Need For Speed Unbound acerta MUITO no gameplay, mas falta conteúdo – Análise | Review

Compartilhe

Em 2019, a EA Games e o estúdio Ghost lançaram Need for Speed Heat, que não fez tanto sucesso quanto poderia. O título era muito bom (na minha opinião), mas acabou sofrendo por conta dos diversos jogos da franquia que não tinham uma ideia concreta do que queriam ser. Afinal, Need for Speed precisa ser como os jogos de antigamente ou há espaço para novas ideias?

- PUBLICIDADE -

Need For Speed Unbound chega através de outro estúdio, a consagrada Criterion Games. Embora seja vastamente conhecida por Burnout, hoje já não é mais a mesma de anos atrás. As mentes brilhantes que trabalharam em Burnout não estão mais na empresa, mas a experiência com games de corrida e o DNA de um jogo frenético ainda é da Criterion. Dessa forma, será que Need for Speed Unbound consegue fazer jus ao que os fãs esperam da franquia?

A história vale a pena em Need for Speed Unbound?

Need for Speed Unbound se passa em uma cidade que transforma o game em um título de corrida de mundo aberto, como é Forza Horizon. A história gira em torno de uma oficina, em que um velho mecânico tem a tutela de uma garota chamada Yaz e o personagem do jogador, que pode ser um homem ou uma mulher. A oficina era próspera, até que um evento ocorre e muda tudo na vida de todos eles. 

- PUBLICIDADE -

Ainda que tenha algum peso narrativo e alguns diálogos bem interessantes, a história de Unbound não é nada especial. Infelizmente não existem momentos tão bons a ponto de prender o jogador, o que se torna algo realmente decepcionante. Mas já estamos falando de um jogo de corrida, será que a história realmente tem um peso tão grande?

Conheça Lakeshore City, a Chicago fictícia de Need for Speed Unbound

Need for Speed Unbond

Toda a história de Need for Speed Unbound rola em encontros de corridas. É necessário correr todos os dias da semana, de dia e de noite. Assim, você vai acumulando dinheiro, comprando carros e entrando em mais eventos. Cada encontro fica em uma posição do mapa e centraliza diversos tipos de atividades, seja corrida de rua, circuito, drift e outros eventos especiais. O mapa é bem parecido com o que a gente viu em Need For Speed Heat, mas claro, com outros traçados por se tratar de outro local. Além disso, existem diversos itens colecionáveis no mapa e, enquanto você está indo de um evento a outro, é possível procurar por cada um deles. 

No geral, a cidade é bem construída, mas não tem papel fundamental no jogo. Corremos em muitas pistas parecidas, até que possamos subir de nível e ir trocando de carros. Então, acostume-se com as pistas iniciais, você vai vê-las por muitas vezes. No geral, os itens colecionáveis são bem legais de procurar, e as atividades como radar, drift e outros também são desafiadores e exigirá os melhores carros. Então, mesmo quem já tenha feito todas as corridas da campanha, terá muita coisa pra fazer no mapa de Lakeshore. 

A progressão de Need for Speed Unbound vai te deixar preocupado

O sistema de dia e noite não é uma novidade, mas sim a maneira que Need for Speed Unbound trata da sua progressão. Você corre todos os dias da semana, adquirindo novas peças, dinheiro e carros, para então correr no sábado. Assim, na corrida de sábado, você vai se classificando para a semana seguinte, dependendo do seu nível. São 4 semanas únicas que o jogo possui, sendo a corrida da última semana a mais completa e complexa.

Muita gente vai achar a progressão complicada de se lidar, e ela é. Need for Speed Unbound não facilita para você. Ainda que outros jogos de corrida sejam focados na dificuldade, Unbound te dá poucas oportunidades de tentar novamente a mesma corrida com reinicializações limitadas, fazendo com que você tenha muito mais atenção à pista do que normalmente teria. 

No começo eu achei a progressão problemática, mas depois me acostumei bastante e percebi que faz parte do desafio do game. Ainda assim, vale notar que o jeito de se avançar na história de Need for Speed Unbound não é nada habitual e poderá sim te deixar muito irritado caso você não entenda a proposta do game, que é ser realmente difícil neste aspecto. Já as corridas são tranquilas, desde que você saiba o que está fazendo.

Cada nível é um tipo de inteligência artificial em Need for Speed Unbound

need-for-speed-unbound-2

Unbound traz algumas categorias de carros, como B, A, A+, S e S+. Ou seja, cada carro tem uma nota de acordo com seu desempenho. Você pode comprar carros ou jogar partidas que valem carros. No entanto, de um jeito ou de outro a dificuldade será alta. Mas existe um fator de dificuldade que poucos irão perceber no game e que está totalmente ligado ao nível do seu carro. 

Por exemplo, se você possui um carro que foi comprado na categoria B e está tentando evoluí-lo para o S+, você até pode conseguir deixá-lo em um nível alto de desempenho. Contudo, como a construção deste carro não é das melhores, o peso e o tipo de peças que ele pode comportar poderão deixá-lo abaixo do que os carros dos demais competidores são, pois se tratam de carros de nível superior. Assim, ao correr com um carro originalmente de categoria A, evoluído para o S+, pode ter certeza que a derrota estará formada.

Por diversas corridas eu chegava em segundo, pois era impossível alcançar o primeiro. Aquele tipo de inteligência artificial que mantém o carro da frente sempre a frente e nunca o faz errar. Cansado de perder dinheiro, já que em cada corrida você tem que pagar uma taxa para entrar, eu decidi jogar outras corridas de menor porte para acumular uma grana e comprar um carro originalmente de classe S. Só assim, com um carro “menos upado”, que a dificuldade de Need for Speed Unbound se ajusta. 

