Umbrella Academy T2 traz novos mistérios numa jornada idêntica| Crítica

Compartilhe

Uma temporada melhor que a anterior?

A primeira temporada de Umbrella Academy conseguiu suprir nossa necessidade por um retorno de X-Men as telonas. Este grupo de super humanos e toda a atmosfera – que lembra a equipe de Dr. Xavier – conseguiu convencer os carentes por uma aventura SCI-FI cheia de mistérios.

Após uma temporada de apresentações e um vínculo de carisma com alguns personagens, eis que a 2ª temporada chega para dar continuidade aos eventos anteriores e esclarecer antigos e novos mistérios. Desta vez, a equipe de super humanos embarcar em nova aventura liderada, novamente, por Cinco (um dos membros da equipe) em meio a guerra armamentista entre EUA e a URSS em meados da década de 60.

- PUBLICIDADE -

Assim, esta nova jornada veio com a promessa de oferecer uma nova dinâmica ao grupo de heróis em uma realidade atípica da qual estão acostumados, embora a ameaça seja a mesma. Em suma, já disponível na Netflix, com todos seus episódios, será que a mais nova temporada de Umbrella Academy conseguirá se sustentar e cativar ainda mais os sedentos por X-Men, e cativar o público amante de SCI-FI? Eu me chamo João Antônio e te convido a conferir minhas sinceras impressões da segunda temporada de Umbrella Academy.

A preguiçosa fórmula da viagem no tempo

A Season 2 de Umbrella Academy nos leva a um dos períodos mais férteis do território ocidental, em específico os Estados Unidos da América. Este “Boom” econômico que atingiu âmbitos culturais, tecnológicos e científicos protagonizou uma disputa incansável entre os EUA e URSS. Assim, este cenário próspero e também sombrio será palco para a equipe de super humanos, de muito mistério e viagens no tempo.

Após o final da temporada anterior, onde o fim do mundo não foi evitado, Cinco consegue salvar a equipe antes de serem consumidos pela a grande explosão. No entanto, escapar do fim do mundo os levaram para uma época anterior. Bem-vindos aos anos 60. Pois é. Os irmãos designados de poderes, após escaparem do apocalipse nos dias atuais, foram parar em Dallas dos anos 60 em meses e em anos de diferentes. Ao invés de teletransportarem ao mesmo tempo e em mesmo período, alguns do membros chegaram em Dallas de 1963 e outros em 1961.

- PUBLICIDADE -

Umbrella Academy

No entanto, Cinco, o orquestrante desta mais nova aventura, chegou em uma data que ocasionaria o fim do mundo em 1963 onde a URSS invade os EUA. Deste modo, Cinco deve reencontrar seus irmãos e salvar o mundo novamente de um apocalipse, assim como na temporada anterior. Um roteiro preguiçoso? Sim. Mas este roteiro preguiçoso e repetido deu uma nova dinâmica aos personagens bastante positiva. Quanto ao enredo, embora em uma realidade diferente com eventos distintos, o foco principal é semelhante da temporada anterior. Esta decisão pode pôr em risco o que a série pode explorar futuramente, sendo que a viagem no tempo sempre foi um aspecto presente na série. Como se livrar disso? A próxima temporada irá nos dizer. Visto que, tivemos uma brecha para a terceira temporada.

A mágica e sombria “Era de Ouro” dos EUA

Como citei anteriormente, a nova temporada embarca na década de 60. Este período marcante por aspectos culturais, tecnológicos e científicos também foi marcado por um dos períodos mais sombrios nos EUA. Neste período, o racismo e a homofobia cresciam paralelamente com a nação americana. E é neste aspecto que a série mais dá ênfase. Pois, ela evidencia de forma humorística – característica da série – e com todo seu tom científico e misteriosos os eventos desta época. De fato, este segundo plano, bastante presente nos episódios, cativaram minha atenção e aproximou-me mais de cada um dos personagens. Cada um destes (personagens) que foram teletransportados em períodos diferentes em 1960 presenciam uma realidade específica daquela época.

Assim, todos os estigmas deste período são mostrados e vivenciados pelos os personagens dando, assim, uma tridimensionalidade aos atuantes. Alisson (poder do rumor) encara o racismo ao lado de seu esposo; Vanya (poder de campo de força) vive relacionamento homossexual; Klaus (poder de ver os mortos) investe na vida de um Guru que culmina na criação de uma seita religiosa. Deste modo, cada uma destes eventos vividos por estes personagens mostram as realidades desta época tão diversa de culturas e de costumes.

Umbrella Academy

Para ser sincero, esta foi um dos grandes atrações da nova temporada, dado o fato que o cerne da trama é igual da season anterior. Além de vivenciarmos juntamente com esses personagens seus atuais dilemas, torcemos por suas novas motivações. Esta nova camada dentro da série deu mais humanidade aos heróis e nos fez ter um maior apreço por cada um deles.

Portanto, sem dúvidas, esta regressão no tempo, por questões de roteiro, traz um enredo preguiçoso com uma cerne repetitivo. Porém, algo de bom foi encontrado nesta decisão: humanizar seus protagonistas e pôr em evidência eventos como o racismo e a homofobia que ainda são frequentes nos dias atuais.

Se pensou que suas dúvidas seriam explicadas, novas irão surgir.

Umbrella Academy tem grandes inspirações nas obras misteriosas e científicas de Júlio Verne, isso não novidade para ninguém . Deste modo, a série trouxe consigo todas as reviravoltas e mistérios de um grande SCI-FI. Após nos deixar cheio de dúvidas durante a primeira temporada, a segunda parte veio para preencher lacunas e também colocar novas. Estes novos capítulos conseguem responder algumas perguntas, mas colocam outros questionamentos e origens não reveladas até então. Este tsunami de mistérios dão mais “pano pra manga” para série investir em mais eventos. Mas, tantas dúvidas sem respostas não é bom.

Prova disso, é a identidade de um dos personagens – não vou dar spoilers – que é questionada, mas a série não consegue revelar a tempo. Para piorar, o fim da nova temporada deixa de lado este mistério quase revelado por um outro que irá se desencadear na vindoura season. Em suma, Umbrella Academy te enche de dúvidas, mas não dá conta de solucioná-las. Particularmente, aprecio muito os mistérios, mas no curto estar sendo apresentado a tantos questionamentos sem respostas.

Veredito

https://www.youtube.com/watch?v=5W3KwQsOTuo

A segunda temporada de Umbrella Academy foi preguiçosa no seu roteiro, mas algo bom foi tirado disso. A série nos fez ter mais empatia com cada um dos personagens e deu mais profundidade a cada um deles. Embora pecando em momentos de humor fora de hora com trágicas cenas de combate e lacunas ainda não preenchidas, esta season vai te trazer uma dualidade de sentimentos.

Sobre o que veremos na terceira temporada – que ficou bem evidente – não temos o que supor. Afinal, Umbrella Academy é uma novela mexicana de ficção científica e estou modestamente empolgada para o que série ainda tem a oferecer.

Confira tudo que acontece no mundo dos cinemas e das séries.

Compartilhe

- PUBLICIDADE -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”