Análise: Battlefield Hardline – Um policial muito mal dublado

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Battlefield Hardline possui muitas qualidades e vários problemas, mas talvez o maior deles esteja justamente naquilo que a EA Games, a Visceral e a DICE mais apostavam: o nome Battlefield. O jogo está longe de ser uma tragédia, porém sofre pra fazer jus ao nome que carrega “nas costas”.

Hardline é o primeiro jogo da série Battlefield a ser desenvolvido pela Visceral Games, a mesma produtora de Dead Space. Muitos poderiam dizer que é um spin-off, mas não seria motivo pra qualidade ser menor que o habitual, basta ver o quanto Resident Evil Revelations se prova uma ótima aposta da Capcom e não é parte da linha principal de títulos da série. O nome Battlefield está no jogo, seja pra vender e chamar a atenção, seja na cobrança que o título viria a receber da crítica e do público.

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“Ó minha cara de preocupado…”

Mas antes que você vá embora, saiba que Hardline é um jogo muito divertido, justamente se você deixar de lado o problema citado acima e passe a levar em conta que trata-se de uma ideia nova e diferente do que estamos acostumados a ver nos jogos de tiro que possuem como base algum tipo de guerra. Você joga na pele de Nick Mendonça, um policial iniciante que começa a “pegar as manhas” das ruas e de como ser um policial eficiente. Em meio a seu aprendizado, ele é colocado ao lado de Khai Minh Dao, uma policial já experiente que tem como tarefa conter a empolgação do iniciante Mendonça. Já em suas primeiras missões juntos é possível perceber que Mendonça não pertence àquele universo e que, não somente Khai, como bandidos e policiais possuem muitos segredos que colocarão os valores de dele a prova.

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Apesar do enrede clichê e nada surpreendente, Battlefield Hardline consegue ser muito divertido. Todos os personagens não são totalmente explorados, mas possuem grande sintonia juntos. O roteiro possui falhas graves, mas em nenhum momento você fica entediado, o que é muito bacana. O jogo consegue realmente prender por sua história meio “Sessão da Tarde” ou “Tela Quente”, mais voltado pra ação do que pra história cabeça. Mas se alguns detalhes tivessem sido melhor trabalhados, a qualidade seria melhor e valeria ainda mais a pena a campanha de Hardline. Do jeito que ela foi construída, vale pela jogabilidade e pela diversão.

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“Bora pra cadeia malandro”

A jogabilidade é um ponto a ser discutido e pode dividir opiniões. Enquanto o mercado procura copiar diversas fórmulas de sucesso, a maioria dos jogadores pede por mudanças no estilo de jogabilidade dos jogos de FPS. Fato é que em Battlefield Hardline a Visceral tentou pensar diferente e em alguns momentos isso funciona, muito bem. Mas isso teve um custo, a dificuldade muito desbalanceada.

Ao invés do tiroteio desenfreado, somos apresentados  a uma jogabilidade mais stealth, onde mais vale planejar o seu ataque do que sair atirando a torto e a direito. Se quiser fazer do jeito “atire primeiro, pergunte depois”, Hardline pode ser um bom desafio, apesar da fraca inteligência artificial dos inimigos que teimam a percorrer os mesmos caminhos que seus comparsas passaram e morreram.  Em determinado momento, eu fiquei num corredor esperando os bandidões saírem de um galpão por uma porta. TODOS eles saíram andando lentamente e viraram presas fáceis, mesmo observando seus amigos jogados no chão furados pela minha pistola (sem duplo sentido, mesmo que pareça.). Jogando no Veterano, é bem provável que você perca em alguns momentos, porém, se planejar utilizando um scanner que marca os inimigos no mapa lhe possibilitando surpreendê-los ao ponto deles não terem reação, o jogo muda completamente e fica muito fácil.

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“O uso do scanner do jogo”

Ao chegar próximo de um inimigo, você pode mostrar o distintivo à ele, rendê-lo e algemá-lo. Como Hardline possui um sistema de níveis, isso lhe rende ótimos pontos, mais armas e mais acessórios. Porém, esse sistema é o que deixa o jogo muito fácil a partir do momento que você pega o jeito.  Como você pode render até três bandidos ao mesmo tempo, suas únicas preocupações são: não ser visto e não tentar render mais do que três inimigos. Quando você aprende que o esquema de Hardline é esse, o que não demora muito, as chances de sucesso são altíssimas.

Ao meu ver, essa opção de se jogar ao estilo stealth ou tiroteio já traz grande valor a produção de Hardline. A Visceral e a EA foram, no mínimo, corajosas nesse ponto. Pra você ter uma ideia, nunca uma pistola foi tão bem utilizada como em Hardline. Praticamente foi minha arma preferida durante todo o jogo, principalmente porque é uma espécie de marca registrada dos policiais de Miami e dos filmes com esse tipo de tema. Você tem outras opções de armas, como metralhadoras, escopetas, mas a pistola será sua melhor aliada. Além disso, também é possível percorrer o cenário com uma tirolesa “portátil” que muitas vezes você esquece que existe, mas quando usa é bastante eficiente nas missões que você quer passar despercebido. Apesar do jogo nunca deixar isso acontecer. Já explico.

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“Mãos ao alt…eita gizuis!”

