Have a Nice Death é de ‘morrer’ de tão cativante – Análise | Review

have a nice death

Compartilhe

Desenvolvido pela Magic Design Studios e publicado pela Gearbox, Have a Nice Death saiu de seu Early Access para seu lançamento completo no dia 22 de março de 2023. Nas plataformas do PC e Nintendo Switch, o título traz uma experiência rogue-lite em cenários 2D.

Have a Nice Death é carismático do início ao fim satirizando um dos eventos mais dolorosos de nossa vida, a morte. Dentro deste contexto, um universo é criado e a execução de gameplay e ambientação oferece uma experiência cativante, que tem tudo para conquistar os amantes de games indies e de rogue-lite.

A morte só queria umas férias

- PUBLICIDADE -

Em Have a Nice Death, a Morte tem uma agência, a Death Inc., a qual é responsável por registrar todas as mortes ocorridas. Contudo, em determinado dia sua agência tem um elevado pico de superlotação com aumento de números de mortos.

Assim, a calmaria que habitava nos setores da Death Inc. deixou de existir. E o motivo por essa desordem é desconhecido. Assim, em uma atitude que foge de seus padrões, a Morte busca resolver esse problema enfrentando tudo e a todos nos quatro cantos de sua agência.

- PUBLICIDADE -

Desde a abertura com sua cinemática inicial, me senti cativado pelo carisma que a Magic Design Studios construiu em seu título que, a todo momento, me fez lembrar de Família Addams e as obras de Tim Burton.

Toda a arte, o plano de fundo e seu elenco é de um carisma irresistível que nem precisa-se de dublagem para se tornarem tão queridos. A Morte, por sua vez, desempenha uma persona mais séria e centrada, enquanto o elenco secundário é impecável em suas atuações.

Ademais, dar este clima tão leve e descontraído, que oscila entre momentos cômicos e sensíveis, me ensinou que a morte não pode ser evitada, mas consegui dar boas risadas com ela.

Um roguelike mais convidativo

Have a Nice Death é um roguelike com elementos de bullet hell em um cenário 2D. Apostando na experiência de fazer o jogador retornar ao marco zero inúmeras vezes, o título traz uma vantagem durante suas tentativas de se manter vivo. Diferente de todo e qualquer jogo do gênero, aqui os jogadores são recompensados por cada tentativa nos inúmeros setores da Death Inc.

Assim, embora você reinicie sua jogatina constantemente, ela tem um propósito: te dar melhorias conforme você joga, mesmo morrendo no primeiro estágio. Com um sistema de níveis, o jogador a cada nova tentativa acumulará XP que irá desbloquear melhorias diversas – como um desbloqueio de um elevador que dá acesso ao primeiro Boss sem precisar percorrer todo o percurso posto pelo game, por exemplo.

Ademais, tudo que você conquista em XP ou na economia do game pode ser investido em cosméticos e melhorias a seu favor. Sendo assim, apostando neste conceito, o título traz menos punição ao gênero roguelike e, certamente, alcançará os jogadores que se sentem cansados desta dinâmica de morrer e continuar tudo do zero.

Maldição x Penalidade

Have a Nice Death faz jus de uma árvore de habilidades muito interessante. Intituladas de Maldições, elas se dividem em três segmentos: ataque físico, saúde e feitiços. Assim, numa dinâmica que sempre lhe oferecerá três cartas, cada uma com os três arquétipos, você deverá escolher qual das Maldições irá investir. Contudo, é possível mesclar os três tipos de maldições.

Ademais, não se empolgue tanto assim. A partir da escolha de sua primeira Maldição, as próximas Maldições desbloqueadas trazem consigo uma Penalidade que pode dar buffets ou a possibilidade de explosão após a morte de inimigos, por exemplo.

Portanto, essa dinâmica de vantagem e consequência traz ainda mais brilho a um gameplay tão cativante e viciante.

Desafiador e incansável

Partindo para o gameplay, se tem um adjetivo que resume minha experiência com o combate e HaND é ‘incansável’. Jogar este roguelike em nenhum momento me trouxe uma sensação de cansaço. Repetir, repetir e repetir se tornou uma experiência mais satisfatória do que títulos anteriores do mesmo gênero.

Com um gameplay frenético e bem responsivo, o título oferece um ataque primário, duas habilidades que recarregam e um especial. Essa combinação proporciona uma jogabilidade estratégica e frenética.

Assim como as Maldições, suas duas habilidades podem ser escolhidas de forma randômica dependendo de sua run. Ademais, o título torna mais desafiadora esta experiência quando faz de cada golpe do inimigo uma espécie de ferimento que deve ser eliminado com o uso de um certo ítens.

Por fim, todo o frenesi proporcionado pelo seu combate soma a uma direção de arte que esbanja referências a Tim Burton. Cara cenário, que representa um setor específico da Death Inc., possui seus trejeitos e inimigos característicos, além de batalhas contra chefes principais e opcionais super criativas.

Mas afinal, Have a Nice Death é tudo isso mesmo?

Have a Nice Death traz leveza e diversão a um dos temas mais temidos em nossas vidas, mas nos deixa mais próximos da morte da forma mais figurada e divertida possível.

Sem dúvidas, o subgênero roguelike ganhou um novo representante que sabe bem esbanjar criatividade e carisma do início ao fim, onde em nenhum momento se torna cansativo experienciá-lo.

Por fim, o que você achou desta análise? Comente abaixo e compartilhe conosco sua opinião! Em seguida, não se esqueça de se inscrever em nosso canal do YouTube e seguir o Combo Infinito nas redes sociais para mais notícias Facebook; Twitter, Instagram.

Confira as últimas notícias:

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”