Nintendo explica porque você não jogará Mario em seu celular tão cedo

Compartilhe

nintendo-jogos-mario-no-smartphone-e-celular

nintendo-e-smartphonesO presidente da Nintendo, Satoru Iwata foi perguntado novamente sobre porque a empresa não lança seus jogos para o mercado de smartphones e tablets, visto que a Big N passa por dificuldades para obter lucros com o Wii U e o mercado de mobiles é o mais lucrativo no momento quando o assunto são os games. Iwata foi direto ao ponto, mais uma vez valorizando o que a Nintendo tem de melhor, suas franquias.

- PUBLICIDADE -

“O mercado de smartphones é provavelmente o mais competitivo no momento, ainda mais que o mercado de consoles”, disse Iwata ao site Bloomberg. “Nós estamos no mercado de consoles há 30 anos, e não acho que podemos simplesmente transferir tudo isso para o modelo de negócios dos smartphones.”

De acordo com dados obtidos pelo Bloomberg, os lucros alcançados com jogos para iOS e Android foram muito maiores do que os números do 3DS e do PS Vita em 2013.

Então naturalmente, você pensa que Mario, Zelda, Donkey Kong e qualquer outra franquia que só vemos nos consoles da Nintendo quando lançados nos smartphones, trariam grande lucro para a empresa e a tiraria da situação complicada que ela se encontra há algum tempo. Porém Iwata diz que esse tipo de mudança poderia comprometer outros negócios da Nintendo. Ele afirmou que se um dia a BIG N entrar no mercado de mobiles, as vendas obtidas com os jogos nunca poderiam ser o pilar que a Nintendo espera de seus negócios.

- PUBLICIDADE -

nintendo-e-smartphones-02Iwata ainda disse que ele precisa ver um exemplo de jogo que saiu do console e foi para o mercado dos mobiles e que tenha gerado um lucro alto por um grande período de tempo. “Nossos games como Mario e Zelda são criados para nossas máquinas de jogos, então se transferirmos estes títulos para os smartphones como eles são hoje em dia, os consumidores não ficarão satisfeitos,” disse Iwata. “Se os consumidores não estão satisfeitos com a experiência, isto faz cair o valor do nosso produto”, concluiu Iwata.

Em outra entrevista concedida há algum tempo ao site Gamespot, Iwata disse entender que os smartphones estão crescendo em popularidade como uma máquina para jogos, mas disse também que isso não quer dizer que os consoles um dia vão morrer. Defendendo a estratégia que a Nintendo adota há décadas, Iwata disse que qualquer benefício a curto prazo que a Nintendo venha a conseguir ao lançar suas franquias para o mercado de mobiles, não valerá o risco de prejudicar a sua política de longa data de oferecer suas franquias unicamente para dispositivos que a própria empresa produz.

Apesar do que a Big N dá a entender, a empresa não é totalmente contra os smartphones, mas está sendo cautelosa para levar seus produtos até esse novo mundo. Inclusive ela anunciou nesta semana que Mario Kart 8 contará com um aplicativo para o mobiles, que transmitirá as corridas disputadas no Wii U. O Aplicativo é o Mario Kart TV. Saiba mais clicando aqui.

nintendo-e-smartphones-03Acho as palavras de Iwata bastante sábias. A Nintendo está viva há tanto tempo no mercado justamente pela sua política de valorização de conteúdo. Já saíram deste mercado diversas empresas, e a SEGA que um dia concorreu com a própria Nintendo não viu fortunas ou grande sucesso como uma desenvolvedora de software apenas. Sonic perdeu muito valor durante os últimos anos e somente agora, aos poucos e com alguns jogos de qualidade é que ele torna a ver bons resultados. Mesmo com tanta aversão, ainda acho que a Nintendo está correta no que faz, apenas precisa parar de lançar um console que nunca está de acordo com a geração que ele quer estar. O Wii U é o console que deveria ter combatido o PS3 e o X360 e ter sido lançado na mesma época deles, pois contra o PS4 e o XOne ele não terá chances.

