Crítica | Kingsman 2: O Círculo Dourado não surpreende, mas é insano!

Compartilhe

Me lembro quando Kingsman: O Serviço Secreto estreou nos cinemas em 2015 e eu não tinha noção do que se tratava aquele filme. Quando menos percebi, todas as melhores salas dos cinemas de minha região, tinham Kingsman como destaque em exibição. Eu já havia ouvido falar das HQs de mesmo nome que foram criadas por Dave Gibbons e Mark Millar, mas até aí, ainda não tinha me cativado a assistir.

Mesmo assim, por conta dos amigos falando de Kingsman, da quantidade de boas críticas que cheguei a ler, eu fui. E meu amigo, que filme espetacular que foi o primeiro Kingsman. Desde então resolvi procurar mais referências à obra de Millar, procurei entender mais sobre o universo da alfaiataria que escondia segredos tão insanos. Kingsman é uma organização secreta de espiões que passam por um rigoroso treinamento que os transforma em soldados extremamente preparados para qualquer tipo de situação. No primeiro filme vimos a ascensão de Eggsy e a queda de Harry. O filme tinha cenas grandiosas e inesquecíveis, como a batalha de Harry dentro da igreja. Além disso, era recheado de efeitos especiais e personagens de extremo carisma.

- PUBLICIDADE -

Agora, os Kingsmen estão com os dias contados. Logo na primeira cena a gente já fica “WOOOOW”! Não há tempo pra respirar, não dá pra pensar em mais nada a não ser NÃO PISQUE!

O fim do começo ou o começo do fim?

 

- PUBLICIDADE -

O primeiro Kingsman marcou, é preciso ressaltar isso. Seria completamente difícil que Kingsman: O Círculo Dourado pudesse ao menos encontrar o caminho para chegar no mesmo nível de qualidade. Matthew Vaughn não consegue repetir a dose em termos de surpreender sua audiência, mas entrega um filme explosivo e dinâmico, como provavelmente muitos esperavam. Não temos um filme memorável, mas com suas ideias malucas Vaughn consegue criar cenas incríveis. Como o próprio trailer entrega, um grande ataque acaba com o serviço secreto dos Kingsman e aparentemente sobra apenas Eggsy. O recém formado espião tem uma grande responsabilidade de encontrar quem fez tal estrago, mas muitas surpresas aguardam por ele e por nós.


O artigo continua abaixo


Nessa onda de nostalgia e surpresas, vemos Eggsy dividido entre seu grande amor e sua responsabilidade de salvar o mundo. Novamente, como o próprio trailer entrega, Eggsy descobre que seu mentor está vivo. Harry é muito bem utilizado no filme, mas não pense que Kingsman 2 fica somente nos personagens que conhecemos no primeiro. Felizmente temos muitos outros rostos, grande parte deles conhecidos, como: Channing Tatum; Halle Berry; Julianne Moore; Pedro Pascal e até mesmo Elton John, que faz uma participação que fica entre divertida e dispensável. Mas é inegável que conseguiram encaixar muito bem a presença do cantor no filme.

Com novos aliados e uma conspiração enorme envolvendo um vírus, algo que sobra em Kingsman 2 é diversão.

A Peteca não cai, mas o 1 é melhor

Apesar de ser um filme pra lá de divertido, Kingsman: O Círculo Dourado não consegue ser tão bom quanto o primeiro. Temos um foco muito grande no relacionamento de Eggsy, o que incomoda em alguns momentos do filme. Há uma certa confusão por conta da quantidade de personagens que a sequência nos traz e o problema é que todos tem um nível de importância bem legal. Assim, o roteiro acaba fazendo pouco uso de todos eles e na tentativa de mostrar todos os atores, fica algo superficial. Os efeitos especiais são bons o suficientes para manter a ação lá em cima, mas alguns olhos mais atentos perceberão que existem pequenos problemas aqui e ali.

No entanto Kingsman O Círculo de Fogo consegue explorar muito bem as boas ideias deixadas pelo primeiro. Com as novidades deste segundo filme e eventos importantes que ditarão o futuro dos personagens, há muito espaço para sequências e a construção de um legado ainda maior. Não chegar ao nível do primeiro filme não é um demérito. Acontece que Kingsman de 2015 é tão bom que chega a ser desleal. O Círculo de Dourado diverte demais, do início ao fim, com cenas de ação de cair o queixo. Muitas destas cenas são tão violentas que chegam a impressionar e em um filme deste gênero é algo ótimo.

Ao final fica a sensação que um Kingsman 3 poderá ser muito diferente. Mesmo com tantos rostos conhecidos, a escolha de alguns deles talvez não agrade à todos. Ao menos sabemos que Eggsy e Harry estão juntos novamente e que o legado de Galahad está em boas mãos. Duas por sinal.

Compartilhe

6 respostas

  1. Kingsman 2 é UMA VERDADEIRA OBRA PRIMA!!!
    Eu assisti esse fim de semana no cinema com mais 4 pessoas e, sinceramente…é um
    dos filmes de espionagem mais inovadores e surpreendentes que nós já
    vimos. Irreverente, imprevisível e consegue passear com maestria entre
    os gêneros da comédia, ação, drama e romance sem perder a autenticidade
    ou o poder de cativar o público, inclusive esse é o verdadeiro “tcham”
    da sequência. Fazia tempo que eu não via algo assim, que consiga
    prender a atenção 100% do tempo. Nota 1000 para o KINGSMAN 2. Nota 0 para as críticas.

