Saiba quais são as 3 melhores razões para jogar Board Games

Compartilhe

Considerando que estamos cercados 24 horas por dia por todo tipo de equipamento nos dando acesso quase instantâneo a toda forma de entretenimento imaginável, você pode achar estranho que alguém esteja recomendando algo que pareça tão velho e ultrapassado quanto um jogo de tabuleiro. Mas saiba que há bons motivos para considerar Board Games hoje como uma alternativa para o seu entretenimento, por exemplo…

3- Jogos modernos e ágeis

Se todo o contato que você tem com Board Games é composto de coisas como War, DetetiveBanco Imobiliário e similares, eu devo dizer que tenho boas notícias. Os exemplos acima foram baseados em jogos extremamente antigos (Banco Imobiliário foi inspirado em Monopoly, criado em 1934 – literalmente antes da Segunda Guerra Mundial), e estes tinham grandes falhas em seu design. Pouca interação entre participantes, péssimo equilíbrio de jogo, duração indeterminada, muita dependência de sorte e capacidade de tomada de decisão limitada por parte do jogador são só alguns exemplos. Os jogos funcionavam tão mal que a piada recorrente era que eles não terminavam quando alguém ganhava, mas sim quando começava a porrada entre os jogadores.

War: Destruindo amizades desde 1972

- PUBLICIDADE -

Board Games

A grande revolução começou com um jogo chamado Acquire, de Sid Sackson. Lançado em 1964 pela recém-inaugurada divisão de jogos da 3M, Acquire inovou por implementar diversos conceitos inovadores: Redução de aleatoriedade para um mínimo, ênfase na direção do jogo ser comandada pelas ações dos jogadores, existência de uma variedade de opções estratégicas em um determinado momento, rodadas ágeis, tempo de partida reduzido, ausência de agressão direta entre os jogadores, etc. Estas mecânicas constituíram um jogo fácil de entender, divertido de jogar, de grande competitividade por colocar a responsabilidade da vitória nas mãos do próprio jogador e ainda assim podia ser concluído em apenas uma hora e meia, possibilitando diversas partidas em uma única sessão de jogo.

À primeira vista parece uma mistura de bingo com Banco Imobiliário, mas foi o início de uma nova era.

Todos esses fatores combinados resultaram em um produto com longevidade, algo que podia ir à mesa muitas vezes antes de enjoar. O jogo ganhou popularidade particularmente na Alemanha, onde ele inaugurou uma onda de franco desenvolvimento de outros jogos com
características semelhantes. Ao decorrer de 30 anos os assim chamados Eurogames evoluíram enormemente, mas eram um fenômeno local, restrito ao velho continente. Até 1995, quando Klaus Teuber lançou Settlers of Catan. Fácil de aprender e jogar, incentivando interação entre os jogadores na forma de comércio e com um tabuleiro diferente para cada partida, o jogo sobre a colonização da pequena ilha de Catan ganhou incrível popularidade ao redor do globo, iniciando a febre que perdura até hoje.

- PUBLICIDADE -

É com isso que a dominação mundial se parece

Hoje em dia, dezenas de novos jogos são lançadas anualmente no mundo, tanto por grandes editoras quanto por Crowdfunding, muitos deles de altíssima qualidade. A impressionante evolução de mecânicas e conceitos desde Acquire é usualmente resumida na seguinte lista de características de um Eurogame:

  • Curta duração, ou duração previsível;
  • Quantidade limitada, porém significativa, de opções em um turno;
  • Um jogador, em um dado momento, não tem informações completas e precisa lidar
    com algumas incertezas;
  • Pouca aleatoriedade;
  • Sem eliminação de jogadores durante uma partida;
  • Interação entre jogadores de pouca agressividade;
  • Pequenos intervalos entre turnos (rodadas rápidas);
  • Vencedores determinados por pontuação;
Claro, há mais características que podem ser atribuídas a esses Board Games e quase todos quebram uma ou mais dessas regras, mas de uma maneira geral, Eurogames tendem a ter grande solidez pelo ambiente extremamente competitivo em que foram desenvolvidos, o que costuma trazer consigo um alto grau de qualidade, acessibilidade e diversão.

Especialmente comparando com aquelas partidas de War que duravam dias sem sair do lugar.

2- Jogos para todos os gostos

As décadas de evolução não geraram só grande refinamento conceitos existentes. Uma grande variedade destes também foi desenvolvida, de modo que hoje em dia há tipos de jogos para todos os gostos, seja mecanicamente quanto tematicamente. Os jogos também costumam ser fáceis de aprender e de jogar. Olha só:

– Quer um jogo sobre dominação militar rápido e ágil, sem influência de dados como em War? Small World.

