Segundo estudo, jogadores não percebem diferenças de resolução no PC e consoles

Compartilhe

jogadores-nao-conseguem-distinguir-um-jogo-no-pc-xbox-e-ps4

Um dos assuntos mais comentados desde que a nova geração de consoles nasceu é a resolução. Com a chegada dos novos consoles, muito se esperava em termos de poder e pouco estamos vendo, principalmente em comparação com os PCs mais poderosos. No entanto, sempre aconteceu desta maneira, os consoles sempre foram mais fracos que os computadores dedicados a jogos e o foco dos videogames sempre foi trazer a comodidade de colocar o jogo no drive e jogar, sem se preocupar com as opções gráficas.

- PUBLICIDADE -

Mesmo assim, a resolução dos jogos da nova geração sempre gera altas discussões e, pensando nisso, o site Gamespot fez uma pesquisa para saber se os jogadores conseguem diferenciar uma imagem de um jogo rodando nos consoles e no PC, ao ponto de dizer exatamente qual é cada uma das versões. Obviamente existem diferenças gráficas e de resolução, mas elas são mesmo perceptíveis?

Para realizar o estudo o site usou o jogo da Ubisoft, Far Cry 4 como exemplo. Colocou o jogo rodando nas três plataformas e pedia para os jogadores descobrirem qual plataforma era aquela. O resultado é bastante interessante e pode provar que nem sempre a resolução deve ser levada em conta.

36% das pessoas conseguiram dizer corretamente qual era cada uma das versões e a maioria, os outros 64% erram pelo menos uma das versões ou não acertaram nenhuma delas. 58% acertaram qual era a versão do PC, com certeza pela alta quantidade de detalhes das imagens e 22% conseguiram diferenciar as versões do Xbox One e do PS4. Um número muito baixo se levarmos em conta o burburinho que vira quando há uma notícia dizendo que determinado jogo vai rodar numa resolução mais baixa em um console do que em outro.

- PUBLICIDADE -

Claro que o estudo também não quer dizer que tudo bem se os consoles não conseguirem rodar em resoluções altas, como era prometido antes do lançamento e até agora não é a realidade, mas que no geral os jogos possuem outros elementos muito mais importantes que esse e que devem ser levados em consideração. Gráficos são legais, mas não podem se tornar fator determinante na hora de escolher um equipamento ou outro. Mas isso também vai da pessoa e do gosto pessoal de cada um no final das contas.

É fato também e vale a menção ao que a Gamespot diz no vídeo que quando se trata de jogos multiplataforma o que vale é a sua própria vontade, necessidade ou realmente o que for melhor pra você. Onde seus amigos jogam, a qualidade dos servidores e o preço devem ser levados mais em conta. Se você gosta de jogar no PC e tem como rodar em 4K, porque não? Mas se você tem um console e gosta de jogar sem tantas complicações (nem todo mundo entende de PCs para games), mesmo com uma resolução menor, que seja também. A diversão será a mesma.

Veja o vídeo abaixo onde o apresentador explica que a compreensão das imagens pela internet pode atrapalhar em seu discernimento, mas no Google Drive eles disponibilizam um link para você baixar a apresentação em toda a sua glória gráfica.

———

Fonte: Eurogamer | Vídeo: Gamespot

Compartilhe

Uma resposta

  1. Matéria interessante. São muitas variáveis a se analisar principalmente em quais jogos foram realizados os testes. Mas se 36% dos jogadores conseguiram distinguir qual as versões dos jogos entendo que é um número bastante significativo, quando se pensa que os jogadores estão divididos em classes. casuais (devem ser a maiorias, normalmente não se interessam por resoluções ou fps), hardcores (jogam e terminam o jogo, são dedicados, leem noticias de hardware). Esta claro que o editor da matéria é possuidor ou simpatizante de um console, que não consegue acompanhar o poder de um PC gamer, uma vez que entende que um copo ocupado com metade de liquido esta meio vazio. A indústria de gamers entende que este mesmo copo esta meio cheio e prova disto são os consoles Scorpio e Play Pro que são uma clara tendência do valor das resoluções e dos fps, já que não puderam esperar o fim de uma geração para lançarem um modelo mais poderoso, para tentar acompanhar os PCs gamers. Em cgs não há muita diferença pois as imagens não são renderizadas em tempo real, mas ingame é gritante o poder de uma maquina poderosa.Maior Resolução e Mais Fps, apesar de não serem definitivos fazem parte de um conjunto fundamental para aumentar o prazer em games, assim como a qualidade sonora, e cada vez mais serão perseguidos pela indústria de gamers, sedenta por agregar maior valor aos jogos oferecidos, ao seu cada vez mais exigente público gamer.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”