Sackboy: Uma Grande Aventura é a evolução criativa da fórmula Littlle Big Palnet | Análise

Sackboy Uma Grande Aventura

Compartilhe

Sackboy protagonista

Por anos, Sackboy esteve presente na franquia Little Big Planet. Essa grande franquia da PlayStation encantou muitos jogadores por sua premissa criativa onde você (jogador) se aventurava com Sackboy e outros personagens em cenários engenhosamente criados. Assim, LBP trazia consigo cenários já criados e possibilitava a criação de novos níveis feitos por nós jogadores. Em consequência, esta ideia criativa culminou em Dreams

Deste modo, todos os títulos estavam atrelados a três pilares: jogar, criar e compartilhar. Assim, a franquia não tinha um personagem – até tinha, Sackboy, mas ele não era desenvolvido para o intuito de um protagonista e sim de um avatar para se jogar. Portanto, após o lançamento do terceiro título da série, Big Little Planet 3, lançado em 2014, a Sumo Digital, após 6 anos retorna ao universo de Little Big Planet para apresentar uma aventura exclusiva de Sackboy. 

- PUBLICIDADE -

Assim, Sackboy: Uma Grande Aventura é uma espécie de spin-off ambientado no mesmo universo da franquia Little Big Planet. Desta vez, Sackboy ganha o protagonismo em uma aventura cheia de roteiro. Em suma, o título chegou ao PS4 e ao PS5 no dia 12 de novembro de 2020.

Afinal, será que a grande estreia do boneco de pano da franquia LBP conseguirá trazer uma experiência superior aos títulos da série? Eu me chamo João Antônio e confira minha opinião em mais uma análise do Combo Infinito.

Salve os Saquianos

Sackboy estava bem e despreocupado em seu lar – morada dos Saquianos. No entanto, Vex – um ser mítico – invadiu a calmaria de seu planeta e sequestrou todos seus amigos para trabalharem em seu plano maligno de corromper o Artemundo –  uma Terra de pura imaginação e sonho. Assim, o plano de Vex é transformar este lar feito de imaginação e criatividade em um local sombrio e desolado. Logo, Sackboy, como o único sobrevivente, terá a função de salvar seus amigos e impedir Vex de seu plano maligno.

- PUBLICIDADE -

Sackboy

A trama é a mistura perfeita do simples com o cômico.  Assim,  cada um dos seus envolvidos (NPC’s) tem seu carisma. Portanto, viajar pelos os cinco reinos de Sackboy: Uma Grande Aventura é uma viagem para universos super criativos e com personagens carismáticos que nos conquista com seus diálogos engraçados e simples.

Em contrapartida, trazer este roteiro trabalhado – mesmo de forma trivial – é uma inovação dentro da franquia que, até então, não se importava em uma história desenvolvida para seus jogos. Em resumo, ter Sackboy como protagonista é gostoso de acompanhar e isso destaca ainda mais a relevância do personagem dentro da família PlayStation. 

Uma mistura envolvente de Super Mario com Crash

A primeira impressão que você vai ter ao jogar o título é um espectro de Super Mario e Crash Bandicoot. Esta influência transparece em todo o design do “mundo do game”, bem como nos levels design dos cenários. O mundo do game segue o modelo do clássico Mario com locais bloqueados e que ao longo das fases vão se desbloqueando. Esta progressão clássica, bastante usada em games de plataforma, também é figurada no título da Sumo Digital. 

Partindo para as fases, cada estágio lembra muito Mario Paper e é tão desafiante como Crash, embora seja bem mais 3D do que o game do marsupial. Na verdade, o game é uma mescla de 2.5D e 3D com estágios desafiantes e criativos – coisa que só a Sumo sabe fazer de melhor. 

De todo modo, embora Sackboy: Uma Grande Aventura tenha estas influências, o game consegue ser autêntico com aquilo que os games da franquia Little Big Planet fizeram de melhor, a criatividade. E esta dádiva genuína da Sumo Digital se fez ainda mais presente neste título que não pertence a franquia LBP. 

Se a franquia Little Big Planet trouxe cenário super criativos, Sackboy: Uma Grande Aventura eleva este nível.

Se tem uma coisa que me encantou dentro do game é sua imensa e ilimitada criatividade. É incrível como o game consegue entregar em cada um dos mapas, presente nos cinco reinos, cenários criativos, únicos e diversificados. Cada nível tem suas características que representam cada um dos inimigos do ambiente. Se o cenário é de gelo ou com fogo, por exemplo, tudo será personalizado desta forma. 

Ademais, embora alguns cenários apresentem um level design semelhante, sempre haverá uma mecânica criativa para desmistificar o senso de repetição das fases. Estas mecânicas vão desde andar sobre as paredes até formas criativas de coletas de itens. Por fim, além das fases criativas e desafiadoras, temos desafios em cada um dos mapas dos mundos para serem concluídos. Esta fugida do foco principal roubará muito do seu tempo, que em troca lhe oferecerá recompensas satisfatórias. 

Complete as missões ao som de ótimas playlists

Uma das melhores coisas, além de presenciar cada novo estágio, é concluir as missões ao som de grandes sucessos da cultura pop. Sackboy: Uma Grande Aventura nos proporciona uma gama de músicas das mais conhecidas e de todos os estilos. Já imaginou desbravar os criativos cenários do game ouvindo “Uptown Funk” de Bruno Mars? Pois bem, Bruno Mars e outros artistas, e suas respectivas músicas, dão um brilho a mais nessa versão alternativa de Just Dance.

E quem disse que o Brasil ficou de fora dessa? Em um determinada missão dentro do game – que representa muito a cultura dentro do nosso país – a música “Baianá” do grupo Barbatuques é tocada e o sentimento de reconhecimento por nossa cultura é demonstrada dentro do jogo. Enfim, não há como não se sentir homenageado. Portanto, este mix musical dentro do título enriquece ainda mais a jogatina que já surpreende por ser criativa. 

Ainda há muito para se fazer após concluir a história principal

Se você pensa que sua jornada no game acaba após concluir as missões do modo história, está enganado. O título traz consigo inúmeros estágios não colocados dentro da trama principal, colecionáveis e desafios que irão te ocupar por muitas horas. E o melhor disso tudo é que, como já mencionei, tudo será novo, pois nenhum dos cenários se repetem. Logo, seu replay dentro do game é repleto de atividades extras que trazem uma experiência diferente das que você já jogou. 

Afinal, Sackboy: Uma Grande Aventura é tudo isso mesmo?

O mais novo título da Sumo Digital é uma grande obra-prima que expande tudo que conhecemos com a franquia LBP. Esta evolução se dá em várias vertentes, desde visuais até em mecânicas. O título é uma mescla de criatividade em alto nível e com adições positivas que só enriquecem a jogatina.

Em suma, se você jogou os três Little Big Planet, a jornada solo de Sackboy é uma aquisição mais do que recomendada. E se você ainda não jogou nem título deste universo, é uma ótima chance de você se aventurar neste mundo feito de papel e cheio de criatividade. 

Quanto ao Sackboy, este título pode ser o primeiro game de uma nova franquia dentro da PlayStation e quem sabe o “fofuxo” mascote venha ser o que o Mario é para a Nintendo.

Confira mais análises clicando aqui.

Compartilhe

- PUBLICIDADE -

Uma resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”