Miyamoto diz lamentar a imaturidade criativa nos jogos de hoje

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Miyamoto-diz-lamentar-a-imaturidade-criativa-nos-jogosO fato de prevalecer os softwares sangrentos de tiro, principalmente na E3 desse ano, mostra que os criadores precisam desafiar a si mesmos para quebrar essa falta de criatividade e a imaturidade da indústria, de acordo com Shigeru Miyamoto.

Esse ano, a maioria do conteúdo exibido pelos desenvolvedores foi jogos de tiros sangrentos criados em ambientes principalmente violentos, ou, em um sentido diferente, realista e com palavras legais,” Myiamoto disse em uma entrevista recente, referente a E3.

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Muitos seguem na mesma direção e uma tendencia nos games. Eu acredito que isso revela uma uma criatividade imatura da nossa parte como criadores da indústria de videogame“, disse Miyamoto. “O meu comentário corre o risco de ser mal interpretado, mas no campo de conteúdo digital, eu acho que a nossa criatividade ainda é imatura.

No mundo dos quadrinhos e filmes, há pessoas que estão desafiando-se a ser ainda mais inventivo do que antes, na criação de seu conteúdo“, explica Miyamoto.

Eu acredito que ainda estamos em um período de transição e, passo a passo temos que intensificar, expandir e enriquecer a substância da nossa criatividade.

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Não é fácil você contestar um dos mitos da história dos jogos, e de certa maneira ele está certo, porém as tendências existem desde que o mundo é mundo. Na minha opinião sempre temos empresas procurando trazer uma experiência incrível para o usuário, mas ao lado dela outras 5 seguem a vibe. Temos que levar em consideração que a Nintendo tem sofrido duras críticas com relação aos seus jogos, mas também temos que admitir que esse ano a E3 da Nintendo foi muito positiva trazendo boas críticas.

E o que vocês acharam da delcaração de Shigeru Miyamoto? Concordam ou discordam? Comentem!

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48 respostas

  1. Podemos dizer que, compra quem quer, cada um é livre pra jogar o deve, independemente se a indutria faz jogos violêntos ou não. Sinceramente, minha infância já passou faz tempo, seus jogos Miyamoto,foram ótimo naquela época, hoje não…

    1. Até pq se vc jogar um jogo não-violento ou da Nintendo vc automaticamente volta a sua infância e fica imaturo, não é mesmo? -.-

      1. Você não entendeu, o jogos têm de mudar, e essas mudanças são boas, eu até hoje jogo Mario, Donkey Kong e Pokémon no meu 3ds, mas eles não me chama tão atenção quanto os AAA que estão saindo agora… Eu quis dizer que os jogos da Nitendo foram bons, pra mim, não minha infância, Hoje em dia não mais.

        1. Okay, Mario KArt 8 não chama atenção…nem Smash Bros……nem Pokemon (cada vez que sai um jogo)…..nem Mario 3D World..

          CARA…fale por vc…..eu jogo desde a época em que tinha uns 6 anos e devo dizer que os jogos e os consoles da NIntendo AINDA dão 7 a 1 nas outras empresas nos quesitos

          inovação
          diversão
          criatividade
          ousadia

          1. Gustavo disso eu discordo, Nintendo só lança Mario isso já ficou um…, meus titúlos preferidos como Assassin’s Creed, Metal Gear, Devil May Cry, etc. Não lançam, esse video game pode ter lá seus bons jogos, mais para mim esta em último lugar.

          2. Vilguemberg Ravnos Sim e eu sou e com orgulho se for o caso, já joguei alguns jogos do endeusado “SNES”, achei jogos bons como Mega Man por exemplo, mas entre ser dessa geração e a nova, tenho orgulho de ter 16 anos, não pago de quem não sou, como certas pessoas.

          3. Pois é cara.. Infelizmente você não viveu os tempos de ouro. E tambem não soube aproveitar tudo de bom que teve na geração na qual começou a jogar video game. Digo isso olhando pro meu DreamCast, no qual foi ofuscado pelo PS2 e menosprezado, assim como estão querendo fazer com o Wii U, mas só quem tem sabe o quanto é bom e o quão diversificado é a sua biblioteca e assim como a SEGA fazia, a Nintendo sozinha produz vários jogos dando suporte ao seu video game em meio aos boicotes.

