Xbox Series X: De potência à vitrine artística a 30fps

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Com um marketing voltado para jogos rodando em 60fps e até 120fps, o Xbox Series X chamou muita atenção por sua robustez e especificações agressivas. Essas características conferiram ao hardware da atual geração do Xbox o título de console mais poderoso da sua época.

No entanto, nos aproximando do seu quarto ano de vida, o console parece não corresponder totalmente ao que foi prometido aos consumidores, oferecendo títulos internos que rodam apenas a 30fps, o que fica aquém das expectativas criadas pelo marketing. Essa questão levanta dúvidas sobre a capacidade do hardware em entregar o desempenho esperado.

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Tudo começou com o lançamento de Redfall, que não apenas foi um fracasso como jogo, mas também ofereceu uma experiência limitada a 30fps. Este evento foi o ponto inicial da falta de comunicação da Microsoft com seu público sobre a limitação de taxa de quadros em um console tão poderoso, especialmente quando comparado à eficiência do PC em entregar taxas de quadros superiores.

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Redfall rodará com apenas 30FPS no Xbox Series X/S no lançamento

O lançamento problemático de Redfall acabou obscurecendo o debate sobre a taxa de quadros no Series X ou se era apenas um caso isolado, sem recorrências. No entanto, no mesmo ano, Starfield, um dos grandes lançamentos da marca em 2023, revelou de forma discreta que sua odisseia espacial seria limitada a 30fps no console Xbox, enquanto no PC seria possível alcançar uma taxa de quadros mais alta. A justificativa dada pela Bethesda, apoiada pelo Xbox – inclusive por Phil Spencer -, foi a escolha da arte em detrimento de uma taxa de quadros mais alta.

A grande mídia e a comunidade Xbox aceitaram essas declarações sem questionar se a decisão artística da Bethesda seria a mesma para o PC, onde uma taxa de quadros ilimitada seria possível. Essa reflexão levanta dúvidas sobre o compromisso do Xbox com seus consumidores, que investiram em um hardware de última geração com expectativas de desempenho superiores.

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Após toda essa polêmica, acabamos aceitando a justificativa da Bethesda sobre a arte limitar o desempenho técnico em Starfield, esperando que fosse apenas uma exceção devido ao histórico dos criadores de Fallout e The Elder Scrolls.

Starfield

Starfield rodará em 4K/30 FPS no Xbox Series X, diz Phil Spencer

No entanto, a questão da taxa de quadros volta à tona com o recente anúncio de que Senua’s Saga: Hellblade 2 rodará apenas a 30fps no Xbox Series X. A Ninja Theory, responsável pelo jogo, justificou essa decisão como uma maneira de entregar a melhor experiência cinematográfica possível.

“Hellblade 2 só roda a 30 fps e resolução dinâmica no Xbox Series S e Series X. Não há modos gráficos; a experiência deve parecer mais “cinematográfica” – semelhante a filmes que rodam a 24 quadros por segundo.”, disse o diretor de VFX da Ninja Theory Mark Slater-Tunstill.

Portanto, o que antes era problema da arte alcançar os 60fps em um console que foi projetado para tal, agora é atribuído à “experiência cinematográfica”. Fica a questão: o que mais os estúdios Xbox vão culpar para acobertar a falta de eficiência ou limitação técnica do Xbox Series X?

Um ponto importante a ser observado é o trabalho realizado não apenas pela PlayStation, mas também por estúdios terceiros, que oferecem modos gráficos para seus títulos. A PlayStation, por exemplo, disponibiliza dois ou até três modos gráficos para seus jogos internos. Isso é algo que não vemos nos jogos do Xbox. Você pode manter sua visão criativa, como Alan Wake 2, que recomendou jogar a 30fps por ser a visão do estúdio, mas também ofereceu uma experiência a 60fps para quem preferisse.

Restringir a possibilidade de oferecer uma experiência alternativa e que corresponda ao que o hardware prometeu é uma decisão equivocada ou é apenas falta de competência dos estúdios do Xbox em alcançar tal façanha? Nesse contexto, é mais conveniente culpar a arte ou a experiência cinematográfica.

Senua's Saga: Hellblade 2

Senua’s Saga: Hellblade 2 rodará apenas em 30fps no Xbox Series

É importante ressaltar que minha crítica não está na qualidade de Hellblade 2 como jogo. Tenho certeza de que ele será incrível. Mas minha crítica está na desinformação por parte do Xbox em sempre encontrar um culpado para encobrir a falta de competência dos estúdios em entregar os 60fps em seu hardware de última geração, enquanto no PC a Ninja Theory entregará taxas de quadros mais elevadas. Onde está o problema? A experiência cinematográfica só é aplicada no console Xbox, e não no PC?

Uma vez mais, esse tipo de justificativa será aceito pela comunidade e pela mídia, e essa postura provavelmente se tornará mais presente nos futuros títulos do Xbox que ainda estão por vir. Para este ano, além de Hellblade 2, que chega em 21 de maio, temos Avowed (uma experiência de mundo aberto em grande escala) e Indiana Jones. Qual será o motivo apontado caso o Xbox Series X não alcance os 60fps?

Em resumo, o mais recente caso de Senua’s Saga: Hellblade 2 rodando apenas a 30fps, enquanto no PC, onde a Ninja Theory depositou toda sua visão criativa e também uma experiência cinematográfica, é uma evidência de que há um problema na hora de desenvolver para o Xbox Series ou é apenas uma limitação do hardware.

No final do dia, isso demonstra que o compromisso do Xbox com seu hardware deixou de ser uma prioridade em vendas e em desempenho técnico, e que a cada dia o slogan do Xbox Series X de console mais poderoso da geração está sendo substituído por uma vitrine artística apreciada a 30fps.

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