Hyper Scape mistura o clássico e o novo para se destacar nos battle royales | Análise

Hyper Scape

Compartilhe

A Ubisoft chegou em 2020 com seu mais novo free-to-play, Hyper Scape. Para a alegria de uns e a tristeza de outros, é mais uma aposta na indústria dos Battle Royales. O jogo para PC, Playstation 4 e Xbox One promete trazer uma jogabilidade frenética, assim como os demais jogos do gênero. A mais nova aposta da Ubisoft, recebeu um beta exclusivo para PC e no dia 11 de agosto, chegou oficialmente para todas as plataformas citadas anteriormente.

O título traz habilidades e loot em um formato inédito ao gênero, dando mais destaque aos momentos de conflito entre jogadores e não necessariamente no tempo gasto em busca de inúmeros equipamentos e loots para melhorar seu poder de fogo e defesa.

- PUBLICIDADE -

Mas será que Hyper Scape consegue se tornar mais um battle royale de sucesso, como alguns outros jogos do gênero? Confira a análise completa do Combo Infinito, logo abaixo!

Sem tempo irmão…

Mapa do Hyper Scape

Já tivemos diferentes ritmos de battle royale no mercado, PUBG aposta em um jogo mais lento e estratégico, Fortnite já busca um gameplay mais agressivo que flerta entre o lento e rápido, Apex Legends, um dos últimos “BR” lançados pela EA era até então o mais rápido por conta das habilidades que davam vantagem de movimentação ao jogador. O jogo deixa todos do gênero comendo poeira e aposta e um jogabilidade rápida, que não seria exagero dizer que temos talvez um novo “Quake da atualidade”. Do minuto que você pousa no mapa até os últimos segundos de partida, você sente que seus níveis de reflexo e agilidade são exigidos ao máximo.

- PUBLICIDADE -

Alguns jogadores podem ser atraídos pela velocidade das partidas, outros podem odiar, já que precisão e domínio das habilidades é praticamente obrigatório se quiser vencer. Diversas vezes me vi tenso, com a adrenalina no máximo após um ou dois conflitos seguidos e sem pausa. Grande parte destes conflitos constantes deve-se ao sistema de loot extremamente simplificado e veloz.

Quando jogado em esquadrão, os jogadores poderão se reviver também de forma muito rápida. A morte de um jogador cria uma plataforma de renascimento. Quando o jogador morre, ele vira um fantasma capaz de ajudar o time em busca de inimigos, porém não poderá interagir com nada. Para reviver, basta ir até o “túmulo” de um jogador qualquer e pedir para um aliado o reviver no ponto em que se encontra.

Hyper Scape: Loot e Mapa

Mapa do Hyper Scape

Aqui não temos armas com inúmeros extras como miras, bicos, carregadores para personalizar as mesmas. A proposta é mais similar a de Fortnite, onde basta pegar a arma e partir para o ataque. A Ubisoft também abre mão dos níveis de raridade e dá espaço a fusão de armas. Cada vez que você pegar uma arma igual, ela é fundida com a anterior, assim melhorando diversos aspectos como: dano, precisão ou munição. Atingindo o nível máximo da sua arma, ela se torna dourada e ali nas suas mãos vai ter o melhor equipamento.

O mapa denominado de Neo Arcadia é completamente urbano com um tamanho mediano. Seu tamanho ajuda os jogadores a se encontrarem frequentemente, criando um verdadeiro campo de batalha. Sobretudo, é interessante como o mapa se fecha, diferente de tempestades e campos de gás tóxicos, Neo Arcadia fecha setores aleatórios das bordas do mapa, construções e tudo que há no setor começam a desaparecer. No fim, caso você não consiga sair a tempo da área proibida, ficará completamente exposto em um campo aberto para jogadores na área segura, sobretudo, também levará um pequeno dano na vida cada vez que tocar no solo da zona fechada.

Se correr o bicho pega, se ficar o bicho come!

Dando jus ao nome “Hyper Scape”, o game traz skills que te ajudam a escapar de situações de perigo. Embora os personagens sejam genéricos, você pode equipar até duas habilidades especiais. Estas habilidades não vêm junto com jogador e é preciso encontrar pelo cenário, assim como você precisa encontrar armas e munição. É possível criar muros, colocar minas teleguiadas, ficar invisível, dar um super pulo e até puxar jogadores para um ponto especifico com um imã. Tudo isso é pensado para que você tenha a “faca e o queijo na mão” para poder fugir quando a sua barra de vida estiver por um triz.