            Nintendo e Miyamoto moldaram o que são os jogos de hoje. É uma pessoa com cacife para dizer se o mercado esta bem ou não e no caso, 2 AC serão lançados esse ano. Em menos de 10 anos a Ubisoft estragou a franquia do Prince Of Persian, lançando trocentos jogos sem nenhuma grande revolução e AC esta indo pro mesmo caminho, pois assim como COD e BF tem seus consumidores fixo que aceitam o jogo ser o mesmo.
            Mario lança 1 ou no máximo 2 por geração.
            Mario Bros/Mario Bros 3 = NES
            Super Mario World = SNES
            Super Mario 64 = N64
            Super Mario Sunshine = NGC
            Super Mario Galaxy 1 e 2 = Wii
            Super Mario 3D World = Wii U
            Isso foi em 30 anos, 8 jogos da franquia principal e todos sendo bem diferentes um do outro. Conta o mesmo, em 10 anos, com AC, BF, COD e outros “blockbusters” dessas duas ultimas gerações e entenda porque ele disse que o mercado esta assim.

          4. Primeiro lugar larga dessa ignorância de pensa que são melhores porque você cresceu com eles, aprendemos a gostar daquilo que vemos, você cresceu com isso, logo os “acha melhor”, eu acho fo** esses caras que porque se acham mais velhos, pensam ser superiores. Agora voltando, odeio jogos da Nintendo, não tem como negar, caso eu comprasse um Wii U, passaria uma raiva gigantesca, não teria jogos medievais, nem gregos, nem nada que me agradaria. Ia ser tudo daquele jeito, ou aquela coisa bonitinha Japonesa (Mario, etc), ou mesmo que seja agressivo, ia ser aquela coisa que eu acho chata, sem história, nem nada, não teria por exemplo uma série que faça eu reviver períodos da história, isso que me da graça, enquanto a Assassin’s Creed pode lançar muitos. Mais você jogou quantos?, a jogabilidade a história, o PERÍODO MUDOU, não fica na mesma, a história dele é uma das melhores que já presenciei, já no caso da Nintendo NUNCA JOGUEI UM CONSOLE DA NINTENDO QUE EU ACHEI MELHOR QUE O DA SONY.

    2. Creio que o mesmo nao se referiu a quem compra o que quer, e sim na diversificação dos jogos… e tbm comparando antigamente em que as empresas faziam jogos divertidos que agradava a maioria dos jogadores, hj em dia esta mto limitado e tbm saindo algo meio que “tudo igual”… vc falando assim parece q sua infancia foi no n64 e gamecube…

      1. Venho desde do Arcade da esquina, do tempo que se jogava com o troco do pão, Mega Drive, Super Nitendo, N64, Gamecube, Ps1,Ps2, Gameboy, tudo já passaram na minha vida. E é ótimo que os jogos estejam mudando, tomará que continue assim.

        1. Antigamente os jogos mudavam, hoje é só mais do mesmo. Mudar é você ver a biblioteca de jogos do SNES e olhar o tanto de título diversificado que existe e comparar com o que temos agora. Você apenas não entendeu o que ele quis dizer com relação ao mercado não se revolucionar mais.

        2. amigo os jogos que existem hoje muitos se basearam nos jogos antigos …antigamente para se criar um jogo pra voce ficar gastando dinheiro era preciso ser bom , e os jogo era viciantes mesmo voce dormia com aquilo na cabeça era uma paranóia só, de Tão Bom que os jogos eram , o visual junto com a trilha sonora combinavam e era prazeroso demais coisas que faziam voce querer zerar o jogo e ir até o fim !! darei um exemplo não existe jogo da franquia resident evil que supere os residents evil 2 e 3 do ps1 são jogos maravilhosos tensos joguei os de ps3 só e legal o parte gráfica e efeitos , nem tenho prazer de jogar mais tenhos uns 25 jogos de ps3 aqui só pra fazer volume , mais uma coisa pra finalizar não vendo o meu super nintendo e meus 45 cartuchos por nada desse mundo os programadores de jogos daqueles tempos tinham uma capacidade de criar jogos do tipo alienigêna !!não estou puchando saco da nintendo pois não tenho nenhum vínculo com ela e ela não me dar de comer e nem paga as minhas contas mas uma coisa admitto , a tecnologia de hoje não supera ainda a geração dos games anos 90 quem sabe um dia , espero estar vivo pra vinvenciar algo inédito em jogos que iram ser criado pra me fazer gastar dinheiro pra passar meu precioso tempo jogando !!!! fica com Deus…

