The Last of Us: Ex-funcionário detona a Naughty Dog com declarações pesadas

A Naughty Dog de The Last of Us está no meio de controvérsias por conta do crunch

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Os fãs certamente devem estar decepcionados com a postura da desenvolvedora

A Naughty Dog, um dos estúdios PlayStation, está no meio de controvérsias novamente devido às suas práticas de trabalho, e mais uma vez envolvendo The Last of Us 2.

A talentosa desenvolvedora da PlayStation Worldwide Studios é criadora de franquias aclamadas como Uncharted e The Last of Us, sendo ainda responsável por uma das obras mais aguardados de 2020, The Last of Us 2.

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Vale notar que, os relatos sobre semanais com mais de 80 horas de trabalho na Naughty Dog não são novidade, Amy Hennig comentou sobre isso em 2016 e no desgaste que sofreu para lançar alguns dos mais aclamados games da desenvolvedora.

De acordo com um artigo recente de Jason Schreier para o Kotaku, foi confirmado que essa prática permanece, ou seja, o crunch time para entregar The Last of Us 2 continua, alguns funcionários da empresa estão trabalhando um número de horas por semana que coloca em risco a sua saúde.

Em reação ao artigo, Jonathan Cooper, ex-animador na Naughty Dog que trabalhou em TLOU2 antes de deixar o estúdio, comentou a situação e expôs outros problemas tão graves quanto o crunch, como a má gestão que é responsável pelos adiamentos.

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Jonathan Cooper ressalta que o crunch é brutal para alguns funcionários. No entanto, não para todos, mas afirma que se não fosse o dinheiro da Sony, o talento da Naughty Dog não seria tão grande.

Além disso, Cooper afirma que com uma gestão eficaz, TLOU2 tinha sido lançado eventualmente já no começo de 2019.

“A verdade é que não tenho nenhum conto horrível sobre o crunch. Os ‘animadores da história’, como éramos conhecidos, tinham uma média de 46 horas por semana quando eu sai e pessoalmente, nunca fiz mais de 55.”

“A equipe da história é super organizada e reagimos a tudo o que nos atiravam. Isso não quer dizer que outros não estavam sofrendo.”

O ex-funcionário fala que, para apresentar a demo de Setembro, os que trabalham nas animações de gameplay trabalharam uma quantidade de horas absurda e precisaram de semanas para se recuperarem.

Um bom amigo meu foi hospitalizado nessa momento, devido a sobrecarga de trabalho. Ainda tinha mais de meio ano pela frente. Surgiram outros desde então,” disse Cooper.

Sobre a sua saída, Cooper afirma que “quero trabalhar com os melhores. Esse já não é o caso da Naughty Dog. A sua reputação pelo crunch em Los Angeles é tão má que era quase impossível contratar animadores de jogos veteranos para terminar o projeto. Perante isto, recorremos a animadores de filmes.”

Cooper diz que não é a mesma coisa, contratar um animador especializado em filmes para um lugar onde o foco são jogos, o conhecimento de design e técnicas para montar cenas é diferente e, por mais talentosa que seja essa pessoa, falta-lhe experiência neste ramo específico.

Além disso, a falta de experiência e o excesso de novatos na equipe criou barreiras.

Tudo relacionado com terminar TLO2 demorou mais devido à falta de experiência da equipe,” comenta Cooper.

“Não me levem a mal, estes jovens são na sua maioria espetaculares e os melhores eram fantásticos. No entanto, quando a quantidade de aprendizes e mestres está desequilibrada, as coisas podem levar muito mais tempo e passas mais tempo treinando do que trabalhando.”

O ex-animador comenta que TLOU2 terá uma das melhores animações da história da indústria de jogos. Entretanto, não recomenda ninguém ir trabalhar na Naughty Dog até que comecem a dar prioridade em preservar seus funcionários e talento.

Para finalizar, Jonathan Cooper fala que grande parte do sucesso da Naughty Dog é a paciência da Sony.

Em último caso, os jogos lineares da Naughty Dog têm uma fórmula e testam aquilo exaustivamente. Apesar de talentosos, o seu sucesso é devido, em grande parte, ao dinheiro da Sony, que financia adiamentos e não apenas no talento.”

“Uma equipe mais experiente teria lançado The Last of Us 2 há um ano atrás.”

Mas e vocês, o que acharam da novidade? Não esqueçam de comentar.

Fonte: Eurogamer

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