Análise | Forza Motorsport 7 reina absoluto nas pistas virtuais

Compartilhe

No passado o gênero de corridas voltadas para a simulação era dominado por Gran Turismo. Com gráficos à frente de sua época, foi um jogo que fez escola ainda no PS1. No Xbox, console que introduziu a Microsoft no mundo dos games (hardware), nascia um concorrente a altura de Gran Turismo. Seu nome era Forza Motorsport.

Seguindo a mesma linha em que a busca pela excelência gráfica estava aliada ao jogo de corrida simulado, onde fazer curvas freando direitinho e acelerando na hora certa, sem sair da pista, era o maior segredo de sua jogabilidade, Forza já nascia vencedor. 12 anos depois e com 10 jogos lançados, a franquia Forza domina absoluta, graças aos esforços da Turn 10. Chegamos ao sétimo Forza Motorsport, e mesmo que tenhamos um novo Gran Turismo na praça e concorrentes de peso como Project Cars, parece haver algo de diferente na fórmula que a Turn 10 usa em seus jogos de corrida.

Unindo simulação com diversão

- PUBLICIDADE -

Eu sempre fui um grande fã de jogos de corrida, sejam simuladores ou arcades. No entanto, sempre fui adepto do joystick. Talvez por gosto, pelos controles que simulam volante e pedais serem tão caros, enfim. Então eu sempre busco um balanceamento entre a simulação e a diversão em games deste gênero. Forza 5 já trazia lampejos de onde a Turn 10 queria chegar, mas não era um jogo tão carismático assim. Forza Horizon 2 conseguiu criar um sentimento diferente nos jogadores de corrida, e mesmo que aquele formato não sirva para simuladores, vimos que em Forza 6 a desenvolvedora conseguiu levar a parte divertida de Horizon para seu simulador. Forza 7 apenas reforça esse sentimento de uma maneira sem igual.

Forza 7 é um simulador que não te frustra. Você pode ficar tentando por horas terminar em primeiro lugar determinado circuito e sempre será divertido. Há um carisma que faltava em simuladores de corrida, e o exclusivo do Xbox One acerta em cheio ao mesclar tudo que precisa para simular a vida real, ao mesmo tempo que em nenhum momento ele se nega a ser um jogo de videogame. Existem diversos tipos de auxílios para que o jogador se sinta confortável em jogar, independente do nível que ele tem. Mas conforme você vai vencendo, o desafio vai diminuindo e o próprio jogo consegue perceber que está na hora de você evoluir.

- PUBLICIDADE -

Então há uma sugestão para que você mude de nível. Desta forma, é como se fosse um aprendizado gradual. Você começa jogando algo que não parece tanto um simulador, e acaba após algumas horas de jogo se deparando com uma jogabilidade muito mais profunda e técnica e quando menos percebe, estará imersivo nas curvas de Forza 7. E o melhor, vai achar tudo isso muito divertido.

Carreira cheia de categorias

O artigo continua abaixo

Para que um game de corrida seja divertido, é importante ter um modo carreira no mínimo bom. Forza 7 não te traz uma história, personagens e bastidores das corridas. Através de um sistema simples de campeonatos, existem diversos tipos de categorias do automobilismo que vão desde os carros de Turismo até Rally, Nascar, Fórmula E, carros antigos, novos e até caminhões. A variedade de tipo de carros e corridas faz com que o jogador não se canse. Tudo é muito bem dividido em 6 campeonatos onde o jogo estipula quantos pontos você deve conseguir para botar as suas mãos no troféu.

Existem corridas com poucas voltas e circuitos mais sinuosos, ou pistas mais fáceis com mais voltas. Os campeonatos possuem categorias e corridas que vão muito além do que é necessário para vencê-los, o que aumenta ainda mais a vida útil deste modo carreira. Mesmo que a única coisa que você faça seja correr, é sempre divertido saber como será a próxima corrida e que tipo de carros poderemos usar. A carreira é um dos pontos altos do jogo para quem quer ter uma experiência offline e também uma boa porta de entrada para começar a nossa coleção de carros.

Sistema de evolução e recompensa

Forza 7 continua com um sistema de evolução de levels semelhante ao que vimos nos demais jogos da franquia. Ocorreram algumas mudanças, como o uso das cartas que podem ou não ajudar durante a corrida, mas que trazem boas recompensas. Para quem gosta de comprar as versões mais avançadas do jogo, o sistema VIP deu uma diminuída no tamanho da recompensa que se tem. Antes, as pontuações dobravam, carros apareciam com mais facilidade por conta deste sistema. Agora, temos algumas cartas diferentes, mas que no final das contas não dividem tanto quem é VIP de quem não é.

Temos dois níveis de evolução no jogo: o do piloto e da coleção de carros. O nível do piloto vai subindo conforme jogamos e ganhamos pontos de experiência. O da coleção só vai subir se você conquistar ou comprar carros. É uma forma do jogo influenciar a sua cabeça para que você vá atrás da maior quantidade de carros possíveis. Existem máquinas que só podem ser pilotadas por motoristas que tenham uma coleção de alto nível. Com mais de 700 carros disponíveis, Forza 7 traz uma ótima lista de veículos, mas juntá-los por completo será uma tarefa árdua, porém bem divertida. Ao menos quando alcançamos uma quantidade suficiente de experiência e subimos de level, é possível ganhar veículos, o que acelera a evolução da sua garagem.

Que beleza!!

Se há algo que a série Forza se destaca é pelo visual. A Turn 10 conseguiu criar uma engine gráfica tão poderosa que falar que o Xbox One normal é fraco é algo desleal. Há uma fidelidade incrível nos modelos dos carros até nos pequenos detalhes. É impossível ficar alheio aos efeitos de luz e chuva. Tudo é tão bem feito, com tanto cuidado, que realmente impressiona. E olha que ainda não estamos falando da versão do Xbox One X, que deve vir ainda mais bela.

Outro grande detalhe que dá ainda mais vida ao game é a mudança climática dinâmica durante as corridas. Você começa uma disputa de tarde, o sol vai se pondo. Quando menos percebe já está tudo mais escuro e começa a chover. Além do visual mudar, a forma que você precisa jogar também muda, e tudo rola em tempo real. Mesmo com tantos detalhes, o jogo roda liso, sem nenhum tipo de slowdown. É possível ver mais detalhes jogando com a visão externa do carro, mas quem joga no cockpit também tem uma visão privilegiada. A câmera balança conforme a ação, como se fosse realmente a cabeça do condutor e isso só aumenta a fidelidade e a realidade que o jogo transmite aos jogadores.

O Rei das Pistas

Forza 7 é tão completo quanto foi Gran Turismo 2 na época do PS1. Com muitos carros e uma quantidade muito boa de pistas, tudo funciona muito bem. Mesmo que esteja sendo lançada anualmente, a franquia Forza sempre parece alcançar o ápice. Todos os anos este ciclo se repete e agora não é diferente. Um jogo cheio de conteúdo, que tem um modo carreira e outros modos offlines que brilham. Os modos online contam com uma boa qualidade de conexão, com corridas muito disputadas e ainda há planos para mais conteúdo neste sentido chegando ao game. Simplesmente não dá pra não gostar de Forza 7. A Turn 10 e a Microsoft estão fazendo um trabalho primoroso. Talvez histórico.

Provavelmente um dia a gente canse de jogar Forza anualmente. Até que este dia chegue, temos muito conteúdo pra desfrutar. Forza Motorsport 7 é obrigatório para quem ama jogos de corrida e para quem tem um Xbox One ou PC com Windows.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”