Minecraft Legends leva a franquia ao RTS em uma experiência que irá dividir os fãs – Análise | Review

Minecraft Legends

Compartilhe

A franquia Minecraft tem passado por algumas mudanças nos últimos anos. Depois de seu sucesso em 2011, a Mojang levou sua IP para o gênero RPG com Minecraft Dungeons (2020) e agora foi a vez do gênero RTS dar boas-vindas à franquia.

Apostando em um gênero tão diverso e de nicho, será que Legends conseguirá ser atrativo para toda comunidade, assim como foi Dungeons com seus elementos de Diablo? Minecraft Legends chega ao mercado no dia 18 de abril nas plataformas do Game Pass (Xbox e Windows 10), PS5/ PS4, Switch e PC, via Steam, e certamente ele será um grande divisor de águas dentro da franquia.

Salve o Mundo Superior

- PUBLICIDADE -

minecraft

A aventura de Minecraft Legends se passa no Overworld. Nele, o jogador controla um personagem, personalizável, que precisa formar seu próprio exército fazendo novos aliados para, depois, conduzi-los à batalha contra hordas de Piglins malignos – criaturas que vivem no Nether, uma espécie de “mundo invertido”.

A narrativa de Legends, embora mexendo com realidades alternativas, apresenta uma conexão com o jogo original. Na abertura do jogo, nosso personagem pertencente ao mundo apresentado em 2011 é levado para uma nova realidade onde é encarregado para uma missão. Assim, todo desenrolar da narrativa traz personagens carismáticos e um visual que está mais do que pronto para estrear nas grandes telas através de uma animação.

- PUBLICIDADE -

Sem querer estragar sua experiência, o que vem depois disso são momentos bem empolgantes que expandem ainda mais o universo de Minecraft – e dão um gostinho de que mais está por vir.

Como o RTS funciona aqui?

A roupagem deste novo game da franquia são seus elementos de RTS, gênero este que o Xbox Game Studios tem um grande representante, a franquia Age of Empires. E não se engane, a grande inspiração de Legends é, de fato, em AoE e seus derivados, Total Warhammer, Crusader Kings e entre outros, por exemplo.

Assim, a união desses dois mundos trouxe uma experiência bastante criativa e estratégica. Como Minecraft ele executa bem suas técnicas de construção e coleta possibilitando inúmeras formas de investidas no combate ou na exploração. Já enquanto RTS, ele se apresenta bem o bastante para conquistar os adeptos ao gênero, embora para o novato ele tenha uma curva de aprendizagem um pouco mais complexa.

Montado em um cavalo ou em outros animais disponíveis no mapa, (como um tigre cor de rosa, por exemplo) seu personagem pode golpear os inimigos com sua espada – certamente, isso facilitará muito a vida dos jogadores não acostumados com o lento progresso dos combates de um RTS.

Seu objetivo em Legends é salvar as terras do Mundo Superior da presença do Plings. Para isso, você reunirá esforços para combater esse mal de forma metódica, livrando as aldeias próximas dos ataques destes inimigos. Invoque minions e salve as aldeias do poder dos Plings, enquanto invista em construção para mantê-las protegidas.

Ademais, destruir torres e conquistar território, enquanto mantém protegida determinadas áreas dos inimigos, será o que você irá fazer durante toda sua jornada em Minecraft Legends. Nada fora do que se espera de um RTS.

Em suma, essa dualidade de gameplay somado a liberdade pelo vasto mapa de Minecraft Legends dá ao RTS uma experiência mais prática e menos arrastada.

Mas quanto à exploração…

De todos os aspectos apresentados, o mundo de Minecraft Legends é o que há de mais impressionante. A quantidade de biomas apresentados para se explorar em sua montaria é impactante.

Cada um dos locais apresenta particularidades e seu nível de vastidão é de se admirar. Contudo, a falta do que se explorar foi uma ausência que poderia ter feito uma grande diferença na experiência dentro do game, além do RTS.

Ademais, com um terreno tão vasto e pouco interessante, aos poucos nossa exploração pelo mapa se torna monótona e desinteressante – e o ‘flash travel’ se torna a melhor das alternativas. Em suma, dar um ambiente tão rico em variedade sem ter o que se entreter é um deslize que Minecraft Legends terá que lidar.

Mas afinal, Minecraft Legends é tudo isso mesmo?

Minecraft Legends une bem os elementos de coleta e construção da franquia com todo o rito da experiência de um RTS. Embora esta junção traga momentos criativos, o título pode ser um grande divisor de águas para a comunidade.

A forma complexa do RTS ainda se encontra, mas o aspecto de ação somado com os elementos de criação e coleta suavizam a experiência. De um modo geral, Legends é a prova que Minecraft pode ser um produto inesgotável para ideias criativas, que pode oferecer abordagens diferentes para os fãs da franquia.

Por fim, o que você achou desta análise? Comente abaixo e compartilhe conosco sua opinião! Em seguida, não se esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube e seguir o Combo Infinito nas redes sociais para mais notícias FacebookTwitterInstagram.

Confira as últimas notícias:

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”