Órgão regulador da União Europeia enviará “carta de objeções”
A compra da Activision/Blizzard pela Microsoft teve anúncio em janeiro de 2022, pelo surpreendente valor de US$ 69 bilhões. Desde então, a transação vem enfrentando diversos problemas nos bastidores, com a União Europeia e o Reino Unido conduzindo uma investigação a respeito da transação, e o Federal Trade Commission (FTC), órgão regulador estadunidense, abrindo um processo antitruste.
O principal ponto de discussão das negociações é a série Call of Duty, conhecida há mais de uma década por ser a que mais arrecada em toda a indústria. Reguladores temem que, ao torná-la exclusiva das plataformas Xbox, a Microsoft pode prejudicar consideravelmente as operações de sua concorrente, a Sony, e formar uma espécie de “monopólio” na indústria.
No momento, o processo de compra teve aprovação apenas pelos reguladores do Brasil, Sérvia e da Arábia Saudita. Porém, a Microsoft precisa de mais aprovações de reguladores de todo o mundo para adquirir com sucesso a Activision/Blizzard. E, atualmente, os Estados Unidos, o Reino Unido e a União Europeia são os obstáculos mais difíceis do acordo.
Após o Google e NVIDIA se juntarem ao bloco da oposição contra a aquisição, fontes da Reuters indicaram que a Comissão Europeia pretende emitir um alerta de antitruste para a Microsoft, o que deve ser mais um empecilho na conclusão da fusão. Segundo as fontes, a mesma está preparando uma “carta de objeções” para expor suas preocupações sobre o acordo. Esse documento deve ser enviado para a Microsoft em breve, antes da sua data final para terminar a investigação da aquisição, que acontece no dia 11 de abril.
O que esperar?
Esperava-se que a Microsoft oferecesse soluções aos reguladores em uma tentativa de evitar uma declaração de cobrança e encurtar o processo regulatório. No entanto, os reguladores não devem estar abertos a soluções sem antes enviar o documento de objeções. Em comunicado a Reuters, a Microsoft informou:
“Continuamos a trabalhar com a Comissão Européia para resolver quaisquer preocupações do mercado. Nosso objetivo é trazer mais jogos para mais pessoas, e este acordo irá promover esse objetivo”.
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Fonte: VGC
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