash Damage, que também vem trabalhando há anos no multiplayer da franquia Gears, traz uma forma diferente de se jogar a guerra contra os Locusts. E é surpreendente ver o quanto a franquia nasceu para ser táctica e o quanto este novo jogo funciona.

12 anos antes de Gears of War, temos Gears Tactics

Gears Tactics
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A história do novo game é um capítulo desconhecido da franquia Gears. Controlamos Gabe Diaz, um soldado que se cansou da vida em guerra e se tornou um mecânico. O personagem é pai de Kate, protagonista de Gears 5. Aos poucos, mesmo que de forma bem lenta, a história vai revelando mais informações sobre o novo guerreiro e fazendo ligações com tudo que vimos em Gears of War até agora. Além também de apresentar um novo vilão, quase imbatível.

O ritmo que o roteiro toma é bem preguiçoso, com poucas cenas que realmente são importantes entre uma missão e outra. A história é boa, embora demore um pouco para engrenar. Mas quem terminou Gears 5 vai entender a ligação que há entre ele e esse novo jogo.

Conhecemos durante a aventura outros vários guerreiros, entre eles Sid Redburn, um soldado casca grossa que muitas vezes dá de frente com Diaz. Juntos, eles precisam formar equipes capazes de derrotar Ukkon, um cientista Locust que cria hordas de inimigos para enfrentar a humanidade. 

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Gears Tactics tem a jogabilidade que ninguém sabia que Gears precisava

Gears Tactics

Gears Tactics tem um gameplay obviamente tático, com uma visão bem diferente do que estamos acostumados na franquia. Em um formato muito parecido com X-Com, devemos batalhar por turnos. Cada personagem possui uma quantidade de movimentos e cada movimento possui um alcance. Assim, o jogador precisa prever o movimento inimigo, também limitado por turnos, para criar a sua própria estratégia. Então, decidir se vai ficar em cobertura, em patrulha, se vai atacar ou se afastar. Cada missão possui objetivos diferentes, mas aos poucos se tornam um pouco cansativas. Existem missões paralelas que não podem ser puladas, e todas são bem semelhantes.

Os movimentos podem ser diferentes entre os personagens. Não é como se eles possuíssem classes, mas possuem diferenças cruciais que vão determinar qual é o seu melhor time. Temos os soldados básicos, os snipers, os blindados e alguns outros. Assim como os inimigos também, onde vemos um ótimo uso e adaptação dos velhos inimigos de Gears. 

Como exemplo, um inimigo difícil de se lidar são os Granadeiros. Eles recebem dano, mas ficam muito furiosos com isso, recuperando energia e aumentando o dano que desferem. 

Gears Tactics foi pensado para o PC

Gears Tactics

De forma incomum, Gears Tactics mostra o comprometimento da Microsoft e dos estúdios do Xbox em lançar conteúdo nativo para o PC. O novo jogo é totalmente pensado para o teclado e mouse e sua jogabilidade funciona perfeitamente por isso. Girar a câmera com teclado e selecionar os golpes, movimentos e alvos com o mouse é muito fácil e divertido. O game também será lançado para Xbox durante o ano, mas já podemos ter uma ideia de como será jogar com o joystick nesta versão do PC. 

No controle do Xbox, as ações ficam mais limitadas. Você deve escolher entre movimento e ação, e como são muitas opções diferentes, o começo é bem complicado. Algumas partidas depois o jogador pode acabar acostumando. Em meus testes, ambos os controles são fáceis de se entender, mas o uso do teclado e mouse neste tipo de jogo é muito mais intuitivo e recomendado. 

Batalhas contra chefes incríveis e muito diferentes de Gears of War

Gears

Ainda que traga consigo todo o núcleo de Gears of War, Gears Tactics faz uma adaptação inacreditável de tudo que a gente se acostumou com a franquia. Os buracos de onde os Locusts saem se tornam um problema ainda maior em um game por turno. Deixe de eliminar o buraco e você terá mais inimigos saindo dele na próxima rodada. Entender como cada inimigo pode se comportar e eliminá-los antes que eles façam uso de suas habilidades especiais é o grande segredo. E é muito divertida toda essa variação de combate.

