A Capcom finalmente acertou no balanceamento de Street Fighter V?

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Durante os 15 meses de vida de Street Fighter V – até agora – a Capcom desenvolveu diversos patchs para melhorar o jogo e adicionar um melhor balanceamento entre os personagens, o que nem sempre deu totalmente certo. Vimos Nash e Ryu perderem características cruciais em seus gameplays e personagens como Balrog se tornarem quase invencíveis, o que deixou a comunidade do game bem insatisfeita. Na atualização 2.5 parece que as coisas mudaram tanto, que a última EVO pode ter sido o melhor cenário para exemplificar o quanto a grande maioria dos personagens possui hoje grandes chances de vencer em uma luta.

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Se pegarmos as finais da Evo 2017, é praticamente impossível definir se há um personagem sequer que tenha uma vantagem tão grande sobre os demais, que possa ser colocado em um pedestal de “o maioral de Street Fighter V‘ como no passado Chun-Li, Nash e Balrog um dia estiveram. Dos 16 finalistas, tivemos 13 personagens diferentes competindo. Uma quantidade bem alta se compararmos com a versão de 2016.

Fonte: Eventhubs


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Atualmente Balrog e Urien são considerados personagens bem fortes dentro do jogo e praticamente não marcaram presença nas finais da EVO. Claro que a experiência online que temos em casa jogando SFV como meros aspirantes não pode ser comparada totalmente com o que os jogadores profissionais fazem, mas a lista acima mostra que há uma grande diversidade de personagens viáveis de se competir pra valer em Street Fighter V no momento, o que é excelente numa análise geral sobre o cenário atual do jogo.

Ainda comparando com a Evo do ano passado, onde tivemos um total de cinco personagens diferentes no TOP 8, neste ano o TOP 8 não repetiu nenhum personagem sequer e isso sem dúvida alguma pode indicar que o balanceamento que a Capcom está fazendo vem surtindo efeito positivo.

E você, o que acha disso? Será que depois de tanto tempo, Street Fighter V pode deixar de lado as críticas e partir para um momento de glória absoluta? Comente!

Algumas semanas atrás nós falamos sobre este assunto em nosso canal no Youtube. Será que daqui pra frente os pro-players vão deixar de reclamar sobre o jogo também? Confira o vídeo e aproveite para se inscrever em nosso canal!

 


Fonte da imagem e do artigo: Eventhubs

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10 respostas

  1. É bom saber que o jogo melhorou no cenário competitivo, mas o dano já tá feito. Como produto, o jogo não tem mostrado melhoras nas vendas e jogadores casuais ainda não tem o que fazer com Street Fighter V e no offline ele é um peso de papel, até canais de fighting games no YouTube não produzem mais nada sobre o jogo. Um fator positivo é a comunidade que apoia o game; reclamam, mas continuam jogando, porém, eles não vão comprar uma segunda cópia do jogo. Espere que Street melhore ainda mais e que eu me interesse em voltar a jogar, Tekken 7 é muito legal e vem aí Dragon Ball FighterZ, a concorrência vai ser pesada.

      1. Existem muitos jogadores de Street que curtem o jogo, mas nem por isso querem partidas online o tempo todo, ou sequer tem tempo pra isso. Quem quer tirar meia hora pra se divertir no SFV só tem um Survivor enjoativo, um modo história sem o menor fator replay um vs cpu sem atrativos também.
        Abraço

        1. Com modo história, survivor, vs, pratique, desafios. Queria ver quais são os modos de luta atuais pq não to entendendo o “nada pra fazer”…

          1. Todos os modos que você citou estão lá, é verdade, mas qual o fator replay do modo história? Dos desafios? Por que o modo vs não é mais prático igual o ghost Battle do Tekken? Se pegarmos o Street Fighter Zero 3 e seu monte de modos de jogo, Pocket Fighters, o Ultra Street Fighter II do Switch… Citando só alguns da Capcom. Se pegarmos MK e Injustice, que na minha opinião são inferiores a SFV, são mais atrativos para os casuais em modos offline… O que eu estou defendendo é que um jogo que já é bom seja bom pra jogadores casuais TAMBÉM, para que eles renovem a base de fãs, reforcem a comunidade e gerem lucros pro produto se manter, entende?
            Um abraço. Debater com pessoas educadas sempre é produtivo.

  2. Acho que está muito bom o balanceamento mas ainda dá pra melhorar, o Ryu ainda precisa de melhoras bem que podiam adicionar aquele chute que ele tem na sf3 já daria várias novas possibilidades, devolver a invencibilidade ao shorioken dele também deveria acontecer na minha opinião.

  3. Só não consigo entender o porquê de Ryu ser tão fraco. Qualquer profissional que joga com ele já fica a nítida impressão que vai perder. Ryu parece ter pouquíssimas chances de vencer seus oponentes nesse game. Quando ele entra na arena surge de imediato a questão: será que vai ter graça essa luta, ou ele vai ser massacrado facilmente?
    Ryu é lento, não tem combos que imponham pressão, não tem boas opções de ataque, não tem intensidade, e se for depender so de hadouken é melhor ele ir atuar noutro game.
    Quantas opções de ataques tem o akuma e o Ken para acertar o adversário e depois fazer um combo com muito dano?
    Enfim, não sou jogador mais gosto de assistir, e vejo que algums personagens sao muito mais fortes do que outros, especialmente balrog, urien, cammy, akuma, e principalmente a Karin que num combo tira uns 40% de HP e também de stun ao mesmo tempo. Na minha infundada opinião ela é a mais forte de todos.

    1. Realmente o Ryu está em desvantagem mas gosta dele assim como vc tera q superar seu limites e ser mais efetivo como o Ryu não tem muitos recursos e combos de pressão uma dica q te dou é se impor mais e estabelecer o domínio do chão e também o soco fraco tira bastante coisa é serve pra abalar a confiança do adversário em executar golpes claro q aliado a isso vc deve ser bem efetivo não desperdiçando oportunidades pra enfiar a porrada nesse FDP q gostam de apelar pro lado mas fácil e jogar com os personagens mais over.

  4. Balanceamento é uma coisa que infelizmente está passando LONGE do SF, existem personagens esquecidos, se vc não joga com nenhum dos personagens que os jogadores de campeonato joga, vc está FUDIDO.

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