Trials of Mana é limitado, simples, mas cumpre um papel importante para os RPGs

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Trials of Mana faz parte de uma série de jogos de RPG da Saga “Mana” com uma carreira brilhante no Japão e no mundo. Um sucesso estrondoso na Terra do Sol Nascente demandava um lançamento para essas bandas.

O game, originalmente lançado para o Super Nintendo como Seikei Densetsu 3 em 1995, foi um grande sucesso e hoje volta como uma grande esperança para os fãs da série.

Trials of Mana aposta no jeito clássico de se fazer RPG

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Essa retomada de Trials of Mana, diferente de outros jogos que buscam uma nova roupagem, tenta ao máximo se fixar no clássico. Vale destacar que o jogo tem uma proposta bem mais simples e um orçamento bem modesto, se comparado a títulos que estão ganhando novas versões. O visual é bem bonito, mas aposta mais uma vez na simplicidade, lembrando traços do saudoso Dragon Quest.

Assim sendo, o jogo tem como mecânica principal o Action RPG. Os personagens podem seguir por cenários limitados e quando encontram inimigos, a batalha deve ocorrer em uma demarcação feita pelo próprio jogo. Essa demarcação depende muito das posições que o inimigo está, traçando um círculo “imaginário” em que os heróis não podem sair enquanto não eliminar todos os adversários.

Os caminhos são bem limitados, mas isso não impede a exploração. Por mais que seja muito simples, ainda dá para você buscar itens raros escondidos.

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Trials of Mana tem limitações de espaço e uma narrativa simples

Trials é um jogo que possui limitações evidentes. Caminhos curtos, cenários pequenos, variedade de inimigos escassa e combate que demora para engrenar. Outro ponto importante a ser citado é a falta da legenda em português, pois isso daria uma acessibilidade para o grande público.

A narrativa não tem o papel de ser algo imprescindível, pois conta a história da busca de um grupo de heróis por uma espada mágica que, em tese, traria a força necessária para vencer os inimigos que planejam destruir o universo. Ainda assim, por mais que pareça tudo muito comum, se destaca por te colocar dentro de uma fantasia.

A limitação é um problema até você se acostumar com ela e aceitá-la. Após isso, torna-se até empolgante e te faz querer ver como tudo vai acontecer.

Os heróis e suas histórias

Trials of Mana status dos heróis

Em Trials of Mana você, logo no início, tem a possibilidade de escolher 3 entre 6 personagens disponíveis. Antes de tudo, você já consegue saber das características que eles possuem. São eles: Duran, Angela, Kevin, Charlotte, Riesz e Hawkeye. Cada um deles tem uma história específica e dependendo da sua escolha será desenvolvida na jornada.

Na primeira jogatina fui de Duran, Angela e Kevin. O primeiro a ser escolhido, será aquele que carregará a história. Isso não significa que os outros dois não terão destaque, pelo contrário. Angela e Kevin são apresentados um pouco depois, mas é possível jogar o backstory deles. Vale destacar que se você não quiser jogar, um resumo em texto e voz é mostrado para você saber como que eles chegaram ali.

Certamente, durante a jogatina você também terá momento em que as histórias são desenvolvidas e isso vale para os três. Também encontramos os outros personagens que estavam disponíveis para serem escolhidos, porém suas histórias ficam reservadas para um replay depois que finalizar com a equipe inicial.

Trials of Mana é auto explicativo e deixa a complexidade pra outros títulos

Trials of Mana batalha RPG

A curva de aprendizado do game é mínima. O jogador vai entender como tudo funciona rapidamente. De cara você já entende como o combate funciona. As limitações de espaço, câmeras e golpes especiais revelam suas habilidades. Entretanto, durante o game você sobe de nível e fica mais forte.

O combate é simples, tendo dois botões de ataque – um forte e um fraco – pulo e desvio. Itens e golpes especiais podem ser usados a qualquer momento, sendo que esse último há uma barra específica para a habilidade. A cada cidade nova, você deve vasculhar as vendas, porque provavelmente irá encontrar armas e armaduras melhoradas.

Heróis com classe

Trials of Mana Duran RPG

A cada evolução, os heróis ganham pontos de habilidades para serem distribuídos em alguns atributos. Cada grupo de pontos oferecem ao jogador a possibilidade de adquirir novos movimentos, magias, golpes e habilidades. Assim, você consegue evoluir o que achar de maior valia e de acordo com a sua estratégia.

Em alguns determinados níveis, o jogador pode também subir de classe. Assim, além de ficar mais forte, a cada classe alcançada, um novo super especial é liberado. São 4 classes no total, sendo a 4ª liberada após o fim do jogo, como uma espécie de epílogo. Importante ressaltar que as classes podem variar de acordo com a escolha do personagem. Quando o jogador muda sua classe, poderá escolher entre ir para o lado da Luz, ou das Trevas. Isso de nada influencia no caráter do herói, mas sim em suas habilidades. Cada uma delas te possibilita atributos e golpes diferentes.

Conclusão

Trials of Mana é um daqueles jogos que eu considero não essenciais, mas que tem um nível legal de diversão. Um game que funciona bem para descansar o cérebro e entrar num episódio fantástico que só os RPG s clássicos conseguiam fazer. Descompromissado com a super complexidade do mundo moderno, ele tem um papel importante de fazer com que os ARPGs saibam aonde estão suas raízes e de se encaixar em um jogo até para iniciantes do gênero.

Importante dizer que por tudo o que foi citado, o jogo é divertido e interessante. Traz também boas horas de jogatina e a possibilidade de outras combinações de personagens para conhecer novas histórias, podendo totalizar mais de 70 horas de jogo.

Recomendo para aqueles que são fãs da série Mana, de RPG e que querem adentrar nesse gênero de uma maneira leve.

Confira o trailer:

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