Synced tenta inovar no subgênero looter-shooter, mas acaba entregando uma experiência genérica – Análise | Review

Synced

Compartilhe

Desenvolvido pela Next Studios e com publicação da Level Infinite, Synced é um looter-shooter em terceira pessoa que busca seu espaço onde The Division fez escola.

Com estreia em 8 de setembro de 2023 exclusivamente para PC, Synced se destaca como um jogo de tiro em terceira pessoa que se concentra fortemente no aspecto de loot. No entanto, seu grande obstáculo reside na narrativa pouco envolvente e no mundo genérico que apresenta.

A tecnologia que virou uma ameaça

Synced
- PUBLICIDADE -

O enredo de Synced é aquele grande clichê onde a descoberta de uma nova tecnologia se volta contra os humanos. Assim, com grande inspiração em Exterminador do Futuro e outras obras influentes, Synced se passa em um futuro pós-apocalíptico onde a humanidade descobre uma Nanotecnologia e, agora, tem que detê-la após a mesma dominar uma localidade presente no jogo, o Meridiano.

Este local devastado pelos Nanos mortais – antigos humanos transformados pela nanotecnologia, que deu tragicamente errado – será o grande ponto de partida desta aventura. No controle dos Velocistas  – com um total de 6 classes, todas com habilidades específicas – os jogadores irão desbravar este território hostil e fazer dos Nanos seus fiéis aliados.

A premissa da história é super clichê e não irá te fisgar. Tudo que se deu início no Meridiano já é bem explorado na cinética inicial, logo o que virá depois é protagonizado pelo gameplay. Seu personagem, por sua vez, está ali para desempenhar seu papel e nada além disso.

- PUBLICIDADE -

Embora abordando o tema futurista, não vemos a origem como esta realidade chegou, Nossos único foco é derrotar e fazer dos Nanos nossos aliados.

The Division fazendo escola

Synced

Não há como negar: Synced é muito inspirado na franquia The Division, que nasceu em 2016. O MMORPG Shooter em terceira pessoa da Ubisoft criou um novo padrão na indústria com seu sistema de loots ao melhor estilo Destiny através de uma gameplay em 3ª pessoa profunda e complexa.

Synced bebe muito deste conceito e tenta se apropriar de dar aleatoriedade ao que você coleta durante sua jogatina. Armas e equipamentos terão suas cores representadas por seu nível de raridade, porém nunca serão os mesmos.

Partindo para o gameplay, de todas as coisas que Syned apresenta os companion é seu grande diferencial do que a franquia The Division desempenhou nos games. Chamado de Nanos, além dos Velocistas, estas criaturas frutos da coleta da nanotecnologia possuem classes e auxiliarão os jogadores nos combates com uma espécie de extensão de seus arsenal.

Assim, conforme você avança no game, mais classes deste companions são desbloqueadas e é aí que está a grande “sacada” do game. O uso dos Nanos ao seu favor – se usados de maneira estratégica e sábia – tornará sua gameplay mais vantajosa. E olha, espere por inúmeras hordas de inimigos.

Embora todos estes aspectos estejam atribuindo a uma experiência interessante, o ponto negativo deste entretenimento é seu level design homogêneo sem muitas nuances e variedade. O design dos inimigos entra nesta lista negra – seja os chefes ou até mesmo os companions, além dos cenários de um modo geral. Não há variedade e detalhes que nos deixem imersos nesta realidade que, em nenhum momento, se preocupa em fazer do jogador parte deste meio.

Não estou falando de trazer NPCs super profundos e bem trabalhados, já que a história não ajuda muito. Mas falo do ambiente em si para falar com o jogador. Em The Division, por exemplo, os cenários internos e externos diziam muito sobre a atual realidade como também o que aconteceu antes.

Desempenho de Synced

Synced usa todas as tecnologias atuais placas da NVidia e oferece uma apresentação satisfatória em termos visuais e de desempenho. No entanto, minha ressalva está em problemas de execução do game.

O título apresentou problemas de execução, que foram relatados na Steam, onde o jogo se iniciava e estranhamente fechava. A Next Studios ainda não se manifestou sobre a correção, no entanto.

Ademais, os gráficos de Synced são belíssimos, porém se limitam a seu universo e design genérico. No entanto, a movimentação fluida e todos seus aspectos técnicos funcionam bem.

Afinal, Synced é tudo isso mesmo?

Synced oferece uma experiência semelhante à de The Division, com visuais impressionantes, desempenho sólido e um sistema de loot envolvente. No entanto, a ausência de variedade e a sensação de monotonia começam a se manifestar após várias horas de jogo.

A falta de criatividade nos inimigos e nos cenários presentes no game ajudam para uma experiência cansativa e repetitiva. Todavia, o fato de o título chegar ao mercado de forma gratuita dá o benefício da dúvida se Synced irá te fisgar ou não.

NOTA 7

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”