Resident Evil 3 é um ótimo game, mas pisa na bola | Análise

Resident Evil 3, Resident Evil

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Resident Evil 3 foi um marco no mundo dos games. Mas como a nova versão se sai?

Quando pensamos em jogos queridos que marcaram uma época no passado, a nostalgia é forte. Mas quando falamos de Resident Evil 3, existem muitos outros sentimentos e símbolos envolvidos. Lançado em 1999, o jogo trazia Jill de volta, após sua incrível estreia em Resident Evil de 1996. Porém o que mais marcou em RE3 foi o conjunto completo da obra. O game se passava ao mesmo tempo que RE2, trazia cenários completamente diferentes, uma vez que os anteriores se passavam em locais fechados. E por fim, nos apresentou um dos maiores vilões dos games: Nemesis.

Logo, recriar essa sensação aos moldes de hoje seria um grande desafio e risco. Aquilo que começou como um Remake em Resident Evil 2, tornou-se uma reimaginação para que a Capcom pudesse ficar livre para criar. Assim, os novos projetos não precisariam ficar engessados ao que o original era. Além de recriar a atmosfera e jogabilidade, a empresa adaptou e alterou bastante coisa. Em RE2 Remake tivemos um jogo bem parecido com o original, alterando a maneira que a história é contada – para pior. RE3 vai além, ao mesmo tempo que vacila com grandes momentos que não deveria ter vacilado.

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Assim, o conceito de Remake aqui deve ser deixado de lado. Mais do que nunca, estamos diante de uma reimaginação que poderá agradar ou não.

Afinal, do que se trata RE3?
RE3

Após os acontecimentos na mansão do primeiro jogo, Jill precisa fugir de Racoon City, que virou o centro da epidemia do T-Vírus. Ao mesmo tempo, a Umbrela criou uma arma biológica capaz de receber instruções muito maiores que um Tyrant comum, e mandou para Racoon City a fim de eliminar todo o esquadrão dos S.T.A.R.S., que barraram os planos da empresa no primeiro game. Como na cidade só existia Jill e Brad desse esquadrão, Nemesis focou em Jill após eliminar Brad. Então o jogo se resumia a Jill tentando sair de Racoon, enquanto Nemesis tentava impedir que isso acontecesse. 

Ao mesmo tempo, um grupo supostamente de resgate, o UBCS, foi enviado para a cidade. É quando conhecemos Carlos, Mikhail, Nicholai e muitos outros. Carlos se torna um aliado valioso e Nicholai um grande vilão. Tudo isso é recriado em Resident Evil 3 em sua reimaginação, ganhando mais profundidade em todos os aspectos.

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Resident Evil 3 precisava dessa reimaginação?
Resident Evil 3 comparação gráfica e de gameplay PS1

Resident Evil 3 continua muito atual, mesmo com os controles de tanque que a franquia sempre teve. O jogo era dinâmico, cheio de segredos, momentos de tensão, backtracking (aquele formato de gameplay que lhe obriga a voltar o cenário para buscar itens que eram impossíveis de pegar antes) e claro, o Nemesis. O sucesso que o jogo fez na época não foi à toa. É para mim o melhor Resident Evil de todos. Mas sim, eu acho que mesmo assim, a reimaginação era necessária. O remake de RE2 mostrava que seria algo natural até.

Nemesis foi um inimigo e personagem que precisava atingir uma nova audiência e unir isso ao que RE2 Remake conseguiu criar poderia tornar o projeto um marco. A Capcom prometeu até que o novo Nemesis seria implacável, ainda mais perseguidor. Comparando com o Mister X, ele seria muito pior. Assim, tudo que vimos do novo Nemesis parecia ser realmente algo diferenciado de tudo até aqui. Mas o resultado final pode ser aberto para muitas interpretações.

Resident Evil 3 faz jus ao jogo original e todo o seu legado?
Resident Evil 3 Remake Nemesis na Safe Room, viagem rápida e Carlos jogável

Resident Evil 3 tem exatamente a mesma base de gameplay do Remake de RE2. Adicione apenas a esquiva de Jill, que traz uma nova dinâmica ao game e é fiel ao jogo original. Contudo os consumíveis capazes de nos fazer escapar dos zumbis não existem mais. Agora as facas não quebram e carregamos uma só o jogo todo. As granadas de luz e fragmentação são usadas em momentos estratégicos. Racoon City é o nosso cenário e foi expandida se compararmos com o título de 1999. Visualmente o jogo é embasbacante, de um esmero ímpar, com reações incríveis dos personagens tanto em movimentos quanto em expressão facial. 

