Grid Legends inovou apenas no modo história e esqueceu das demais alegorias | Análise

Grid Legends

Compartilhe

Após lançar Dirt 5 (2020)e F1 2021 (2021), a Codemasters finalmente trouxe seu primeiro game vestindo a camisa da EA, após ser adquirida pela bagatela de 1,2 bilhões de dólares. Dito isso, após dois anos da última aparição da série Grid, com um reboot em 2019, a Codemaster decidiu dar um novo ar para a franquia com Grid Legends. Desta vez, o estúdio conhecido também por F1 e Dirt, quis inovar, trazendo, assim, pela primeira vez para a série Grid um modo história.

Deste modo, a EA juntamente com a Codemasters investiram pesado na contratação de atores, bem como em tecnologias que substituíram o fundo verde, para dar a sua franquia uma metamorfose digna. Dito isso, será que Grid Legends é uma nova era para série ou é  mais do mesmo?

- PUBLICIDADE -

Continue comigo e descubra.

Um modo história melhor do que os vistos nos mais recentes títulos Need For Speed

Pois bem, o modo história de Grid Legends é basicamente um documentário de um canal fictício chamado Grid TV, responsável por transmitir as competições Grid Worlds Series. Nesta ocasião, o documentário está cobrindo o dia a dia da equipe Seneca, uma das equipes presentes na competição Grid. Assim, o ponto de partida do documentário se inicia em uma fase ruim da equipe Seneca , enquanto é anunciada a contratação de um piloto novato para a equipe. Partindo deste contexto, nós jogadores devemos trilhar o caminho do novato, chamado Piloto 22, a se tornar uma lenda Grid e levar a Seneca ao apogeu.

- PUBLICIDADE -

Dito isso, embora sendo algo bem clichê, a interpretação de todos os atores envolvidos – vale destacar a presença de Ncuti Gatwa, de Sex Education –  conseguem nos convencer. Seja a pressão que o responsável pela equipe carrega, bem como as provações e o estereótipo de cada piloto que temos em nosso caminho. Vou confessar que faz tempo que não sentia essa empatia desde Need For Speed: Most Wanted, com Razor e a nossa lista negra. Certamente, tanto o jogador causal de games de corrida quanto os hardcores irão se simpatizar com o modo história. Os 36 capítulos do modo são bem dirigidos e escritos, transmitido, assim, todo o caos dos bastidores de uma competição automobilística. 

Em suma, a Codemasters conseguiu entregar embora, clichê e simples, um modo história melhor do que todos o que a Criterion Games criou para os mais recentes títulos Need For Speed, a contar do reboot de 2015.

Mas como esse modo história se integra ao gameplay?

Grid Legends, além do modo história, possui um modo carreira, que serve apenas para você concluir corridas em diversos níveis (Novato, SemiPro, Pro e o The Gauntlet); seu segmento online com sessões para correr com outros jogadores, além de desafios e corridas diárias para aumentar seu XP online e seu dinheiro dentro do game; e o modo criação de pistas que, basicamente, é o modo editor do título. Num modo geral, o modo história é o grande atrativo e o que há de novo nessa nova entrada de Grid.

Deste modo, o modo história possui 36 capítulos que serão desbloqueados conforme você concluir determinados objetivos nas corridas. Ou seja, não é apenas correr e pronto. Assim, é preciso chegar primeiro ou, se preferir, focar apenas em cumprir o objetivo exigido. Por exemplo: em um circuito você deve chegar na 7ª colocação ou melhor. E assim, em cada corrida há um desafio e um objetivo diferente. Portanto, conforme você conclui estes objetivos, cenas do documentário são desbloqueadas e nos dão mais imersão da narrativa. Por fim, esse modo história deu ao gameplay uma grande variedade de tipos de corrida, desde de corrida de eliminações até contendo carros elétricos. Cada uma destas, nos exigindo um desafio e uma estratégia.

Grid Legends se sustenta apenas com seu modo história

Já ficou claro que o modo história e toda sua trama é o que há de novo dentro da nova entrada da franquia. O que vem a seguir são alegorias vistas em títulos anteriores sem nenhuma novidade para prender o jogador que concluiu o modo história. E isso é um grande agravante, pois diminui em muito a vida útil do game, principalmente quando se tem um modo online, que é só o básico do básico com as opções de “corridas rápidas” e “criar sessões” e pronto.

Portanto, embora haja inúmeros tipos de corrida com objetivos específicos para vencer, não temos uma motivação para correr novamente em outras pistas.

Mas afinal, Grid Legends é tudo isso mesmo?

Além de tudo que citei acima, Grid Legends não traz um visual exuberante, por conta de sua natureza cross-gen. Contudo, em momentos de chuva o reflexo das poças d’água, bem como o design de áudio, ambos os aspectos, conseguem se destacar nitidamente. Em adição, o jogador tem a liberdade de como quer jogar, seja do modo do fácil ao especialista e isso não for o suficiente ele pode criar uma excêntrica personalidade. Recomendo, que escolha a dificuldade difícil para buscar, de fato, um desafio. No final das contas Grid Legends se tornou diferente apenas por adicionar um modo história que muito nos convence e nos prende, enquanto vencemos inúmeras corridas como um novato a trilhar seu caminho como uma lenda dos asfaltos.

Grid Legends estreia no dia 25 de fevereiro para PS5/PS4, Xbox Series/One e PC.

Confira mais:

Elden Ring é GIGANTESCO e traz todo o DNA da FromSoftware em seu melhor jogo já produzido | Análise

Martha Is Dead vai te chocar e surpreender | Análise

Horizon Forbidden West fará você mergulhar em um novo mundo | Análise

The King of Fighters XV traz nostalgia, evolução e uma história preguiçosa | Análise

Sifu leva o Soulslike para o Kung Fu | Análise

Serious Sam: Siberian Mayhem adiciona mais diversão com figurinhas repetidas | Análise

Uncharted: Thieves of Legacy Collection dá brilho ao que já era um primor | Análise

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”