– Você gosta de monstros gigantes, cartas e usar dados estrategicamente para dominar umacidade? King of Tokyo.

– Curte construir um império e ganhar dinheiro como em Banco Imobiliário, mas não suporta a dependência da sorte? Acquire.

– Entender redes de distribuição elétrica, concorrer em leilões e disputar combustíveis para abastecer o maior número de casas possíveis? Power Grid.

Prover eletricidade nunca foi tão divertido!

– Quer explorar e colonizar territórios intocados, enquanto interage comercialmente com outros jogadores? Catan.

– Lutar contra uma doença em escala mundial antes que ela aniquile toda a humanidade, lado a lado com os seus amigos? Pandemic.

– Construir casas, indústria e comércio objetivando crescimento enquanto tenta preservar o equilíbrio entre eles como em Sim City? Suburbia.

– Comandar os maiores heróis da Marvel para derrotar os planos malignos dos vilões construindo um baralho de cartas durante o jogo? Legendary.

– Criar uma família, sobreviver condições difíceis e evitar a fome em uma fazenda antes da revolução industrial com a cuidadosa alocação de recursos e mão de obra? Agricola.

– Desenvolver uma civilização, seja para ciência, cultura ou conquista, executando decisões com um número extremamente limitado de jogadas competindo sobre as opções com os outros jogadores? 7 Wonders.

– Acompanhar o crescimento de um herói, desbravando territórios, destruindo monstros, conquistando regiões e acumulando glória? Gosta de dados, construção de baralho, miniaturas, expansão de mapas, com opção de sabotar o progresso dos outros heróis? Mage
Knight.

Ok, este último não é tão fácil assim.

Colonizar outro planeta para ocupação humana? Terraforming Mars. Comércio de gado no velho oeste? Great Western Trail. Horrores e injustiça do universo de H.P. Lovecraft mas com muito humor? Cthulhu Flux. Sobreviver ao apocalipse zumbi com os amigos? Zombicide. A lista continua. Sempre há um jogo adequado para você, seus amigos ou família.

1-  Uma experiência social

Eu sou da geração onde jogar em multiplayer significava sentar ombro a ombro no sofá ou no chão com os amigos, passando dias jogando Mario Kart. E como todos sabem, uma casca de tartaruga azul sempre merece um cotovelo precisamente colocado entre as costelas do responsável, coisa que infelizmente não dá para fazer online. Além disso, insultar os antepassados de um cidadão até a sétima geração é algo que dá mais gosto de fazer ao vivo.

Mario Kart: Destruindo (?) amizades desde 1992

Mas piadas à parte, jogar com os amigos era uma ocasião muito mais social na época. O jogo online é, com certeza, um jeito muito mais prático de reunir as pessoas, mas não é a mesma coisa. Quem junta a galera para assistir futebol ou UFC sabe do que eu estou falando.

Por muito tempo a minha desculpa para isso foram os bons e velhos RPGs em papel e lápis (um bom tema por si só para outro dia). Mas isso demanda tempo para planejamento, construção de mundo, desenvolvimento de personagens e seus relacionamentos interpessoais, etc. Sem tempo para tudo isso passei a usar aventuras prontas, mas como estas não têm o mesmo apelo de histórias criadas especialmente para os personagens da mesa, eu eventualmente parei. Foi só mais recentemente com Board Games que retomei os dias de jogo.

Apesar dos envolvidos terem que gastar um tempo aprendendo as regras de cada jogo, depois disso é só diversão. Os jogos podem ser competitivos ou cooperativos, e há variedade o suficiente para grupos de diversos tamanhos e gostos. De fato, foi surpreendente como a coisa toda foi tão bem aceita.

O que inicialmente se restringia a alguns poucos amigos logo cresceu muito além do esperado. Quando no começo era difícil juntar quatro pessoas em volta de uma mesa, hoje não é incomum ter seis ou mais. Quando antes era um pequeno grupo jogando Catan, agora são três grupos distintos. Cada um com as suas peculiaridades e preferências.

Um dos grupos gosta de jogos altamente estratégicos, outro gosta de jogos mais temáticos e tem também o grupo que é fascinado por jogos de dedução social. Todos unidos pela competição, desafio e diversão em volta do tabuleiro.

E é isso que estou tentando comunicar, mais de 1.300 palavras depois. A tecnologia tornou muito mais fácil jogar com alguém pela internet. É muito cômodo ver um amigo online e fazer algo naquele momento. Esse é um avanço que sempre vou apreciar um bocado. Mas nada como passar uma noite comendo pizza fria e bebendo Coca-Cola quente, falando bobagem e rindo com as pessoas que importam em sua vida. E é claro, se essas pessoas merecerem, você sempre pode dar uma cotovelada bem aplicada entre suas costelas.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”