    3. Por isso Miyamoto é um gênio, em ter previsto pessoas com mentes limitadas que não iriam entender o que ele disse.
      A geração passada já teve milhares de FPS e jogos derivados disso. As produtoras parecem tentar fazer algo mais realista e sanguinário possível para vender os jogos. Enquanto isso fica saindo apenas jogos que são diferentes apenas pela ambientação, mas o conteúdo em si é o mesmo.
      Olhe para a geração dos 16b e 34/64b, o tanto de jogos de estilos diferentes que saem e atraiam o público, para você olhar para as recentes e vê que nada dela esta mudando.

      Ele ta mais do que certo. Mas infelizmente o que você entendeu é que para você a Nintendo faz o oposto desses jogos e blablabalbalbla e depois quis atacar isso, sendo que o assunto é outro. Digno de alguem que não entende nada de games e nunca vai entender como a indústria funciona.

      1. Concordo com tudo o que ele disse. Mas ele deveria dar uma dica sobre a causa de tudo isso. Infelizmente, as empresas visam apenas o maior lucro. E como esses FPS violentos vendem como água, elas focam mais nesse estilo. Isso mesmo, grande parte da “culpa” é dos próprios gamers. Em sua maioria, eles querem esses jogos. Só que como dizia Jobs, vc tem de criar alguma coisa que as pessoas ainda não saibam que querem, até ver. E não é qualquer um que pode fazer isso.

    4. Deixa eu te dizer uma coisa, você não é obrigado a concordar, mas espero que ao menos compreenda: imagina um designer de jogos que tem uma ideia legal de gameplay, aí ele desenvolve uma história em torno disso e percebe que pra o jogo ficar legal, vai precisar de uma história mais complexa e um tom mais violento. Isso é um ponto, nesse caso a violência gráfica é NECESSÁRIA ao design do game. O que vemos hoje são games criados em torno da violência, antes mesmo de serem criadas as mecânicas, ou história ou qualquer outro aspecto, já foi decidido que o game teria cabeças decapitadas e membros voando. Basta ver a enfase que é dada, com ângulos de câmera focados na cena violenta em si. Pra mim é sobre isso que o Miyamoto está falando, não é o fato do jogo ter violência, é o fato da violência ter se tornado o foco da maioria dos games, de ser usada como argumento de venda. Cá entre nós, acho isso ridículo, muito mais infantil que qualquer Mario da vida.

  2. Miyamoto é um dos maiores nomes da indústria, sem dúvida, mas deve ser contestado, sim. Nunca gostei da tendência da Nintendo para manter os games na infância. Além disso, se a questão é a manutenção de um único estilo, o mesmo problema ocorre com a Nintendo. Neste fim de semana experimentei um Mario Kart do WiiU em uma loja e era basicamente o mesmo jogo que já conhecia desde o Gamecube…

    1. Veja bem. Você comprou um jogo de uma franquia. É lógico que vai ser muito parecido ou até igual. Não foi isso que ele quis dizer. O que ele disse foi de franquias “diferentes” mas que acabam sendo a mesma coisa. Como Battlefield e Call of Duty.

