Após dois excelentes jogos em parceria com a Ubisoft, South Park está de volta para um novo capítulo nos videogames. Desta vez, sob os cuidados da Question LLC, com publicação da THQ Nordic e consultoria da South Park Digital Studios, South Park: Snow Day traz uma nova história para esses amados personagens em mais uma aventura envolvendo uma tempestade de neve.
Com lançamento marcado para o dia 26 de março de 2024 nas plataformas PlayStation 5, Nintendo Switch, Xbox Series X e Series S, e Microsoft Windows, South Park: Snow Day, apesar de longe do patamar de seus predecessores, tem sua proposta interessante, mas sua duração é apontada como um dos principais motivos de sua queda em qualidade.
Mais um dia de neve
Embora uma sendo uma continuação dos dois games anteriores da Ubisoft (The Stick Truth e A Fenda que Abunda Força), Snow Day é uma nova aventura da Criança Novata (presentes nos games anteriores), mas que não exige qualquer experiência com os respectivos títulos. Afinal, estamos diante de uma nova estrutura de gameplay.
Dito isso, tudo se inicia com uma nova nevasca em South Park onde toda a cidade é paralisada, assim como a escola. Desta forma, a paralisação da escola é apenas um motivo para Cartman reunir seus colegas, além do nosso protagonista, para iniciarem mais uma nova jornada enquanto a nevasca acaba.
Herdando todo o contexto dos games anteriores acerca de um jogo de RPG que eles simulam, nosso personagem é mais uma vez recrutado por Cartman (sob a classe de mago dentro do jogo) em uma nova missão para deter o responsável pela nevasca na cidade que, segundo Carma, foi Kyle, sob a classe de Druina.
A partir disso, o jogo nos coloca em missões (5 no total) em uma experiência de 4 horas de duração. Eis aqui a grande frustração de South Park; Snow Day. Embora a história carregue a essência da série animada e de seus criadores, sua duração é frustrante em comparação aos games anteriores. Tudo é muito rápido e com um end-game que não oferece nada que motive o jogador a permanecer no game.
Em resumo, South Park: Snow Day se parece mais uma DLC de South Park e a Fenda que Abunda Força do que um jogo novo. Embora a história não decepcione – cortesia da South Park Digital Studios -, não há muito o que mostrar em 4 horas de duração.
De combate por turnos para um roguelite
Diferente de The Stick Truth e A Fenda que Abunda Força, Snow Day oferece uma perspectiva em terceira pessoa sob os mandamentos do sub gênero roguelite com a possibilidade de jogar solo ou com até 4 jogadores.
Com a opção de usar uma arma, dois poderes e escolher uma carta de apelação, nosso personagem deverá passar por masmorras presentes em certas localidades da cidade. Assim, ao longo de seu trajeto até o fim da fase, que inclui uma batalha contra chefe, você irá escolher cartas para lhe dar vantagens no combate.
Todo este estereótipo de um roguelite trouxe um ar novo para a franquia, que havia recebido dois games de combate por turnos e uma exploração em cenários 2D. Dessa vez, a exploração acontece de forma tridimensional com locais alternativos para se explorar, embora não seja nada impressionante. Sua exploração por estes locais lhe renderá papel higiênico (a moeda do jogo) e pontos para você desbloquear uma árvore de habilidade imensa para um jogo de apenas 4 horas de duração.
Enquanto isso, o combate ocorre como em todo RPG de ação, porém em formato de horda, onde o objetivo é eliminar um certo número de inimigos até que uma porta destrave. Durante os combates, o mestre adversário usa uma carta de apelação para tentar dificultar a progressão. Ao final de cada cenário, você pode escolher uma nova carta ou modificar as cartas oferecidas por um NPC, mas há um limite de papel higiênico para gastar. Além disso, é possível aumentar a raridade e o nível da carta que está prestes a escolher. Por fim, há a opção de selecionar cartas sombrias, que também oferecerão vantagens.
Portanto, se há algo de positivo em Snow Day apesar de sua curta duração, é sua experiência como roguelite. No início de cada nova fase, você pode escolher duas cartas, enquanto seu adversário escolhe as dele, e essas cartas afetam a missão.
No entanto, um problema notável está na questão da câmera do jogo, que muitas vezes causa incômodos devido à ausência de uma mecânica de travamento nos inimigos. Ao longo de minha experiência, encontrei dois bugs que exigiram que eu reiniciasse a missão para continuar.
Mas afinal, South Park: Snow Day é tudo isso mesmo?
A nova abordagem da franquia, sob uma nova direção, trouxe uma forma inovadora de jogabilidade, o que é positivo. No entanto, sua duração é seu grande ponto fraco. Uma experiência de apenas 4 horas é significativamente menor do que o que vimos nas entradas anteriores da franquia. Snow Day parece mais uma DLC de South Park: A Fenda que Abunda Força, lançado quase 7 anos atrás.
Embora ofereça um end-game com a opção de realizar contratos em troca de recompensas dentro das missões já jogadas e um novo modo, que faz parte da DLC e ainda não está disponível, South Park: Snow Day está longe de ser um jogo completo. Parece mais um curta-metragem. Mesmo com um preço de R$149,90 na edição Padrão, não justifica suas apenas 4 horas de duração. É recomendável aguardar por uma boa promoção.
VEREDITO: South Park: Snow Day trouxe uma forma inovadora de jogabilidade, o que é positivo. No entanto, sua duração é seu grande ponto fraco. Uma experiência de apenas 4 horas é significativamente menor do que o que vimos nas entradas anteriores da franquia. Snow Day parece mais uma DLC de South Park: A Fenda que Abunda Força, lançado quase 7 anos atrás. Embora ofereça um end-game com a opção de realizar contratos em troca de recompensas dentro das missões já jogadas e um novo modo, que faz parte da DLC e ainda não está disponível, South Park: Snow Day está longe de ser um jogo completo. Parece mais um curta-metragem. Mesmo com um preço de R$149,90 na edição Padrão, não justifica suas apenas 4 horas de duração. É recomendável aguardar por uma boa promoção. – Jão