O som é extremamente bem trabalhado. Embora estejamos em locais abertos, o som incomoda o jogador, fazendo a gente andar com cuidado, prestando atenção em tudo. As vozes dos personagens são de suma qualidade para manter todo o clima de filme que a Capcom queria trazer com Resident Evil 3. E conseguiu.

Podemos dizer que RE3 consegue capturar toda a essência do que era o jogo original. Entrega uma experiência parecida em uma comparação rápida. Certamente os jogadores mais novos, que nunca jogaram o game original, terão uma grande aventura pela frente. Mas quem jogou e joga até hoje RE3 de 1999 poderá se frustrar com algumas coisas, como Nemesis e localidades que foram cortadas do jogo.

Então o Nemesis é um problema em Resident Evil 3?
Resident Evil 3

Podemos dizer que sim e não. O novo Nemesis continua implacável, usa armas ainda mais pesadas que o original, e já vem com seu tentáculo de fábrica. Antes, esse tentáculo era parte de uma transformação. O personagem é grotesco, bota o terror na vida de Jill logo na abertura maravilhosa do jogo. Agora temos momentos ainda mais bem trabalhados quando encontramos o Nemesis como um chefe. Já na cidade, ele vem no meio dos zumbis e transforma o mortos vivos em um criaturas mais poderosas ainda. Tudo para atrasar Jill e conseguir eliminar a policial.

Contudo, os momentos de perseguição em que realmente Nemesis é um problema, são pequenos. Basicamente ali pelas primeiras 2 horas de jogo. Portanto, estes momentos existem, são bem feitos, mas ocorrem por muito menos tempo do que todo mundo que jogou o game original esperava. A promessa de que Nemesis seria um grande problema para o jogador é cumprida pela metade, já que depois ele volta a nos perseguir, mas em momentos scriptados, onde o jogador não tem controle sobre a situação e deve seguir correndo do Nemesis. No original, além das escolhas, que não existem mais, era possível enfrentá-lo de formas distintas e até conseguir itens raros. Aqui só é possível em alguns momentos.

Eu até fiz alguns experimentos, tentando explorar mais dos combates com Nemesis. Mas realmente são momentos que devemos seguir o fluxo do jogo. Embora sejam momentos muito bem trabalhados, não condizem com o que a Capcom dizia que faria, e muito menos com a promessa de que o Nemesis seria implacável. Ele é, se jogarmos no difícil, e talvez essa seja a grande sacada para se divertir mais com Resident Evil 3.

Resident Evil 3: Carlos Edition?
Resident Evil 3

RE3 é bem diferente em vários aspectos em comparação com o original. Muitas coisas ficaram melhores e outras não. Mas um dos personagem que ganhou uma nova personalidade e roupagem foi Carlos. Se há um detalhe positivo aqui é ele. Carlos definitivamente rouba a cena em vários momentos, tem grandes trechos de gameplay e forma uma baita dupla com Jill. Ele poderia até mesmo ter seu próprio game que seria muito pertinente.

Em termos de gameplay, Carlos é um pouco diferente de Jill. Ao invés de ter uma esquiva, ele dá uma ombrada afastado os inimigos. Então, quando esse movimento é executado perfeitamente, diferente de jill, que abre uma oportunidade para atirar na cabeça do inimigo em câmera lenta, Carlos derruba os monstros com um grande soco. 

Outra grande diferença está no arsenal de Carlos. Ele é quem carrega uma metralhadora com um grande poder de fogo e muitas granadas, uma vez que ele é quem enfrenta os Hunters em suas primeiras aparições dentro do game. Assim, a reimaginação de RE3 também reimagina Carlos, e acerta em cheio no novo personagem.

E a Jill de RE3 Remake, como está?
RE3

Outro grande ponto positivo de RE3 Remake ou a reimaginação é a nova Jill. Cheia de personalidade, a personagem é melhor que a original em todos os sentidos, talvez seja a melhor Jill já feita. No começo do jogo a gente vê o quanto a mente da personagem está abalada com o que ela viveu na mansão, mas principalmente com o que ela precisaria enfrentar agora em Racoon City.

Assim como Lara Croft no reboot de Tomb Raider, Jill é uma personagem que sofre nas mãos de Nemesis de todas as maneiras. Por mais que os momentos de perseguição não sejam tão grandes, todas as cenas que Jill encontra Nemesis ela escapa da morte por um triz. Mas também mostra que ela é uma sobrevivente, uma guerreira, alguém difícil de se abater. Algo que Carlos mesmo define como primordial para o momento que eles vivem juntos em Racoon City. Jill reimaginada é fiel ao que a personagem sempre foi e não vejo a hora de a Capcom fazer um novo jogo com ela. 