      1. Battlefield e Call of Duty são bem diferentes. É o mesmo que comparar FIFA e PES, Forza e Need for Speed. São franquias do mesmo gênero, mas a jogabilidade e o foco diferem bastante. Concordo em partes com o Erick, depois que o Iwata assumiu a Nintendo, a parceria com a Capcom afundou, as thirds que traziam jogos interessantes exclusivamente pra Nintendo (como a Lucas Arts e seus Rogue Squadrons por exemplo) debandaram, e isso independentemente de vendas. Isso diminuiu a variedade de jogos. Os grandes lançamentos da Nintendo são basicamente platformers. Não temos mais um FPS como Goldeneye (até por que o referido Iwata fez o “favor” de vender a Rare pra MS), nem um jogo de corrida mais exigente como F-Zero. Star Fox só reviveu por que os fãs praticamente imploraram. Mas jogo do Kirby sai toda hora, sem ninguém pedir.

  3. Acho que ta todo mundo levando o que ele falou errado, ele quis dizer que a industria está repetitiva demais, sempre fazendo mais do mesmo já que isso vende, eu concordo com esse ponto de vista, tanto quanto concordo que devem sim existir jogos violentos pra quem gosta de jogos violentos e tambem devem sim existir jogos infantis ou com temas mais light pra quem nao gosta de violencia, tudo vai da opinião de cada um, mas é incontestável que compram a montes os novos jogos de tiro da geração que se voce for ver tem uma ou duas coisas diferentes de seu antecessor, jogos sem inspiração que são carregados pela marca do jogo anterior que são os problemas da industria hoje em dia.

    1. Queria um titúlo ao estilo Shadow of The Colossus, com aquela pegada meio conto de fadas muito boa, mais amo jogos com violência alta também, minhas séries preferidas são Assassin’s Creed, Metal gear e Devil May Cry, meu foco esta mesmo em suas histórias (Devil May Cry nem tanto). Agora pegue um Call of Duty por exemplo, estou odiando já a série, tinha adorado o MW2, mais agora é pura carnifícina já encheu o saco isso.

  4. Ele fala isso só levando em conta jogos blockbuster. Se pegar os jogos indies que têm sido lançados por uma nova geração de desenvolvedores você vê coisas incríveis, que muitas vezes, mesmo que usando uma engenharia simples tem ideias geniais e uma jogabilidade que nem o Miyamoto havia pensado antes (:

    1. Exatamente.

      Acho que antigamente, você ainda conseguia fazer jogos em ambientes fantásticos, e com histórias de aventura e etc, mas que não eram necessariamente voltados para criancinhas.

      Acho que a falta de criatividade que o Miyamoto se referiu se dá por conta de um gosto que pede cada vez mais realismo, liberdade e por que não, violência. Algo que não era tão exigido antigamente.

      Como você msm mencionou, ainda ótimos jogos saindo por parte de uma indústria com poucos recursos, que captaram a ideia da criatividade e originalidade.

      Mas eu acredito que o sentido da palavra “diversão” mudou muito, tanto na indústria de video-games, quando em outras indústrias. No antigo gosto popular, as coisas boas tinham realmente uma qualidade, um brilho – que falta hoje. Tanto nos filmes, quanto na música, quadrinhos/mangás e igualmente em games eletrônicos.

      Hoje, coisas com muito pouca qualidade e quase nada de originalidade/criatividade, são amplamente aclamadas e aceitas.

      A tecnologia melhorou muito, mas o gosto das pessoas não…

  5. Bem, a Nintendo também repete bastante as suas fórmulas, com Mario Kart, Donkey Kong, New Super Mario Bros, etc. Masss… Também acho que a Nintendo é uma das que mais tentam apresentar algo diferente, como fez com o Wii, o joypad do Wii U (que ainda não se provou realmente um diferencial) e na E3 surpreendeu com esse shooter de paintball.

    Se formos comparar somente as first parties e seus blockbusters, a Microsoft é uma empresa de pouca novidade: Revolucionou com o Kinect, mas com jogos só continuou suas franquias de sucesso: Halo e Gears. Está vindo aí o Project Spark que talvez traga algo diferente, mas ainda não sabemos muito; A Sony apresenta “inovações” bem tímidas, como a jogabilidade e dinâmica diferente de Heavy Rain, por exemplo, mas nada tão diferente do que já existe. Sony mandou bem em games com roteiros bem elaborados como vimos no mesmo Heavy Rain, em TLOU e Beyond, por exemplo. Mas isso não é bem uma inovação…

    O problema da Nintendo não são os jogos infantis, mas sim o seu HARDWARE. Se a Nintendo tivesse um console pau a pau com a concorrência, com todo o catálogo THIRD que Xbox e PS4 tem + os exclusivos Nintendo provavelmente seria o primeiro console de muita gente por aí.