Mas nada supera as batalhas contra chefes. Apenas para exemplo, a primeira luta é contra um Brumak, e logo de cara é possível ver como adaptaram muito bem uma batalha para o formato tático. Cada braço do Brumak tem um turno próprio de ataque, enquanto que seus mísseis não permitem que o jogador fique parado esperando o inimigo, nos forçando a sair de coberturas a todo momento. O grande objetivo é acertar o tanque nas costas do Brumak, como sempre. Mas a maneira como isso ocorre dentro do mundo tático de Gears Tactics é muito inteligente. Assim, dividir seu grupo em dois é uma grande saída, uma vez que o Brumak se vira para o atacante, deixando suas costas expostas para um novo ataque.

Evoluir é o segredo em Gears Tactics

Gears

Há cada nível que ganhamos no jogo, somos promovidos e obtemos acesso a pontos de Perícia. Com estes pontos, podemos evoluir as habilidades dos personagens. Cada um deles possui até quatro tipo de especialidades, com várias habilidades ligadas a ele. É um sistema muito parecido com RPGs. Fazer a melhor escolha é sempre algo complicado, e entender como balancear o time entre atacantes e suporte também. 

Durante as missões temos algumas caixas que escondem itens importantes, como partes raras de armaduras ou até armas. Assim, explorar o cenário é algo sempre bem-vindo. Ao final das missões você pode ver o seu loot nestas caixas, que são parecidas com loot boxes, mas não podem ser compradas separadamente, apenas encontradas dentro do jogo. Uma espécie de incentivo para que o jogador deixe de ir apenas para o objetivo e também busque recompensas no mapa. Ou até mesmo, se arrisque diante de um exército de inimigos para conseguir um belo item.

Quase um triplo A

Por mais que Gears Tactics tenha muita qualidade, ele deixa transparecer que é uma produção mais humilde em comparação a Gears 5 por exemplo. O game está muito bonito no PC, graficamente é bem interessante. Diaz talvez seja o personagem mais bem trabalho em termos de modelo, enquanto que os demais parecem mais simples. Os cenários não são enormes, mas possuem bons efeitos de sombras e reflexos, algo que fica bem nítido numa visão mais de cima como a de Gears Tactics. Jogando numa Nvidia GeForce RTX 2080 Super Gainward rodamos o game no Ultra com tudo ligado em mantemos sempre os 60FPS. 

Contudo, algumas animações são esquisitas ou mais simples. Tanto dos humanos quanto dos inimigos. Mas nada que chegue a incomodar. Apenas não está no nível de um jogo de alta produção. Durante as batalhas, como estamos vendo a ação a distância, é quase que imperceptível. Mas assim como X-Com, Gears faz o uso de uma visão mais aproximada em execuções, o que mostra o jogo quase que no formato de Gears 5. E é aí que a gente consegue ver essa “simplicidade” que cria uma disparidade esquisita de qualidade. Inclusive as execuções poderiam ser mais variadas.

A parte sonora está muito agradável, com músicas características de Gears. A trilha muda conforme as ações dos inimigos ou as nossas, dando uma sensação de urgência ou de ansiedade pelos próximos movimentos. A dublagem é muito boa, mas com um excesso de palavrões que não parecem normais. Ou talvez façam parte da tradução e o jogo é assim em inglês também. Então, tecnicamente falando o game é muito bom, com apenas alguns deslizes. 

Vale a pena?

https://youtu.be/EIQhsYUdbZY

Assim como os demais games da Microsoft, este é mais um game produzido por eles que chega direto ao Game Pass. Então quem assina o serviço no PC tem quase que a obrigação de ao menos dar uma chance. Caso contrário, poderá perder uma boa experiência. Quem não assina e gostaria de comprar o jogo, vale bastante a pena. Não é um game curto, e também não exigirá horas absurdas para ser finalizado. Mas entregará uma experiência totalmente voltada para o jogador de PC e de bônus se passa dentro do universo de Gears.

Assim, Gears Tactics vale muito o seu tempo. Um belo passo dado pela Coalition que pode resultar em mais games dentro do universo de Gears, mudando as mecânicas que conhecemos. Novamente, não é um Triplo A, mas se aproxima disso com um belo game.

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