Mas afinal, o que Resident Evil 3 traz de novidades?

Embora vacile com locais importantes que ficaram de fora do jogo final, Resident Evil 3 faz bonito nas novidades. O jogo não é muito longo, tendo aí um total de 8-10h de gameplay dependendo do jogador. Mas é o suficiente para colocar novas batalhas contra o Nemesis, momentos inéditos ou recontados da história, novos locais e novos inimigos. Ou inimigos já conhecidos, com uma nova roupagem.

Os Zumbis são os mesmos de RE2 Remake. Os cachorros fazem uma ponta no game. Temos o Hunter Gamma, que é praticamente o inimigo mais perigoso depois de Nemesis, e o Hunter habitual, que se parece bastante com os que a gente viu no remake de RE1, com um novo visual. 

Algumas das novas batalhas com o Nemesis e suas cenas que antecedem o combate, assim como as que a gente vê ao terminar as lutas, são de grande valia para a experiência. Ainda que o jogo original fosse bem voltado para a ação, a reimaginação tem ainda mais momentos que parecem um filme de Hollywood. Resident Evil 3 flerta bastante com o que foi o Remake do 2, mas tem uma grande influência do que vimos em RE4, 5 e 6 no que diz respeito a ação.

Afinal, Resident Evil 3 Remake, ou a reimaginação, vale a pena?

Sem dúvida alguma estamos diante de um grandioso game. Contudo, são notáveis as adaptações ou cortes que foram feitos para que o jogo ficasse como a Capcom queria. Fico em dúvida como será a recepção dos fãs mais fervorosos, que certamente não gostariam de ver diferenças na experiência final. 

A sensação que tenho é que a Capcom acabou criando um hype muito grande em cima de tudo que os fãs queriam ver e no final das contas isso pode se virar contra ela mesma. Mas ao mesmo tempo, é inegável que RE3 é um jogo extremamente bem produzido, possui altos momentos memoráveis e o Nemesis tem sim um papel importante nessa experiência, ao lado de Racoon, Jill e Carlos, que formam todas as grandes lembranças que tivemos em 1999.

Assim, quem jogar o novo game de cabeça aberta, aptos a novidades e mudanças, terão uma experiência quase nota 10. Já quem jogar esperando ver ou reviver tudo que vivemos em 1999, poderá se decepcionar. Contudo, uma coisa é fato, as duas experiências são válidas, tanto a do jogo original quanto a da nova versão. Mas certamente o verdadeiro RE3 continua sendo o que conhecemos há quase 21 anos. 

*Nossa análise foi realizada com o game rodando no PS4 e PC, com keys fornecidas gratuitamente pela Capcom. RE Resistance será tratado em um review separado, mas faz parte do pacote, não é um jogo separado.

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4 respostas

  1. Fiquei incomodado só com a parte que vc diz que se joga longos pedaços com o Carlos. Em termos de %, como você diris que ficou distribuído tempo que se joga entre Jill e Carlos. Esse era pra ser um jogo 85/15 Jill/Carlos.

  2. Essa é a verdade!!!! Esse ano está kbuloso!!!! Joguei RE 3 e zerei no mesmo dia, parece piada!!!! Sobre RE 3 Remake, não ia falar…mas fiquei um pouco decepcionado sobre determinados eventos, jogo curto e um Nemesis que só tem tamanho…faltou mais agressividade e a versaõ Nemesis do PS1 dá mais medo!!!! Para a geração atual é questão de gosto e gráficos reais!!!! Na era PS1 lembro que não tinha toda essa facilidade em terminar jogos no mesmo dia…dependia de revistas, dicas, conversas com amigos de locadoras e era o ano todo jogando os clássicos!!!! Fato é que alguns meses ninguém vai estar jogando RE 3 Remake…infelizmente os jogos de hoje em dia estão virando moda ou modismo!!!! Bons tempos de antigamente!!!! Boa quarentena a todos!!!! valeu!!!!

  3. Sou fã dos primórdios RE!!!! Bons tempos!!!! Fiquei decepcionado com essa versão…é um jogo novo com cara de Remake, essa é a verdade!!!! jogo curto, rápido e que todos praticamente zeraram no mesmo dia e em algumas horas!!!! Antigamente era a semana toda para zerar RE 3 do PS1!!!! Para a geração atual é show…show de gráficos, realidade, explosões, ação, etc!!!! Para quem jogou muito RE 3 do PS1 entende o que eu digo sobre essa estória de jgo reimaginado, fala sério!!!!! valeu

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