    1. Vale lembrar que O Game Cube tinha um hardware muito mais avançado que o Ps2 e Xbox, e tinha os mesmos jogos e não fez tanto sucesso então acho que não é o hardware e sim a cabeça das pessoas.

      1. Você tem razão, cara. O GameCube tinha tudo isso que eu falei que falta hoje para a Nintendo, mas o cenário era um pouco diferente. O GameCube tinha uma missão impossível: Enfrentar um concorrente desleal, o PlayStation 2. Não tinha como vencer esse console pois a Sony “apelou” com a retrocompatibilidade com o enorme catálogo do PS1.

        A Sony acertou tanto na estratégia que praticamente ganhou a geração antes mesmo de lançar o PS2 no mercado. Ela foi tão boa que matou a SEGA e a tirou do mercado de hardware. Foi uma época bem difícil para quem concorria com a Sony.

        Mas hoje está diferente. O PS3 passou longe de ser a mesma ameaça que era o PS2, e o PS4 parece que seguirá o mesmo caminho. Hoje em dia o esquema é fazer um hardware parecido com o concorrente para facilitar o trabalho das third parties, e tentar se diferenciar nos jogos exclusivos.

        Imaginemos um cenário com um “GameCube 2” nas lojas, com a mesma capacidade de PS4 e Xbox One, com o mesmo catálogo de games third (BF4, CoD, AC, The Division, etc…) + catálogo exclusivo da Nintendo (Mario Kart, Super Mario, Donkey Kong, Smash Bros, Zelda, etc…).

        Acho que um console desses teria uma boa chance de dar certo.

    2. O problema mesmo da Nintendo ALÉM do Hardware, são os jogos, só tem Mario cara, e aqueles jogos meio infântis, para mim do Wii só tem 2 jogos bons Resident Evil (os ofíciais dele) e do Wii u vai ter Bayonetta.

  6. Certíssimo! De 10 games apresentados, 11 eram FPS que só mudava a ambientação do jogo. A geração passada foi marcada por isso, por a geração de FPS. Eu realmente achei que nessa veríamos jogos mais diversificados que atraíssem mais o público, mas parece que tanto as produtoras quanto os “gamers” querem ficar no mais do mesmo.
    Isso é ruim para a indústria do entretenimento.

  7. também temos que ver que ninguém mais irá se contentar com um jogo de um carinha vermelhor que tem que pular em tartaruguinhas e caixas flutuantes

  8. Ok, a indústria está repetitiva. FPSs violentos são o principal tema da atualidade. Mas e o Miyamoto, criou o que de diferente nos últimos anos? Ele só revisita as próprias franquias, seu próximo grande projeto é Star Fox. Cadê a “novidade”? (Não estou dizendo que um novo Star Fox é algo ruim, mas não é algo inovador)
    Entre tantos jogos repetitivos, alguns se sobressaem, na minha opinião. Tivemos Metro 2033, que pra mim, sinceramente, foi a melhor franquia da geração passada.
    Algumas franquias estão tendo reboots maravilhosos, como Tomb Raider.
    Por parte da Sony, tivemos The Last of Us, mais um jogo violento de tiro, brilhante.
    Assassin’s Creed está saturado, assim como Mario. Poderia dizer o mesmo de CoD e BF, mas essas franquias focam no multiplayer online, então não acho que seja um grande defeito.
    Faz tempo que não vejo algo da Nintendo que me chame a atenção no quesito inovação.

    Se é pra inovar, que façam como Valiant Hearts, como Dark Souls. Jogos únicos.