Embora tudo isso faça sentido, poderia haver um incentivo maior do próprio jogo para que possamos comprar ou ganhar carros. Mas o que se vê é uma dificuldade enorme de recompensar o jogador. Você nunca vai se sentir bem recompensado neste game.

Gráficos e som! O que Need for Speed Unbound nos apresenta?

need-for-speed-unbound-1

Comparando com Need for Speed Heat, Unbound consegue fazer um ótimo trabalho visual com diversos efeitos que transformam a imagem. Embora o jogo tenha sido lançado apenas para a nova geração e PC, existem momentos que parece que poderia ter chegado ao PS4 e Xbox One também. Mas a Criterion sempre frisou que a ideia que eles tinham para o jogo não caberia na geração passada. 

Sinceramente, não vi nada tão “nova geração” assim. Já os criticados e elogiados efeitos de desenhos realmente dividem a opinião da galera. Porém, eu gostei muito de tudo que a Criterion fez com o visual do game. Os efeitos coloridos trazem uma nova “vibe” para Need for Speed Unbound, e isso é importante para que o jogo tenha sua própria personalidade.

Além disso, é possível alterar que tipos de efeitos aparecerão, o que traz não somente um sistema de tunning para os carros, mas para os efeitos que os carros possuem. Eu realmente achei tudo muito bonito e na medida certa. No entanto, o único problema grave que vi nos gráficos são algumas partes do cenário que aparecem muito perto do jogador, como asfalto se construindo, alguns elementos como árvores e afins. São pequenos e ligeiros momentos que não atrapalham em nada. 

Já na parte sonora os efeitos são muito bons, com sons de batida de carros, polícia e muito mais a todo momento. A trilha sonora é que deixa a desejar, com músicas que não combinam com o game na maior parte das vezes – embora exista uma parceria grande entre a EA e o rapper A$AP Rocky, e ele até aparece no game!

Finalmente o gameplay! Need for Speed Unbound é um NFS raíz?

Quem jogou Need for Speed Heat vai se ver em casa em Need for Speed Unbound. Praticamente o jogo tem a mesma jogabilidade, com a adição de que existem alguns Takedowns “à lá” Burnout no jogo, principalmente contra os carros de polícia. E isso não é algo ruim, uma vez que Need for Speed, na maior parte das vezes, foi um jogo de Arcade, com curvas rápidas, drift e derrapagens. Porém, é muito bom ver que houve uma evolução notável no que Heat apresentava, deixando Unbound bem divertido. Assim, esqueça das leis da Física e entre com tudo nas curvas, derrape, mande um nitro e seja feliz.

O único problema do gameplay do jogo é, na verdade, um erro de design. A franquia sempre foi conhecida por trazer uma experiência acelerada e com atalhos, que deixavam o jogador sempre ligado ao traçado. Mas desde que Need for Speed tentou fazer como outros jogos de sucesso, inserindo pontos de controle na pista, a imaginação dos criadores para atalhos caiu demais. Até existem alguns atalhos nos percursos. Contudo, são raríssimos e não são legais de se aproveitar, não encaixam bem com a proposta – o que é uma grande pena, diante do histórico da franquia.

O modo Online de Need for Speed Unbound e o crossplay

Need for Speed Unbond

No momento que escrevo esse review, Need for Speed Unbound já tem 18 dias de vida. Lançado no dia 2 de dezembro, com crossplay entre PC, Xbox Series S|X e PS5, o que se esperava era um online agitado. Porém, apenas na primeira semana de acesso antecipado que Need for Speed Unbound contou com muitos jogadores, por conta das 10h de acesso do EA Play. Então hoje, ao buscar uma partida, a demora para formar um grid de largada é enorme. Além disso, existem poucos modos de jogo e corridas que também são bem repetitivas. 

Vejo este online como um modo preguiçoso que poderia utilizar melhor as mecânicas do jogo. Contudo, o crossplay funciona muito bem e é uma ótima maneira de unir a comunidade. No entanto, ainda que o jogo seja bom, a EA terá que se esforçar para trazer mais conteúdo no futuro para não perder ainda mais jogadores.

Conclusão: Need for Speed Unbound é tudo isso mesmo?

Need for Speed Unbond

Diante de tudo que falamos aqui, preciso reforçar que o gameplay de Need for Speed Unbound é muito bom e empolga demais. Mas a história é curta, tem um final extremamente preguiçoso – sem nenhum tipo de clímax – e os eventos de final de semana (dentro do calendário do game) não são nada demais. Além disso, o modo online carece de conteúdo assim como o single-player. 

O que realmente segura Need for Speed Unbound é seu gameplay, o senso de velocidade, os efeitos diferenciados e os carros. Infelizmente (neste momento) o jogo não é nenhum destaque de lançamento, mas é no gameplay onde brilha realmente. Sabendo disso, você poderá fazer sua escolha se dá ou não oportunidade ao novo NFS. No futuro, a EA tem tudo para melhorar o jogo e transformar a experiência. Porém neste momento, Need for Speed Unbound é nota 7.

Por fim, o que você achou desta análise? Comente abaixo e compartilhe conosco sua opinião! Em seguida, não se esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube e seguir o Combo Infinito nas redes sociais para mais notícias FacebookTwitterInstagram.

Em seguida, veja as últimas notícias:

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”