Análise – F1 2013

Compartilhe

Analise---F1-2013

“Cansado de ouvir o hino da Alemanha todos os domingos na TV? Esqueça a falta de competitividade da vida real e embarque nesta nova versão da série da Codemasters!”

- PUBLICIDADE -

O maior mérito do F1 2013, a última versão do simulador oficial da Fórmula 1, produzido pela Codemasters e lançado para PC, PS3 e Xbox 360, é ser um jogo familiar e consistente, com melhorias que não são percebidas até o momento em que você pisa no acelerador. Apesar de introduzir carros e pilotos lendários da categoria, o jogo não traz grandes novidades em relação à última versão de 2012. Só que ao mesmo tempo, para os que acompanham a série como eu, as melhoras na jogabilidade, ação e emoção das corridas são tangíveis.

Veja também: Veja volta de apresentação em Interlagos com Felipe Massa no jogo F1 2013

O jogo flui melhor em todos os aspectos, seja na suavidade dos gráficos ou na inteligência artificial dos adversários que estão mais viscerais ou, como diria o Galvão, com a faca nos dentes. E não para por aí. Os gráficos foram turbinados, os sons preenchem os ouvidos e tudo fica mais real. A dirigibilidade dos carros muda mais sensivelmente dependendo da sua equipe, e pilotar a Ferrari do Niki Lauda ou a Williams do Mansell em Jerez ou Brands Hatch, sem controle de tração ou ABS é um desafio até para os veteranos.

- PUBLICIDADE -
Se procura desafio - desafio terá!
Se procura desafio – desafio terá!

Aliás, os carros da era de ouro da F1 (só faltaram o Ayrton e o Piquet hein Codemasters) são um espetáculo à parte e nos levam a uma época em que os pilotos eram quase kamikazes, com turbos monstruosos, quase nenhum recurso de segurança e cockpits cercados de combustível por todos os lados. Coisa pra macho mesmo, não esses carrinhos de videogame… Ops!

Os carros clássicos dão um toque especial ao game!
Os carros clássicos dão um toque especial ao game!

Os modos de jogo permitem que o f1 2013 seja acessível para todos os tipos de pilotos virtuais, desde aqueles mais “hardcores”, que conseguem passar duas horas em uma só corrida, até os que tem apenas alguns minutos diários para investir e se divertir. O F1 2013 tem um pouco de tudo para cada estilo de vida, sem perder a diversão ou a imersão, seja no modo carreira ou nos Challenges.

Os circuitos foram recriados até os mínimos detalhes e recomendo dar algumas voltas bem devagar para curtir os detalhes de Yas Marina e ouvir o som dos adversários dentro do túnel de Mônaco. A iluminação e detalhes animados como pássaros voando e pessoas andando às margens da pista ajudam a criar a sensação de realismo, mesmo em altas velocidades.

Se fosse o Senna nessa chuva não ia ter pra ninguém!
Se fosse o Senna nessa chuva não ia ter pra ninguém!

Os carros respondem com características diferentes e é preciso ter disciplina no acelerador e freio para não acabar sem pneus antes do fim de uma corrida. Acidentes e batidas ocorrem com mais frequência o que fazem com que o jogador tenha que prestar mais atenção em tudo o que ocorre ao seu redor. O jogo amadureceu e melhorou em pequenos detalhes que fazem toda a diferença. No meu velho e bom Logitech G25, o feedback nas zebras ondulações e contatos estão mais realistas. Só gostaria que a Codemasters permitisse deixar o volante mais resistente como no PC.

O F1 2013 poderia ser apenas um update na série, mas consegue ser muito mais do que isso. É um jogo democrático e envolvente, que melhora sob todos os aspectos em relação ao seu antecessor. Se na TV, a Fórmula 1 está cada vez mais difícil de assistir, no videogame é a hora certa de dar uma lição no Vettel e acelerar forte, em horas e horas de diversão.

 E aí meus caros Combonautas, o que acharam desse review? Confiram o trailer abaixo e liguem seus motores.

Compartilhe

6 respostas

  1. Parabéns pelo review, Luis. Muita gente fala bem desse jogo e ainda vou experimentá-lo. Não sou um grande fã de jogos de corrida (simulação), mas sei que se investir um pouco de tempo neles, vou acabar gostando.

    1. Obrigado, Marcelo. Gosto muito da série e mais ainda da forma como a Codemasters tem melhorado a cada versão. Tenho o 2010 e o 2012 também. Essa nova versão está MUITO melhor! Acho que você não vai se arrepender! Abraços!

  2. Diferentemente do F1 2012 a dirigibilidade dessa versão para novatos é horrível e som é muito mais muito pior, longe de ser algo ao menos parecido com o real, ao menos o do F1 2012 distinguia os sons dos fornecedores dos motores e eram ao meu ver muito mais real. Resumindo comprei o F1 2013 no lançamento e me arrependo profundamente, horrível e só se salva o gráfico das pistas pois o resto é lixo!

    1. Vágner, Tentei jogar em casa outro dia, com o controle do PS3 e desisti… Muito sensível! Mas se o propósito do jogo é ser um simulador e, neste caso, o simulador oficial da F1, acho que deixar a dirigibilidade mais realista faz parte da evolução do título. Tenho certeza de que se você tiver um bom volante e muito tempo pra treinar, vai acabar se rendendo às melhorias da Codemasters.
      No G25 é fantástico!

      Quanto aos sons dos motores, aí não sei mesmo distinguir uma Ferrari de uma RBR, mas a análise leva em consideração todos os sons, inclusive os de ambiente que dão uma maior imersão à experiência toda. De um modo geral, acho que é o melhor jogo de F1 até agora, tirando os simuladores Hardcore como iRacing e Assetto Corsa para o PC.

      1. Concordo com seus argumentos, mas que o jogo poderia manter também o lado divertido para jogos informais como eram seus antecessores, melhorias nos gráficos são excelentes no som ambiente também, mas dos motores decaiu demais e para mim chega ser frustrante e desanimador tudo muito igual e de qualidade horrível. A codemasters vinha em clara ascensão mas em relação a esse foi uma regressão. Mas volto ressaltar essa é apenas a minha opinião, pode ser ou não o que a maioria acha, afinal todos temos opiniões divergentes! Abraço!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”