Resident Evil 4 Remake é o que todo mundo esperava e muito mais

Resident Evil 4 Remake Capcom

Compartilhe

Resident Evil 4 Remake é o mais novo jogo da Capcom. A desenvolvedora japonesa segue a história de Resident Evil com os jogos na câmera em 1ª pessoa e está recontando seus clássicos, em formato de Remake, em 3ª pessoa. Isso já foi feito com o Resident Evil 1, RE2 e mais recentemente com o RE3. Esse último causou grande desagrado aos fãs do game original e muito disso é por não representar de maneira fiel passagens importantes no jogo. Pois bem, ao que tudo indica, a Capcom fez bem a lição de casa e buscou corrigir o que fez nos anteriores, mas deu certo?

A era dos Remakes veio pra ficar

- PUBLICIDADE -

Hoje em dia a indústria de games vive uma abundância de gêneros e títulos dos mais diversos possíveis. Mas é importante dizer que muitos podem não funcionar comercialmente, o que é um grande desastre, uma vez que os jogos estão custando cada vez mais caro. Pois bem, uma alternativa para apelar para o consumidor é o Remake. Jogos de franquias amadas sendo refeitos ocupam uma parcela importante do mercado.

Assim sendo, a Capcom é uma das grandes que levanta essa bandeira. Lá em 2002 já estava fazendo o Remake de RE1, mais recentemente, emplacou seguidamente 3 desse modelo, RE4 sendo esse último. Acontece que para um Remake ser relevante e válido, é importante que o desenvolvedor atenda algumas expectativas dos fãs.

1- Capturar a essência do jogo original;

- PUBLICIDADE -

2- Modernizar o gameplay e visual;

3- Adicionar coisas relevantes para o cara que jogou o original ter a sensação de que está jogando algo realmente novo.

E isso, meus amigos, a Capcom cumpriu.

Resident Evil 4 Remake e o Las Plagas

resident evil 4

A história do game, diferente dos anteriores, se passa na Europa. A filha do Presidente dos Estados Unidos, Ahsley Graham, foi raptada. Leon S Kennedy, protagonista de RE 2, foi designado para salvar a garota. A partir daí, Leon percebe que algo está muito errado naquele local e desvenda vários mistérios relacionados a experiências com o parasita Las Plagas. Esse parasita funciona de maneira diferente do vírus original. Ele é muito mais perigoso, muito mais “eficaz” e muito mais resistente.

Na busca pela garota, Leon passa por vilarejos, minas abandonadas, castelo, pedreiras, cavernas, laboratórios e todo tipo de ambiente que os Survival Horrors nos proporcionam desde que o tempo é tempo.

A história continua muito semelhante a original com algumas adições muito importantes e um final que vai te deixar com a pulga atrás da orelha.

Agora Resident Evil 4 Remake tem dublagem

Resident Evil 4

Se havia um sonho  nos gamers do início dos anos 2000 era que o jogos viessem dublados. Pois bem, a Capcom, uma das que aderiu a esse movimento (de maneira tardia, mas aderiu) de trazer suas obras dubladas e fez um bom trabalho. RE4 Remake tem vozes muito interessantes para seus principais personagens. Todas com bastante personalidade, o que te fará curtir o jogo muito mais.

Já a trilha sonora também não deixa a desejar. Músicas muito bem produzidas e condizentes com os ambientes e, certamente, quando há batalhas ela traz aquele sentimento de urgência e tensão.

Gráficos e ambientação de RE4 Remake

Resident Evil 4

O visual do jogo está fantástico. Modelos, cenários, iluminação, sombra e texturas estão impecáveis. No modo gráfico, o Ray Tracing é habilitado e deixa tudo mais bonito e realista. Porém, se você jogar no modo performance, assim como eu, não vai ser muito prejudicial, pois o game continua muito bem polido e fluido. Alguns momentos do cenário, apenas, as texturas demoram pra carregar, mas é muito rápido.

Outro ponto a destacar é a performance que tem uns engasgos, mas é tão raro que dá pra dizer que a Capcom otimizou bem demais esse game. Lembrando que joguei apenas a versão de Playstation 5. Ainda não sabemos como está a versão nos outros consoles.

Há mais variações de personagens. As pessoas da vila agora estão bem mais detalhadas, variadas e com muitas ações de ataque.

Finalmente o Gameplay

Resident Evil 4

O gameplay realmente brilha nesse jogo. Aqueles que são mais saudosistas irão curtir demais. Já aqueles que jogarão pela primeira vez, saberão o que um survival horror tem de melhor.

RE4 Remake tem algumas adições e modernizações. Agora a mala de guardar seus itens é customizável e você pode colocar pingentes que trarão vantagens. Esses pingentes são provenientes daquele mini game de tiro ao alvo que o jogo original também tinha.

Outra adição importante é a faca como objeto de ataque e, agora, de defesa. A faca pode bloquear objetos e até contra-atacar depois do parry, deixando o inimigo atordoado. As batalhas ficaram mais interessantes e dinâmicas com essa adição.

Enfim, pra encerrar as adições de gameplay mais significativas, as side-quests estão presentes pra valer. Você encontra os bilhetes azuis com algumas tarefas a serem cumpridas. Caso você consiga completar, ganhará jóias do mercador e terá uma parte das vendas especial pra essas mecânicas. As side-quests estão em grande quantidade, mas repetem demais. Por exemplo: Aquela feature do jogo original, de estourar os medalhões azuis, tem mais de 5 vezes no jogo. Outras de matar alguns bichos também se repetem. Por outro lado, há algumas batalhas especiais dessas missões paralelas que são bem legais.

Vale destacar que as boss battles ficaram muito melhores, mais desafiadoras e mais recompensadoras.

E a Ashley?

Resident Evil 4: Remake

A Ashley, que era uma grande reclamação do game de 2005 ainda tem seus momentos irritantes, mas está muito melhor. Assim como no original, a gente tem algumas momentos de gameplay com ela. A jogada é muito rápida, mas é bacaninha. Até acho que poderiam colocar um pouco mais de complexidade, talvez mais voltado pra puzzles, mas é importante dizer que o gameplay dela não está perfeito, mas está melhor.

Concluindo

Resident Evil 4 Remake é, certamente, o melhor Remake da Capcom e um dos melhores do mercado. O jogo possui tudo o que considero importante numa reimaginação de um jogo. Um visual impecável, a essência do jogo original e as adições. Tudo isso está presente de maneira muito bem construída. Uma história igual a anterior com adições e uma GRANDE surpresa; Gráficos insanos; Gameplay delicioso; Enfim, um jogo que foi memorável ganha um Remake a altura. Nota 9,5.

Confira logo abaixo a nossa análise em vídeo no canal do Youtube do Combo Infinito.

Compartilhe

2 respostas

  1. Texto muito bom Alê. Ansioso para jogar esse remake, espero que ele supre minhas expectativas.

  2. Fala Alê, o RE 1 não é terceira pessoa, é só um HD Remaster como eles chamaram (acrescentaram coisas, mas permaneceu deveras fiel ao clássico em boa parte do game, inclusive na câmera), apenas o 2 e 3 foram Remake de fato em acrescentar, remover, expandir coisas que antes não tinham e acrescentarem a câmera em 3ª Pessoa.
    Abraços.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”