Os personagens são muito rápidos o que te ajuda também a se locomover em diferentes situações e locais. Você tem desde um pulo duplo até o clássico deslize pelo chão. É muito comum você estar perto de vencer um combate com um jogador e ele começar a fugir de tudo para se restabelecer na batalha. Portanto, se prepare para muitos momentos de perseguição e fuga intensas entre tiros e bombas de Hyper Scape.

Sobretudo, vale destacar o cuidado da Ubisoft no desenvolvimento do sistema de som espacial (3D). Usando um headphone/headset, você consegue facilmente distinguir de onde vem os passos e tiros, inclusive se o inimigo está dentro de uma construção, e para os mais experientes, o andar em que ele se encontra. É muito difícil os jogos de battle royales acertarem neste aspecto tão importante para a competição, mas Hyper Scape acerta em cheio.

Vença na fuga ou na bala

Vitória do Hyper Scape

Estamos falando de um battle royale, logo a forma de se vencer não é novidade para ninguém. São 100 jogadores e o último vivo é o vencedor, essa é uma das formas de se vencer em Hyper Scape. Sobrando pouco menos de 5 jogadores, o jogo irá colocar uma coroa em um ponto do mapa que restou, até o fim do jogo, e quem pegar a coroa e conseguir ficar com ela até o final do tempo exibido na tela, vence. Portanto, é completamente possível vencer uma partida no game sem eliminar um jogador, mas diante de tudo que foi dito anteriormente sobre a frenética gameplay, boa sorte, pois será um grande desafio, caso goste da ideia.

O arsenal do jogo é um pouco limitado comparado aos seus concorrentes, são 11 armas no total, se dividindo entre rifles, shotguns, armas explosivas ou de plasma, snipers e pistolas. O armamento pouco variado é um pouco frustrante, e com o tempo pode acabar enjoando, já que temos no momento apenas 2 rifles automáticos, a principal categoria de um jogo de tiro. Uma das boas decisões da Ubisoft pra simplificar ainda mais o loot é colocar um único tipo de munição, contudo, coletando munição do cenário você recarrega todas as armas do inventário, independente da categoria que ela se encaixa.

Conteúdos e a longevidade de Hyper Scape

Já faz alguns anos que o público acompanha o mercado de jogos de battle royale, portanto, não é difícil ver que a chave para o sucesso deste gênero, além de uma boa proposta de gameplay é o conteúdo pós-lançamento e cosméticos. Começando pelos cosméticos, a Ubisoft traz uma loja de skins que os jogadores poderão gastar seu suado dinheiro ou optar pelo Passe de Batalha que será renovado a cada temporada, este desbloqueando skins conforme sobe de nível. Tendo os dois como referência, já deixo claro que a Ubisoft vai ter um longo trabalho pela frente. As skins não oferecem nada de atrativo pelo preço que pedem, e na sua maioria se tratam apenas de colorações ou texturas diferenciadas.

Hyper Scape traz muitas opções de personalizações para o futuro, que vão desde a skin do personagem, armas de fogo/branca e a cápsula de pouso. Os personagens são capazes também de executar emotes e utilizar sprays em superfícies, demonstrando que possibilidades não faltam, o que parece faltar é criatividade para criar algo realmente interessante. A Ubisoft já prometeu que o mapa sofrerá alterações ao longo das temporadas, além de adição de novas armas, habilidades e o novo passe de batalha.

No início, encontrava facilmente partidas em servidores brasileiros, mas com o tempo, ficou nítida a queda de jogadores nos mesmos. Demonstrando o reflexo de que o jogo necessite de novidades mais frequentes para manter os jogadores interessados.

Veredito

Hyper Scape acertou em encontrar uma nova variação inédita para o gênero battle royale. Com seu ritmo acelerado e intenso, não é difícil ver seu futuro no cenário competitivo. No entanto, o jogo já está apresentando desgaste no Brasil, basta notar os poucos jogadores nos servidores. Uma possível solução que talvez ajude pode ser a inserção de cross-play entre consoles e PC. Quanto ao conteúdo pós-lançamento, este precisa acelerar o ritmo, pois a demora pode decretar a morte do game mesmo com tão pouco tempo de vida.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”