Criador de Oddworld lasca o pau na EA Games

Compartilhe

oddworld-fala-da-ea

Lorne Lanning, para quem não conhece, é o criador da série Oddworld, que apesar de ser bem legal, nunca foi tão conhecida ou de grande sucesso. Ele inclusive está para lançar uma nova versão do clássico Oddworld: Abe’s Oddysee, que na verdade é um novo jogo da franquia baseado naquele universo.

- PUBLICIDADE -

Mas Lanning guarda grandes mágoas da EA. Seu coração está realmente ferido. Na verdade, o coração de Lanning chora quando ele pensa nas grandes produtoras, mas ao falar delas em geral, ele escolheu a EA Games como uma espécie de referência no assunto de empresa que não valoriza os produtores e desenvolvedores de games.

“Que se dane o negócio. Não quero entrar nesse ramo, porque é um negócio perdedor,” disse ele em entrevista ao site VG247. “Não quero voltar e continuar a jogar ao velho jogo das editoras. Prefiro não fazer jogos a ser escravo das companhias públicas que se importam mais com os seus acionistas do que com os seus produtores.”

“Porque é que lançaram Battlefield 4?,” disse Lanning em relação à Electronic Arts. “Vocês sabem que a DICE não queria fazer este jogo. Eles sabiam perfeitamente que o game ainda não estava pronto. A equipe passou muitas noites sem dormir para construir aquele produto, para ter a qualidade e a jogabilidade boa, mas apenas quando estivesse realmente finalizado, quando realmente deveria ser jogado.”

- PUBLICIDADE -

“Mas alguém tomou a decisão de que os acionistas são mais importantes que os clientes. E estamos a ver isso cada vez mais. Como é que foram capazes. Como conseguiram criar uma joia daquelas e lançaram com tantas imperfeições, tantos bugs?,” questionou Lanning.

Veja também: “Nintendo estará viva daqui a 100 anos” – Lorne Lanning

No final da entrevista, sobrou até pra gente da imprensa de games. Lanning disse que a definição do novo jogo da série Oddworld, chamado de Oddworld: New ‘n’ Tasty, não é uma versão HD de Abe’s Oddysee, primeiro game da franquia lançado para PSOne, mas sim um jogo totalmente novo, com novas ideias e jogabildiade.

Lanning, espero que você tenha lido logo acima que escrevi que seu próximo game da franquia é um novo jogo ok?

Quanto à opinião dele, é chato repetir, no entanto as grandes empresas possuem prazos mais curtos, mais pessoas para pagar, equipes muito grandes e as cobranças são enormes. O que realmente não pode acontecer é deixar a qualidade de lado para ganhar dinheiro, e nisso Lanning tem total razão não acha?

Compartilhe

6 respostas

  1. eu jogava demais Abbe`s Oddysse no pc, gráficos muito bons, história sensacional. A declaração dele só reforça que cada dia mais teremos indies de qualidade. Ao contrário do que o sem noção do Peter Molyneux disse. Pq o cara que foca 100% lucro abandona a paixão pelo negócio.

    1. Tá facil meter o pau na EA hahaha. Mas concordo com vc Leandro. Esse tipo de pensamento do Lanning é o que acontece com todas as grandes empresas, Capcom, EA, entre outras. E o babaca do Molineux que falou dos indies só pode estar de sacanagem. Pede pra ele olhar as estatisticas, veja o quanto os indies cresceram nos últimos anos. Veja as grandes Microsoft e Sony apoiando fortemente a causa. É piada!

      1. Já eu concordo com o Molyneux na questão dos índies por conta de uma única coisa (além de fãs de indies serem babacas em geral):
        TUDO é cíclico na indústria dos jogos. Nos anos 80, Platformers dominavam os consoles, na primeira metade dos anos 90, Beat’em up´s reinavam. Na segunda metade foram os jogos de luta. Durante um tempo todos queriam uma fatia da segunda guerra. Depois, com o sucesso de GTA, o mundo aberto era o ponto a ser clonado. Tudo na Industria é cíclico,

        1. Concordo com você Kyo, mas o que é cíclico até então são estilos, moldes, receitas, isso sim é cíclico, mas a indústria indie, na minha opinião, está consolidada. Ela sempre existiu, porém com a internet todos nós conhecemos e podemos desfrutar disso. Não acho q os indies vão acabar, muito pelo contrario, eu acredito que mais pra frente as grandes empresas deverão se adequar à moda que esses pequenos irão ditar. Isso fica claro no caso do Plants vs Zombies que a EA comprou, e isso vai longe…

        2. indie ou com grande investimento não é tipo de jogo, ou estilo de jogo, ou tamanho de jogo e sim a quantidade de investimento do jogo.
          Vc está comparando maçã com banana.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”