Veja bem, se você está tomando cuidado pra entrar num lugar sem ser visto, você espera sair dele da mesma maneira, sem causar confusão. Afinal, se é pra entrar num tiroteio, que seja logo de cara e que não tenha todo o trabalho de andar sorrateiramente. No entanto, em Hardline existe uma certeza: não importa como você vai entrar, na hora de sair será de baixo de chumbo! Esse tipo de gameplay se torna muitas vezes injusto, já que você não ganha praticamente nada por ser cauteloso, além dos levels. Ao menos esse tipo de escolha o jogador poderia ter e não ser levado obrigatoriamente para o tiroteio desenfreado. Esse pequeno detalhe tira um pouco da paciência do jogador ao tentar passar as missões no modo stealth e vai fazer muita gente pensar: Se tudo vai pros ares mesmo, que vá agora!”.

Battlefield Hardline demonstra também o mal que é produzir um jogo para a nova e a velha geração, de maneira simultânea. Apesar dos bons modelos de personagens, que são altamente convincentes e realistas, o mesmo não pode ser dito dos cenários. Tudo parece muito simplista, apesar de o jogo rodar em 60FPS, o que traz bons benefícios pra jogabilidade e para os tiroteios. Texturas em baixa qualidade, serrilhados, falta de detalhes seriam aceitáveis no Xbox 360 e PS3, por suas limitações, mas não na nova geração. O PS4 e o Xbox One poderiam entregar um jogo bem mais bonito e menos limitado, em todos os sentidos.

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“Eu não tenho nada pra dizer, também não sei mais o que fazer, só pra garantir esse refrão, eu vou jogar Hardline em inglês”. Esse verso ficou tão bom quanto a dublagem do Roger.

E o que dizer da dublagem brasileira? Como você já deve ter lido ou visto por aí, o vocalista do Ultraje a Rigor é quem dubla Mendonça. No entanto, o trabalho de Roger ficou muito, mas muito abaixo do que poderia ser o “aceitável”, parecendo até que o cantor levou tudo como uma grande brincadeira que no final se tornou algo de mal gosto, tamanha a infelicidade de suas declarações após a repercussão negativa de seu trabalho em Hardline. A voz dele não combina com o personagem e ele não se esforça em momento algum pra fazer isso acontecer. Chega a parecer que ele estava comendo farofa enquanto dublava. Felizmente o jogo possui a opção de mudar a linguagem do áudio, possibilitando jogar com o áudio em inglês e legendas em português. Nem preciso dizer o que eu fiz correto? E o melhor é que as vozes em inglês são excelentes.

Agora, se você, assim como a maioria, pouco quer saber da campanha e quer ir direto pro modo online, Hardline será um bom jogo pra você. Apesar de não ter as batalhas frenéticas de Battlefield 4, os modos de jogo online são muito legais. Destaque para o modo Heist – ou Roubo – em que os bandidos precisam capturar um pacote e roubá-lo, levando até determinado ponto do mapa. Todos os modos tem alguma ligação com o tema polícia e ladrão, possuem um bom tempo de jogo e cenários bem legais, sendo possível subir por elevadores, descer de rapel. São muitas possibilidades que farão o jogo durar mais tempo nos consoles de todo mundo.

Battlefield Hardline poderia muito bem ser uma nova franquia e não ter a responsabilidade que cada novo Battlefield possui. O jogo possui qualidades e novidades que poderiam facilmente criar uma nova marca e seguir essa linha. No entanto, apesar das falhas de roteiro, a dificuldade sanfona e a dublagem deficiente do Roger, Hardline é um jogo que vai lhe divertir por muitas horas jogando a campanha e muitas outras no modo multiplayer. Tudo poderia ser melhor, porém o que temos é um bom jogo, nem mais e nem menos.

*Este review foi escrito com base em uma cópia do jogo enviada pela Warner Bros. Games, na versão do Xbox One


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9 respostas

  1. No comparativo do modo online de BF4 com BF Hardline? Considerando que no momento BF4 encontra-se estável… qual seriam as considerações?

    1. Acho que fica bem difícil de comparar. O BF4 as batalhas são mais épicas, porque estamos tratando de um exército. Em Hardline é a velha luta entre polícia e ladrão. É bem divertido, mas também é bem diferente. Em questão de estabilidade, no começo a EA teve problemas nos servidores, mas logo foi resolvido e pelo que sei está tudo em ordem. Sempre que jogo nunca tive problemas.

      Mas não acho que dê pra substituir o BF4 pelo Hardline no termo online. A experiência é diferente. Dá pra coexistir e jogar os dois.

  2. O post ficou bom, mas como sempre, todo mundo critica aguma coisa, a dublagem do Mendoza ficou uma merda mesmo, mas tirando isso, o jogo está perfeito, tanto em Campanha como em Multiplayer. Acho engraçado os donos desses posts criticarem tudo quanto é jogo, mas porque não vão se especializar em criação de jogos e façam um game do jeito que ficam falando que deveria ser ? É muito fácil falar: ” ah, o jogo devia ter sido feito assim, ah eles deviam ter feito isso ou aquilo”. É muito fácil criticar.

    1. Fala Fernando! Somos críticos de games, como tem por aí de cinema, música. Nós gostamos do jogo, mas ele tem pontos pra melhorar e a crítica é justamente por isso, pra que os produtores vejam onde podem ter errado e claro, pra que vocês que estão lendo a análise tenham como parâmetro a nossa opinião.

      Que bom que você gostou tanto assim do jogo, como muitos outros devem ter gostado, mas ao meu ver algumas coisas poderiam ser melhores.

      Continue com a gente e comentando. Valeu!

      1. Entendi, tem razão, acho que exagerei um m pouco… Rsrs….sim é verdade Ariel, tudo o que vc disse. 🙂

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