Cat Quest 3 -Review

Cat Quest 3

Compartilhe

Depois de uma prévia muito positiva, passei os últimos dias jogando a versão final de Cat Quest 3, o novo jogo da aclamada franquia da The Gentlebros, que chega ao mercado em 8 de agosto de 2023 nas plataformas PS5, PS4, Xbox Series, Xbox One, Switch e PC.

Seguindo a estrutura dos dois jogos anteriores, a The Gentlebros desta vez quis expandir a experiência com novas mecânicas e mais entretenimento. Para os amantes da franquia, Cat Quest 3 será uma expansão dos conceitos vistos anteriormente. Já para quem nunca jogou, será uma experiência suave e satisfatória.

- PUBLICIDADE -

No final, após vivenciar esta mais nova experiência da franquia, mesmo gostando de tudo que vi, fica o questionamento: o que vem a seguir? O que teremos de novo de agora em diante?

A História

A começar pela história, Cat Quest 3 é uma nova aventura que traz uma temática de pirata e não tem qualquer ligação com as histórias vistas nos jogos anteriores. Você é um gatuno que sobreviveu a um ataque do Rei dos Pi-ratos. Nosso protagonista não é um gatuno qualquer; ele possui uma marca em sua nuca de uma estrela, que é um artefato cobiçado pelos reis dos mares.

Quinze anos se passam, e nosso gatuno, ao lado de um espectro (nosso companheiro nesta aventura), embarca em uma jornada em alto mar repleta de ratos em busca deste artefato cobiçado pelos reis dos sete mares.

- PUBLICIDADE -

Assim, Cat Quest 3, assim como seus antecessores, não possui uma narrativa intrigante e forte. Contudo, essa leveza acaba se tornando um charme quando o jogo usa de trocadilhos e combinações para dar vida às frases e diálogos que combinam o universo dos gamos com a temática pirata. Seus NPCs possuem um carisma único, seja pelo design, seja pelos diálogos. Uma pena Cat Quest não ser dublado em nosso idioma nativo. Isso seria incrível.

Para quem jogou os dois jogos anteriores, a mais nova entrada da franquia não tem qualquer ligação com os eventos anteriores. Porém, há menções desses eventos, que este terceiro jogo trata como uma espécie de multiverso.

No final do dia, Cat Quest 3 oferece uma história leve e cativante por sua simplicidade e humor sutil. Seus personagens carismáticos agregam a esta experiência narrativa leve e satisfatória, que merecia uma dublagem em português do Brasil.

Maior, mas não diferente

Inspirada fortemente por The Legend of Zelda, a franquia Cat Quest oferece aos jogadores a possibilidade de explorar masmorras juntamente com elementos de RPG. Contudo, de forma interessantíssima, nossa exploração, além das masmorras, acontece em uma perspectiva isométrica – ao melhor estilo Diablo.

Para este terceiro jogo com temática pirata, você estará diante de um cenário que lembra bastante os mapas piratas. Desta forma, a proposta da The Gentlebros é trazer familiaridade para quem já jogou seus títulos anteriores e tentar descomplicar ao máximo os jogadores de primeira viagem com mecânicas simples e intuitivas.

Seguindo a estrutura tradicional da franquia, Cat Quest 3 oferece um mapa dividido em regiões com colecionáveis e inimigos presentes para você derrotar. O senso de exploração do jogo é satisfatório, com baús escondidos pelo mapa e missões secundárias que podem se prolongar ao longo de sua jornada. Além desta parte que serve como cartão de visita, o grande charme do jogo são suas masmorras, que estão espalhadas pelo mapa e trazem batalhas contra chefes bastante desafiadoras.

Os locais estarão disponíveis para serem explorados, porém há a presença de níveis nos inimigos que lhe farão passar longe desses locais que possuem níveis elevados.

Enquanto você progride, o sistema de armas e equipamentos vai lhe oferecer uma gama de opções e builds para esta jornada marítima. Conforme você explora, novas armas e equipamentos podem ser adquiridos e evoluídos em uma taverna, o mesmo vale para o uso de magias. Nada disso é novidade para quem jogou os jogos anteriores, mas o que há de novo aqui é a adição das batalhas navais.

Nada mais justo do que uma temática pirata incluir batalhas navais. No controle de seu barco, nosso protagonista lidera algumas batalhas navais contra chefes, além de o barco servir de veículo para explorar algumas regiões. Conforme você progride, novas peças são desbloqueadas para o barco, tornando-o uma arma poderosíssima nos sete mares.

O que vem a seguir?

De tudo que Cat Quest 3 me ofereceu, devo dizer que pouco veio como algo que oferecesse um sentimento de novidade. Toda a estrutura de gameplay foi algo que vivi nos outros jogos. A adição das batalhas navais, por conta da temática pirata, foi uma grata surpresa e ajudou na qualidade de vida do jogo, principalmente na exploração do mapa.

Outro detalhe que me agradou foi o amadurecimento do estúdio em criar momentos marcantes com suas batalhas contra chefes seguidas de trilhas sonoras agradáveis. Ademais, é nítida também uma evolução gráfica na franquia. O visual parece bastante com o que vimos no remake de The Legend of Zelda: Link’s Awakening, mas com o toque fofo e carismático da franquia Cat Quest.

Minha experiência no PC não trouxe nenhum problema de desempenho e nenhum bug. Por fim, você estará diante de uma experiência consistente e linda aos olhos.

Pois bem, diante de todas as adições, fato é que a franquia atingiu um platô criativo, o que me leva a questionar o que podemos ver no futuro. A estrutura de gameplay se manteve a mesma nos três jogos da franquia, e apenas uma nova temática não será o suficiente para ser atrativa.

Mas afinal, Cat Quest 3 é tudo isso mesmo?

Cat Quest 3 é tudo aquilo para quem já jogou os games anteriores da franquia, mas também pode ser uma excelente porta de entrada para novos jogadores. Como alguém que jogou os games da franquia, embora o terceiro jogo tenha me cativado e se mostrado uma experiência de RPG de ação excelente, me preocupa o que vem a seguir para a franquia, que há anos vem reciclando mecânicas de gameplay.

Por outro lado, se você busca uma jogatina leve, nada comparado aos Soulslikes presentes no mercado, Cat Quest 3 é um produto carismático que cumpre bem seu papel como um RPG de ação com uma variedade de opções de abordagens.

Em resumo, Cat Quest 3 fecha a trilogia em grande estilo, mas com um cansaço criativo já batendo à porta.

VEREDITO: Cat Quest 3 é tudo aquilo para quem já jogou os games anteriores da franquia, mas também pode ser uma excelente porta de entrada para novos jogadores. Como alguém que jogou os games da franquia, embora o terceiro jogo tenha me cativado e se mostrado uma experiência de RPG de ação excelente, me preocupa o que vem a seguir para a franquia, que há anos vem reciclando mecânicas de gameplay. Jão

8
von 10
2024-08-06T13:06:15-0300

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”