O título iniciou seu desenvolvimento em 2017
Hoje (25), a Microsoft demitiu quase 2 mil funcionários de sua divisão de games que afetou as equipes do Xbox, Activision/ Blizzard e ZeniMax. Além disso, houve também o cancelamento do jogo de sobrevivência (Odyssey) da Blizzard Entertainment. De acordo com um artigo via Bloomberg, o título estava em desenvolvimento há 6 anos e o motivo de seu cancelamento não foi em decorrência das recentes demissões.
Um porta-voz da Blizzard ao Bloomberg, disse que o desenvolvimento do jogo terminou “como parte de um foco em projetos que são mais promissores para o crescimento futuro” e que a empresa “moveria algumas pessoas da equipe para um dos vários jogos emocionantes”. novos projetos que a Blizzard tem nos estágios iniciais de desenvolvimento.”
Ademais, o projeto teve dificuldades em grande parte devido a questões técnicas relacionadas ao motor, ou ao conjunto de ferramentas e tecnologia que os desenvolvedores usam para construir um jogo, de acordo com pessoas familiarizadas com o processo, relatou o Bloomberg.
Odyssey foi originalmente prototipado na Unreal Engine, da Epic Games Inc., mas os executivos da Blizzard decidiram mudar, em parte, porque não apoiavam as ambições de mapas vastos com suporte para até 100 jogadores ao mesmo tempo.
Ao invés disso, a Blizzard optou usar o Synapse (um mecanismo interno que a empresa desenvolveu originalmente para jogos móveis) para dar vida ao projeto. A decisão de usar o Synapse foi a ruína de Odyssey e o grande agente causador do cancelamento de Odyssey.