    1. Houve 3 novas IPs mostradas na E3 que ele esta produzindo. Não temos um Star Fox novo desde a saída da RARE da Nintendo. 10 anos depois lançar um novo Star Fox, eu acho isso uma grande novidade e o gamepad é que vai deixar ele ser inovador como precisa. (:

      E Mario, da franquia principal, temos: Mario Bros, Mario Bros 3, Super Mario World, Super Mario 64, Super Mario Sunshine, Super Mario Galaxy 1 e 2 e o Mario 3D World. Isso em 30 anos.
      Diga-me quantos CODs e ACs foram lançados em 10 anos. 😀

  9. Na E3 foram apresentados bons títulos como Ori and the Blind Forest, Entwined, ABZÛ e etc. São jogos bem elaborados e que não tem como tema a violência, em questão de processo criativo, poxa apenas cito MGS Phantom Pain, que é uma franquia criada láááá trás para os consoles da nintendo e oq aconteceu foi que simplesmente, a obra evoluiu. Temos que considerar a evolução tecnológica que ocorreu de 30 e poucos anos pra cá. Hj o mercado de hardware é muuuuuito mais foda que era, possibilitando a implementação de novos algoritmos e consequentemente trazendo a evolução gráfica mais próxima da realidade, isso é um sonho da humanidade desde outrora. Vemos isso também nos campos da robótica e da biotecnologia, em fim… Que houve uma perda nessa evolução, houve, não posso negar, os jogos se tornaram mais fáceis e intuitivos, mas de forma alguma posso dizer que isso prejudicou o processo criativo das desenvolvedoras e como argumento final para embasar tudo isso isso (infelizmente) oq manda é $$$ é só olhar o faturamento da indústria de games e analisar o crescimento, tendo em vista que a mesma indústria já fatura mais que Hollywood…. São números e números não mentem

  10. e engraçado ouvir algumas pessoas flando d graficos e graficos usando essa desculpa pelo resto da vida mas a grande realidade e q o game mais vendido da atualidade com o maior faturamento tem o grafico mais regredido de todos os tempos mas q rendeu inumero mods pra diversão dos gamer q eh MINECRAFT entao esse papo d grafico ja ta zuado pq se ve games idiotas fazendo sucesso como o simulador de cabras e minecraft pra mim ele ta certo em dizer q hj td e mais do mesmo os AAA q todo mundo defende e so uma fachada pra gente ingenua comprar e depois fikr revoltado na internet pq o jogo nao eh td akilo (sim to flando d watch dogs) oq shigeru qz dizer e q td ta mais do mesmo ele nao disse ser contra os estilos mas disse q falta criatividade tanto q ele mesmo ate se incluiu no grupo por ser produtor, espero q esses jogos d agora venham bem e q na sejam uma decepção pra depois muita gente fazer piada pq to cansado d mais do mesmo tanto q nem to afim d comprar o COD, BF, AC e FC mas espero q eles surpreendam pq ate agora nao vi nd d inovador nesses AAA ninguem e obrigado a concordar mas como disse um rapaz aki nos comentarios numeros nao mentem verdade e minecraft e o simulador d cabras tão vendo q nem agua neh!?

  11. Quando comecei a ler imaginei que ele iria um pouco mais além, mas ficou só no que tange à categoria do jogo. A causa da “imaturidade” nos jogos de hoje é outra coisa: os jogos não tem a dificuldade esperada. E quando digo dificuldade, não falo sobre lutas quase impossíveis de se superar, falo sobre a descoberta. Hoje é raro um jogo onde você se vê em um lugar de livre movimentação sem saber pra onde ir… e que não haja uma simples seta ou pontinho no mapa indicando para onde se deve ir. Antigamente os NPCs davam dicas sobre localizações, pessoas, mas sempre faltava alguma informação. Hoje é mais “converse com joão, ele fica em uma pequena casa ao norte, está sentado em um sofá da sala que fica no segundo andar, ele está vestindo uma roupa verde e comeu alface no café da manhã. Caso não ache, você pode seguir o ponto brilhante gigantesco no seu mapa ou pagando $$ eu consigo teleportar você para lá.” é incrível como mesmo o jogo sendo medieval, seu personagem parece ter um mobile com googlemaps te falando todas as localizações.

