Microsoft admite que o Xbox Game Pass “canibaliza” vendas de jogos

Microsoft

Compartilhe

Documento indica que Game Pass prejudica vendas de jogos

Em 2022, a Microsoft anunciou sua proposta de aquisição da Activision Blizzard por $ 68 bilhões. Isso inevitavelmente gerou polêmica, não apenas entre os jogadores preocupados com a disponibilidade futura de suas franquias favoritas, mas também entre os órgãos governamentais. Uma dessas agências reguladoras é a Autoridade de Concorrência e Mercados (CMA) do Reino Unido, que até agora não parece convencida em permitir que o acordo seja concluído.

Em resposta, a Microsoft vem fornecendo inúmeros documentos para defender seu direito de adquirir a Activision Blizzard, e a CMA vem divulgando atualizações ocasionais sobre sua investigação em andamento. Em um dos últimos relatórios, disponibilizado em 8 de fevereiro, foi revelado que a própria Microsoft admitiu que adicionar um jogo no Xbox Game Pass significa uma “canibalização” das vendas, com um declínio mensurável em até 12 meses após a adição de um jogo no serviço.

“A Microsoft também informou que análises internas mostram uma queda de [censurado]% nas vendas do jogo base um ano após a adição desses jogos ao Game Pass”, consta em relatório do órgão britânico citado (via GamesInsdustry).

- PUBLICIDADE -

Até mesmo a Activision deixou suas preocupações claras, já que o CMA também observou em seu relatório que, de acordo com a Microsoft, a mesma estava relutante em colocar seus jogos no Xbox Game Pass, acreditando que isso “canibalizaria severamente as vendas B2P [buy-to-play], particularmente no caso de lançamentos mais recentes”.

O que esperar?

Em 2018, Phil Spencer, chefe do Xbox, afirmou que as vendas de jogos adicionados ao Game Pass costumavam subir graças ao serviço. É claro que houve casos no passado em que o Game Pass aumentou as vendas de alguns títulos e ajudou a aumentar a visibilidade – o sucesso do Hi-Fi Rush no Steam é o exemplo mais recente disso. No entanto, ter cerca de 30 milhões de assinantes recebendo jogos de “graça” obviamente prejudicaria a maioria dos títulos em termos de números de vendas. 

Por enquanto, não há uma previsão a respeito de quando a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft será concluída. Porém, alguns analistas acreditam que, apesar dos obstáculos erguidos por alguns reguladores, a aquisição acabará acontecendo. Mas se o negócio de alguma forma fracassar, até mesmo a CMA reconheceu em seu relatório que a Microsoft já possui um “forte ecossistema de jogos” que consiste em consoles, serviços de assinatura e 24 estúdios de desenvolvimento.

- PUBLICIDADE -

Por fim, o que você achou desta notícia do Xbox? Comente abaixo e compartilhe conosco sua opinião! Em seguida, não se esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube e seguir o Combo Infinito nas redes sociais para mais notícias FacebookTwitterInstagram.

Fonte: Eurogamer

Em seguida, veja as últimas notícias:

Compartilhe

- PUBLICIDADE -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”