Um pequeno detalhe impediu o lançamento de Metar Gear Solid 4 para Xbox 360
Em um ponto durante seu desenvolvimento, Metal Gear Solid 4: Guns of the Patriots estava “rodando sem problemas” no Xbox 360.
De acordo com o produtor assistente do jogo, Ryan Payton, a Konami considerou lançar um de seus jogos mais bem sucedidos para o console da Microsoft. A revelação ocorreu em entrevista no livro de Steven L Kent, The Ultimate History of Video Games Vol 2.
Além disso, Payton afirma que não houve acordo de exclusividade para garantir o lançamento apenas no PS3. No entanto, a decisão ocorreu devido à escolha do formato de disco usado no console da Microsoft.
Em determinado momento, a Konami inclusive montou uma equipe exclusiva para dedicar-se ao desenvolvimento da versão Xbox 360. Houve compatibilidade a nível técnico, mas a missão falhou no ponto de vista físico.
“Apesar de quão oprimidos meus colegas estavam com o desenvolvimento no PS3, a maioria deles ainda eram fãs hardcore da Sony e não eram a favor de gastar recursos em tal teste.”
“Eles acreditavam que o Metal Gear Solid 4 teria uma aparência e execução terríveis no hardware mais antigo e inferior da Microsoft.”
“Um dia fatídico, a equipe de P&D da Konami organizou uma reunião onde pudemos ver os frutos de seu trabalho – Metal Gear Solid 4 rodando lindamente e sem problemas em um Xbox 360.”
Os jogos do PS3 vinham em discos BD-ROM que podiam armazenar até 54 GB de armazenamento. Enquanto isso, os jogos do Xbox 360 vinham em discos DVD-ROM que podiam armazenar apenas 8,3 GB. Ou seja, o Metal Gear Solid 4 para o Xbox 360 exigiria colocar o jogo em vários discos, algo que a Konami não estava disposta a fazer.