  12. maturidade eh replicar a mesma formula durante anos e falar que esta inovando… apenas acrescente um 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 apos o titulo e teremos milhões de istas da nintendo com as calças molhadas… apresente algum pokemon XYZ com gráficos de 2 gerações atras e a formula funciona tb.Queria deixar claro que já joguei muito esses jogos, MUITO MESMO… e vejo que a nintendo gosta de aproveitar o mercado com hardwares e milhões de acessórios, sabendo que o melhor que ela pode fazer esta no software, que eh onde ela domina, por isso, enquanto a Nintendo não se tocar que o rumo dela é com software e não se focar com o que ela não domina(hardware) vamos ouvir em todos os cantos e sites de noticias que ela esta mal das pernas… e quem a “sustenta”?
    o mercado asiático e uma pequena percentagem mundial(talvez aquele seu priminho do interior que gosta de bakugan e derivados..), oque pro escopo no mercado de games, ainda eh pouco, muito pouco…

    Só queria deixar claro pro argumento “o que importa eh diversão/gameplay, não os gráficos, hurdur” estamos falando de videogames, VIDEO, coisa que ela não faz bem e nunca fez(talvez no super nintendo e no gamecube ela estava bem quanto a isso, mas depois….) o problema gráfico com a nintendo não esta em shaders, texturas, engines complexas ou realismo, mas sim quanto a resolução, no wii, por exemplo, o console fazia míseros 480i, em época que já existiam televisores 1080p.
    Alguns jogos apresentavam serrilhados que davam vontade de vomitar (caso o usuário jogasse em uma tv que não fosse de tubo).Agora o gameplay/diversão, bem.. como ja disse la em cima, eh o MESMO JOGO, MESMA mecânica… se é a mesma mecânica eu prefiro jogar tudo isso em um emulador a alimentar um pouco mais do mesmo que poderia inovar em gráficos e não o fez…

    A nintendo vive em um mundinho deles, não aceita argumentos, nem criticas… pior que a propiá nintendo são os fãs que alimentam isso cegamente(não os fãs maduros e ralistas quanto aos problemas da empresa…) sou totalmente a favor da nintendo fazendo softwares, já quanto a hardware é muito ruim, queria ver alguns jogos que gosto da nintendo no ps3, no xbox, ou ate mesmo em smartphones como eles mesmos já ameaçaram… mas de resto? comprar um nintendo XDS3DLITE PLUS XL com controle analogico adicional? (que no ano seguinte lança um outro diferente)? to tranquilo…

  13. Quem acompanha essa indústria de longa data sabe que o Miyamoto tem razão no que diz, mas desde que se analise as tendências dos “jogos blockbusters”, pq fora disso é incrível como existem jogos interessantíssimos e inteligentes para ser consumidos! Ele tem razão no que fala, mas a gente sabe que no fundo ele também está com muito “mimimi”

  14. Sim ele está certo pela falta de criatividade afinal só vemos jogos de tiro, mas pensa bem a Nintendo todo ano também só relança titulos do Mario, Donkey Kong, Star Fox, Kirb, Metroid ou seja novas franquias nada….

  15. Eu curto muito jogos violentos mais concordo com ele, esta faltando algo novo, eu amo jogos da época medieval, Clássica (Grécia/Roma), e duas épocas que o Assassin’s Creed me fez criar gosto também Renascimento e escravidão, mais essas desgraças só criam jogos de FPS, e o pior com a mesma base. Call of Duty para mim é o mesmo jogo desde MW3, olhe o numero de FDS que foram lançados ano passado, e quantos deles inovavam algo?10% talvez até07, MAis mesmo assim temos séries que fazem a diferença ou faziam pelo menos, The Elder Scrolls, Gears of War (era algo novo nos 3 primeiros jogos), Assassin’s Creed (mesmo que estejam lançado vários recentemente, todos trocaram o cenário, evoluíram a jogabilidade, roteiro bem escrito, etc), etc. Resumindo não curto os jogos da Nintendo (Só Donkey Kong e os Resident Evil ofíciais dele), curto jogos com temática medievam, faroeste e etc. COM FOCO NA HISTÓRIA E NÃO NO MULTIPLAYER, saudade de titúlos como Shadow Of The Colossus,

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