Epic Games de Gears of War e Unreal mostra nova tecnologia de Anti-aliasing

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Aí você me pergunta: O que é o “aliasing“? Indo direto ao ponto, é um efeito que acaba gerando um serrilhamento irritante nas bordas de objetos ou personagens de games. Falando de um jogo de corrida por exemplo, é muito comum um game que possui serrilhados em abundância conseguir confundir a cabeça do jogador, que acaba não distinguindo onde exatamente existe uma curva, devido ao cenário pouco detalhado ou confuso que o serrilhado causa.

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De tempo em tempo, surgem novas tecnologias de Anti-aliasing, que tentam diminuir este tipo de problema, deixando os gráficos dos games mais bonitos e mais críveis. Porém, isto tudo tem um custo muito alto em FPS, já que quando ligamos um Anti-aliasing forçamos mais da máquina, seja num PC ou em um console.

Pensando nisso, a Epic Games lançou um vídeo demonstrando um pouco do que ela pretende entregar com a Unreal 4 em termos de Anti-aliasing. A técnica utilizada sera o Temporal AA, que estará disponível à partir da Unreal 4.4, engine utilizada por jogos para a nova geração de consoles.

Para que você realmente veja a diferença, é necessário colocar o vídeo em Full HD – ou seja, 1080p. Assim você terá uma clara visão do que esperar do Temporal AA da Epic. Sinceramente vi muita diferença do efeito desligado para o efeito ligado, principalmente na parte final da imagem, quando a câmera começa a focar pra cima. A diferença é realmente gritante. Confira abaixo!

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Obs: O vídeo não possui som

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4 respostas

  1. Honestamente, a única diferença gritante é que no Temporal AA alguns artefatos não aparecem mais na imagem (uns brilhos aleatórios), o que é ótimo, concordo. Mas não é algo gritante, ao ponto de descartar o vídeo sem a técnica.

    Minha maior preocupação ainda seria a performance, porque, pra mim, os gráficos ficaram ótimos mesmo sem a nova técnica.

    1. Eu gostei, poupa tempo ter que baixar outros programas e muitas vezes pagas para dar o mesmo efeito, ja que efeitos de particulas ainda é “fraco” pra certo tipos de efeitos

  2. Mas vem ká: não exageraram no aliasing quando mostra a primeira vez não? Sei lá… meus jogos no pc não são tão exagerados assim não.

  3. Realmente, tem que se analisar o custo x benefício. Gostei muito do efeito com o Temporal AA ativo, mas se eu precisar de uma 780Ti ou Titan pra rodar assim em 1080p, eu descarto.

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