Você acha que a Nintendo está perdendo tempo por não entrar no mercado de mobiles? Seria a salvação da empresa? Deixe seu comentário abaixo e vamos discutir este assunto que há tanto tempo perdura no mercado de games!

Compartilhe

4 respostas

  1. Iwata ta corretíssimo, a Nintendo tem seu público, a exploração do mobile não pode ser para concorrer com seus consoles e sim com elementos paralelos ou complementares, dentre todos os seus concorrentes nos anos 80 e 90 foi a única que sobreviveu.

  2. Pelo jeito a Nintendo vai afundar agarrada às suas preciosas franquias. Todas as decisões que a empresa tomou desde o uso de cartuchos no Nintendo 64 parecem estar levando a empresa ao desastre, mas os executivos japoneses são orgulhosos demais para voltar atrás… e a Nintendo continua se recusando a enxergar a realidade de mercado, ficando uma geração atrasada em relação as concorrentes. Agora isso também parece estar acontecendo em relação ao mercado de jogos para celular, uma tendência que só a orgulhosa Nintendo poderia ignorar. O Nintendo DS não é mais a maior plataforma para jogos portáteis e o PS Vita não é mais o maior concorrente da Nintendo…

  3. Caras…. pago 150 mangos num jogo de console se for bom, mas nunca paguei 1 real num jogo se smartphone. Nao por preconceito, mas justamente pq os jogos de smartphone sao “behavoristas” demais, sao lucrativos porque nos distraem, mas sao pobres demais em conteúdo e criatividade.

    E, de fato, até o momento os unicos jogos de android que tive vontade de jogar (e nao joguei porque a jogabilidade no touch é uma m***, é o Zenonia , Immortal dust, e outros rpgs que sao basicamente uma copia do que era feito nos consoles anos atras. Ou seja, eu estava procurando justamente o que nao vejo mais nos consoles! De resto, sao so joguinhos pra esperar fila de banco e distrair de conversas chatas! Agora, se os jogos sao casuais, a jogabilidade sem joystick é limitada, e a maioria do gameplay baseia-se em jogatinas de 3 minutos, entao nao tem mesmo nada a ver com o mundo dos games em que a Nintendo e Nós crescemos, com controles ágeis, jogos cada vez mais ricos e complexos. No smartphone, raros sao os jogos que vi, que nao se baseiam em repetição e compulsividade.

  4. Taí por que eu admiro tanto a Nintendo, apesar da má fase, ela mantem sua proposta inicial pra não se contradizer e perder seu público, é certo que ela vem de um atraso se comparar com seus adversários (digo pela parte gráfica e no hardware, por que em inovação, pra mim mantém-se pioneira), eu acompanho a nintendo desde o Super Nintendo, que foi meu primeiro video game, tive nintendo 64, tive Game Boy, Game Boy Advance, Wii e um 3DS, apesar de não jogar tanto o Wii hoje em dia, (tenho também um 360 e seria hipocrisia querer dizer que estão no mesmo patamar) foram seus jogos exclusivos e a satisfação que tive com a empresa durante todos esses anos que me fez adquirir o console, pretendo ter um XOne ou um P$4, mas é certo eu comprar um WiiU também, não por achar que sua plataforma esteja atrasada ou adiantada, mas por pensar exatamente que um jogo não é feito só por gráfico, e sim pelo que pode lhe proporcionar, tive Mario Kart em todas as plataformas, tive pokémon em todas as plataformas, zelda, mario, metroid e etc… e pretendo continuar tendo e prestigiando seus consoles, estando ou não na geração mais correta, espero sinceramente que ela consiga se recuperar na geração futura ou na próxima, mas fã e admirador de verdade da Nintendo não vai se abalar apenas com isso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”