Análise: Resident Evil Revelations 2 – Episódio 2: Contemplação

Compartilhe

[tps_header]

novas-imagens-resident-evil-revelations-2-barry-burton-8

- PUBLICIDADE -

O que faz de um jogo episódico algo muito interessante é o grande foco na narrativa e nos personagens. Apesar de não ter a profundidade dos jogos da Telltale, Resident Evil Revelations 2 mantém o jogador preso na história, mesmo com a divisão do episódio em dois momentos diferentes. Como em “Colônia Penal“, “Contemplação” tem a sua primeira parte jogada com Clarie e Moira, enquanto que a segunda jogamos com Barry e Natália. Cada parte tem por volta de duas horas de duração, dando ao episódio 4 horas.

Enquanto que com Claire e Moira temos uma jogabilidade mais voltada pra ação, mas também com muitos elementos de terror, novamente com Barry e Natália e todas as habilidades que ela possui, que comentamos no review do primeiro episódio, tudo fica ainda mais tenebroso, principalmente porque há a inclusão de inimigos invisíveis. Com isso, cria-se uma nova mecânica: podemos ver os inimigos (ou a aura deles) com os olhos de Natália e tentar matá-los com Barry. De todo o segundo episódio, isso é o mais interessante e divertido. Nos demais quesitos o jogo é idêntico ao primeiro episódio, apenas com algumas ressalvas.

RESIDENT EVIL REVELATIONS 2_20150225230048
Veja aquele galhos na árvore da direita. Agora dê um passo pra trás. Viu, mágica! Eles somem!

Em “Contemplação” percorremos alguns caminhos em meio a floresta com o dia amanhecendo. Diversas vezes é possível ver o cenário se construindo a sua frente, galhos das árvores que aparecem se você dá um passo pra frente e desaparecem se você dá um passo pra trás. O mesmo acontece com a luz de fundo em meio a floresta, que fica clara e escura conforme você vai pra frente ou pra trás, ao menos na versão do Xbox One. Esse efeito de “Pop In” será percebido pelos mais críticos e não irá atrapalhar a experiência.

- PUBLICIDADE -

Falando na experiência, o segundo episódio coloca de vez as cartas na mesa, ótimas revelações, novos inimigos, personagens e um vilão muito conhecido é ao menos citado, mas tudo indica que terá grande importância nos eventos posteriores. Já entrando na parte da história e do que podemos esperar do próximo episódio, começo aqui a zona de spoiler do review. Leia apenas se você já jogou o primeiro e o segundo episódio de Resident Evil Revelations 2, ou retorne depois de jogar. Vamos especular o que acontecerá na história a partir daqui.

=============================SPOILERS========================================

RESIDENT EVIL REVELATIONS 2_20150225225301

Natália – A personagem mais importante de Revelations 2?

A pequena garota acompanha Barry desde o começo de sua aventura em Revelations 2 e sua importância parece gigantesca para a história. Como sabemos bem, após concluir o primeiro episódio “Colônia Penal”, Natália se encontrou com Moira e Claire e fica com elas um bom tempo, porém alguém a “sequestra“, colocando a mão em sua boca para ela não gritar e a levando enquanto Moira e Claire estavam com suas atenções voltadas para o helicóptero que Pedro pilotava. Ele tentava sair da Ilha, mas a voz misteriosa faz alguma coisa acontecer com os circuitos da aeronave, resultando numa crise de medo que Pedro não consegue controlar e o helicóptero bate em um prédio. Sabendo que os eventos de Claire e Moira se passam 6 meses antes dos de Barry, é importante notar as consequências que ele e Natália sofrem, como não conseguir usar um elevador por não ter energia no lugar, criando novos caminhos nos mesmos cenários que percorremos com Claire e Moira.

No entanto, Natália é apenas uma criança, não possui qualquer tipo de arma e dificilmente enfrenta alguém. Sua perícia em conseguir sentir a presença dos inimigos é a única explicação para ela estar viva até agora e o fato dela ajudar Barry não deve ser apenas uma coincidência. Outro fato importante a se notar é que a primeira parte que jogamos com Claire e Moira serve para nos mostrar os cenários e inserir pequenos mistérios, e quando jogamos com Barry e Natália a história tende a revelar mais detalhes, até por se tratar do final do episódio. E uma dessas revelações é a presença de Wesker. Mas não é o que nós conhecemos tão bem.

wesker

Apesar de Albert Wesker, o grande vilão de Resident Evil aparece em uma foto, quem toma a trama pra si é Alex Wesker. Desde Resident Evil 5 que ouvimos falar de Alex, porém seu status era desconhecido, já que ninguém sabia se ele havia morrido ou não. Porém, ao final do epsisódio “Contemplação” nós descobrimos que na verdade Alex é uma mulher e ela quer de todas as formas chegar até Natália. Existe até um tipo de ritual quando entramos na torre com Barry e a garota, onde nas paredes é possível perceber o nome dela escrito em vários locais, além de muitos bonecos que devem representar uma criança. O que realmente Alex Wesker quer com Natália é um grande mistério e um mistério ainda maior é a aparência de Alex, que com certeza deve ter sofrido várias mutações.

Ainda é impossível saber o que Moira tem contra seu pai e principalmente porque não usa armas de fogo se começou a trabalhar num lugar cheio de detetives que usam seus conhecimentos para salvar o planeta. Algum trauma existe. Será que há algo relacionado à sua mãe? Lembro-me de em Resident Evil (o primeiro) que é possível encontrar uma foto de Barry com sua esposa e sua filha. Descobrimos também que Barry tem outra filha e que a ajuda que Moira dá para Natália pode ser nostálgica para ela, fazendo-a recordar de sua irmã.

RESIDENT EVIL REVELATIONS 2_20150225020110

É muito provável que a voz misteriosa que Claire e Moira ouvem 6 meses antes de Barry encontrar com Alex, seja da própria Alex Wesker. No entanto, quem é o “cara legal” que Natália cita? Segundo ela, esse cara legal foi quem a levou do local onde o helicóptero explodiu. Será que de alguma forma, Wesker está vivo após os eventos de Resident Evil 5?

Em termos de narrativa, isso é o que mais me empolga em Revelations 2, essa ligação direta com a série principal em termos de história. Revelations 1 tinha sua importância e algumas citações, mas serve principalmente como um spin-off da série principal. Revelations 2 pode muito bem ser encaixado como parte de toda a trama que Resident Evil vem construindo até hoje.

==========================FIM DOS SPOILERS========================================

“Contemplação” tem um ritmo excelente, ótimos inimigos e momentos de grande emoção. Faz sua parte em mostrar qual é o cerne da história e em nos manter interessados para jogar o próximo episódio de Revelations 2. Tudo leva crer que o terceiro episódio será dramático e emocionante além, é claro, muito relevador!


Galeria de imagens do segundo episódio de Resident Evil Revelations 2

[/tps_header]
RESIDENT EVIL REVELATIONS 2_20150225003335

Compartilhe

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”