NVIDIA e Google expressam “preocupações” em relação a aquisição
A compra da Activision/Blizzard pela Microsoft teve anúncio em janeiro de 2022, pelo surpreendente valor de US$ 69 bilhões. Desde então, a transação vem enfrentando diversos problemas nos bastidores, com a União Europeia e o Reino Unido conduzindo uma investigação a respeito da transação, e o Federal Trade Commission (FTC), órgão regulador estadunidense, abrindo um processo antitruste para investigar a aquisição.
Não foi nenhuma surpresa, então, que a Sony se opôs contra a compra das empresas. O principal ponto de discussão das negociações é a série Call of Duty, conhecida há mais de uma década por ser a que mais arrecada em toda a indústria. Reguladores temem que, ao torná-la exclusiva das plataformas Xbox, a Microsoft pode prejudicar consideravelmente as operações da concorrente, e formar uma espécie de “monopólio”.
Essa rixa entre as empresas já se tornou conhecida durante esses últimos meses, mas a surpresa de hoje é que o Google e NVIDIA se juntaram ao bloco da oposição. Segundo uma reportagem da Bloomberg, que ouviu depoimentos de informantes anônimos próximos ao processo, tanto o Google quanto a NVIDIA levantaram suas preocupações sobre a proposta de compra da Activision/Blizzard pela Microsoft.
Em um dos depoimentos, consta que ambas as empresas “apresentaram informações que apóiam um argumento-chave da FTC – de que a Microsoft poderia obter uma vantagem injusta nos mercados de Nuvem, assinatura e jogos para celular”. E, em suas observações para a FTC, a NVIDIA enfatizou a necessidade de um “acesso justo e aberto” aos jogos, embora não se opusesse diretamente à aquisição.
Por que elas se opõem?
Deve-se notar que o Google e a NVIDIA estão tentando ganhar mais espaço na indústria dos jogos em Nuvem. O Google fez isso com o fracassado Google Stadia e, atualmente, a NVIDIA está fazendo isso com o Geforce Now. O Xbox, por sua vez, conta com o XCloud, serviço incluso na assinatura do Xbox Game Pass. Posto isto, não é de estranhar que ambos tenham interesses na fusão ou no seu eventual cancelamento.
No momento, o processo de compra teve aprovação apenas pelos reguladores do Brasil, Sérvia e da Arábia Saudita. Porém, a Microsoft precisa de mais aprovações de reguladores de todo o mundo para adquirir com sucesso a Activision/Blizzard e, atualmente, os Estados Unidos, o Reino Unido e a União Europeia são os obstáculos mais difíceis do acordo.
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Fonte: Eurogamer
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Uma resposta
nunca deve se mexer no que esta dando certo, mexe muito acaba fedendo, assim como fedeu quando a ubisoft se desvencilhou da steam, que e uma plataforma mais correta com jogos, e atrapalhou muito quem queria jogar jogos da ubi