    1. Achei a crítica super justa. Em resumo, o que ele disse foi: Kingsman 1 é melhor, mas Kingsman 2 ainda é de cair o queixo, de tão bom que é. Só discordo da crítica quando ele falou do relacionamento, até porque eu acho que foi um elemento a mais no filme, é algo que mostra o crescimento do Eggsy, apesar da regra na Kingsman de não ter relacionamentos.

      1. É exatamente isso Matheus. E que bom que essa parte do relacionamento não te atrapalhou, você acaba curtindo mais o filme se não ligar pra isso. Valeu pelo comentário!

  2. Eu discordo respeitosamente da sua nota, KINGSMAN 2 é um filme péssimo!! E vou explicar só pra não falar q to de mimimi(SPOILERS):

    O que fez o primeiro filme ser tão bom é que ele é te surpreende em todos os sentidos, por mostrar um filme de James Bond de uma forma extremamente caricata e pesada. Ele consegue ser engraçado e te chocar ao mesmo tempo (quem iria imaginar Colin Firth, um lorde inglês, descendo o cacete em todo mundo numa igreja, com sangue jorrando pra tudo quanto é lado, pra depois tomar um tiro na cabeça!!), e a trama fazia sentido para encaixar toda aquela ação maluca.

    Isso gerou uma expectativa gigante pro segundo filme (que tinha que ser tão surpreendente e empolgante quanto o primeiro), e essa pressão esmagou nitidamente o diretor, que entregou um filme extremamente covarde:

    1) Roteiro sem pé nem cabeça: Não dá pra entender qual é a pinimba da vilã com a Kingsman e o porquê dela querer destruir a agência, nem a razão da raiva do ex agente contra a agência. A agência é destruída, matando a Lancelot (uma personagem que tinha grande potencial para participar da trama, já que no primeiro ela ficou de lado de toda ação), reduzindo o serviço secreto inteiro somente duas pessoas, que vão ter que se apoiar num bando de redneck americanos, que são melhores que eles “for reasons”.

    2) Elenco estelar descartável: Dá pra ver que essa trama horrível foi desculpa pra trazer um monte de ator americano que só estão ali pra surfar no sucesso do primeiro filme, já que não acrescentam em nada na trama (sério, pára pra analisar, se tirasse os Estados Unidos da equação do filme faria alguma diferença?). Fora o Elton John, que foi engraçado quando ele aparece, mas ficar insistindo nele parece um comediante que fica explicando a piada.

    3) Vilã péssima: Juliane Moore está horrível nesse filme, fazendo uma psicopata movida a lexotan que não tem motivação nenhuma pra querer fazer mal pro mundo (vou envenenar meus consumidores para legalizarem as drogas, porquê to de saco cheio de viver na floresta? Concordo com o presidente dos Estados Unidos, essa mulher é uma idiota). Cadê a motivação vilanesca absurda para parodiar os inimigos do 007, como uma estação de missil dentro de um vulcão? E nem vilã direito ela é, não dá pra saber pq todo mundo tem medo dela, já que aquele final anticlimático dela mostra que é só apertar um pouco q ela entrega tudo. Fraquíssima!

    4) Ressuscitar e matar personagens sem razão nenhuma: Sério, eu gosto do Colin Firth, mas ele estar nesse filme sem ser um flashback é demostração de medo do diretor (“As pessoas gostaram do Galahad, então tenho que trazer ele de volta de alguma maneira, então eu vou inventar um ESPARADRAPO QUE CURA TIRO NA CABEÇA!” – isso é me chamar de idiota). E a morte do Merlin, que botou o melhor terno pra morrer numa mina que aquele taco de baseball tinha que ter detectado (ele merecia uma morte mais grandiosa e signficativa para a conclusão da trama… Se analisar o filme, ele morreu a toa)

    5) cenas de ação que são exatamente como o primeiro mas de forma piorada: Esse filme teve cenas de ação empolgantes, mas não precisava fazer a cena do pub de novo (só que dessa vez sem razão nenhuma da provocação, é de forma gratuita mesmo ) e da tomada de luta frenética non stop do primeiro filme que ficou pro final, que fica chato pra cacete depois e um tempo que você assiste (porque a graça da cena da igreja no primeiro filme são as mortes violentas uma atrás da outra que o protagonista causa, e não o balé da luta em si que quiseram repetir neste segundo)

    6) happy ending mais clichê possível: Cadê o choque do primeiro filme? Que termina com “porta dos fundos”? Quer mais ousado q isso! Mas não, a crítica falou que o final do primeiro filme foi sexista e o diretor já ficou com medo, fazendo uma conclusão quase nojenta de melada (o presidente dos Estados Unidos sai algemado pq não concordou em aderir os planos de uma traficante internacional, além de engaiolar as pessoas no estádio de fubebol “For reasons” – a nerd da Stateman virando agente secreto, mesmo sem demonstrar talento nenhum em campo – A kingsman voltando a existir, mesmo agora sendo uma agência secreta de um homem só, que é o Colin Firth, já que o Eggsy virou príncipe no final e saiu do serviço secreto). Final péssimo pra um filme péssimo.

    Resumindo: Kingsman 2 é um filme covarde e descartável. Poderia ter sido um filme tão grandioso quanto o primeiro, mas virou um clássico filme de executivos de estudios que não fazem a menor idéia do que tem na mão (“Já sei! Vamos repetir o primeiro filme, meter um monte de ator renomado pra atrair público e dar um casamento de princesa no final pra todo mundo sair feliz! E o roteiro? roteiro q se foda!”)… é lamentável.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”