Mais uma gigante no IA
O Xbox anunciou um acordo plurianual com a Inworld para construir diálogos de IA e ferramentas narrativas em grande escala.
De acordo com Haiyan Zhang, gerente geral de IA de jogos da Microsoft, o objetivo consiste em criar novas ferramentas de última geração para desenvolvedores multiplataforma de todos os tamanhos.
“Juntos, pretendemos fornecer um conjunto de ferramentas de IA multiplataforma acessível e projetado de forma responsável. Ou seja, tudo para ajudar e capacitar os criadores no design de diálogos, histórias e missões.”
Nas palavras de Zhang, o conjunto de ferramentas incluirá um software de design de IA. Isso auxiliará e capacitará designers de jogos a explorar ideias mais criativas.
Além disso, haverá um mecanismo de tempo de execução de personagens de IA com possibilidade de integração no jogo. Isso permitirá narrativas inéditas com histórias, jornadas e diálogos gerados totalmente com inteligência artificial.
Porém, cabe ressaltar que alguns membros da comunidade de atores estão preocupados com a possibilidade de que ele seja usado de forma adversa, com os estúdios tentando cortar custos usando-o para substituir atores ou para ajustar suas imagens ou performances sem compensá-los de forma justa.
Em Setembro, os membros do SAG-AFTRA, o sindicato dos atores americanos, votaram esmagadoramente a favor de uma potencial greve nos videogames.