Jogamos a versão final de FIFA 15! Veja nossas primeiras impressões!

Compartilhe

[tps_header]

jogamos-FIFA-15-hands-on

- PUBLICIDADE -

Na tarde de ontem, 08 de Agosto de 2014, o Combo Infinito foi convidado para uma apresentação oficial do game de futebol mais aguardado do ano, FIFA 15! Após uma apresentação mega detalhada de Gilliard Lopes, produtor brasileiro do jogo, foi possível experimentarmos a o build final do game, ou seja: a versão que chegará no disco quando você comprar seu FIFA 15!

Para exemplificar o que foi demonstrado através de vídeos e slides que Gilliard utilizou para ilustrar as mudanças de FIFA deste ano, vou mesclar o que foi dito com o que experienciei ao jogar o game. Mas uma coisa posso adiantar para todos vocês: a evolução desta vez é nítida! Digo isso pois em minha análise de FIFA 14, um dos pontos que mais toquei foi o fato da geração passada (PS3 e X360) estarem limitando o potencial da série, já que o futebol virtual para ficar ainda mais divertido precisaria de mais processamento e memória para fazer acontecer determinadas mudanças como física e movimentos, onde os consoles mais antigos já não conseguiam mais atingir este patamar. FIFA 14 foi um excelente jogo, mas não havia ficado tão distante assim do que era FIFA 13.

Gilliard começou a apresentação falando dos movimentos “enlatados” que existiam na série até então. Estes movimentos eram reaproveitados de versão para versão mas em FIFA 15 foram totalmente refeitos para gerar um nível de detalhes ainda maior, transformando o futebol virtual em um show mais bonito de se assistir, aumentando a realidade e a apresentação das partidas. Segundo Gilliard, já em FIFA 14 muitos dos movimentos foram recriados utilizando uma tecnologia de simulação e aproveitando a entrada da nova geração, a equipe de desenvolvimento viu que poderiam ir além neste sentido. Então, pensando na agilidade dos jogadores e fidelidade dos movimentos, muito esforço foi realizado na criação de novas animações, física, controle da bola, uso do corpo, giro dos jogadores e muito mais. São tantos detalhes que é impossível dizer todos eles.

- PUBLICIDADE -

Jogando FIFA 15 foi realmente bastante nítido o avanço no quesito “uso do corpo”, tanto pelo zagueiro quanto pelo atacante. Jogadores mais rápidos como Neymar e Messi usam o corpo de uma maneira diferente, evitando o contato direto e dando prioridade por se desgrudar do adversário, a fim de conseguir avançar no campo. Jogadores mais troncudos fazem o uso do corpo para ganhar jogadas. Inclusive agora é possível puxar a camisa do adversário, recurso que se usado com muita frequência acarretará, obviamente, em falta.

Em outro exemplo, Gilliard frisou que as animações do corpo do jogador são separados em FIFA 15, possibilitando que o jogador possa girar mais rapidamente, de maneira mais ágil. Isso também foi bastante fácil de perceber enquanto jogava o game. Antes, todo o corpo fazia parte de uma animação, agora as pernas são animadas separadamente do corpo.

O realismo das partidas é uma das preocupações da EA para este ano. Novas animações e sistema de emoção farão parte das partidas em FIFA 15. Cada jogador possuirá um tipo de temperamento com cada companheiro e adversário dentro do campo. Isso se reflete também na torcida, que está mais realista nos gráficos e nas ações. Como exemplo, ao fazer um gol com Barcelona no Real, sendo o Barça o time visitante – neste caso eu -, a torcida vaia insanamente. A sensação de “estragar a festa” é muito bacana.

FIFA 15 é o primeiro jogo da série pensado para a nova geração, portanto espere por grandes novidades na versão para PS4, Xbox One e PC e versões mais modestas e parecidas com FIFA 14 no PS3 e Xbox 360, o que já era de se esperar. Jogamos o game para Playstation 4 e apesar de bastante parecido com FIFA 14 quando estamos jogando e olhando para o campo, graficamente falando FIFA 15 agradou bastante. Está tudo mais polido e mais realista, ainda mais se contarmos os pequenos detalhes, como o câmera man que anda enquanto filma, saindo daquela estátua paralisada ao lado do campo e as torcidas, cada vez mais parecida com a real. Mas nada disso seria bacana se o jogo não fosse bom, concorda?

Entretanto, um dos pontos mais bacanas para este ano é o “Campo com vida”, onde o gramado vai ficando desgastado com o passar da partida, bandeirinhas se movimentam ao toque da bola, trilho de carrinhos marcarão o gramado, a trave balançará ao chute bem dado no travessão e por aí vai. Os detalhes do campo são realmente muito legais de se ver, como buracos que se formam em um jogo chuvoso. O jogo começa com o gramado verde e termina como um campo de guerra.

Como sempre digo, a experiência que o jogo lhe proporciona é o mais importante ao se jogar videogames. Felizmente, FIFA 15 conseguiu me colocar dentro do jogo, com os olhos estalados em cada lance, prestando atenção na marcação e tudo mais. E neste quesito é onde vi o maior mérito de FIFA 15. O game está mais fluido, rápido de uma maneira bastante balanceada e muito, muito divertido. A jogabilidade está “gostosa“, talvez por causa de tudo que existe de novidade nos movimentos, que deixam o game mais realista, então você acaba prestando bastante atenção no que você vai fazer, pois sabe que é o que aconteceria no futebol real.

Por exemplo, bolas na área em FIFA 14 eram grandes armas para se fazer gol. Agora em FIFA 15 não é assim tão fácil. Mas é realista ao mesmo tempo. Desde que você saiba posicionar o jogador é possível fazer o gol, mas o adversário que está defendendo tem totais chances de cortar e principalmente porque o cruzamento precisa ser feito de maneira correta, pois a trajetória da bola é importantíssima para o bom cabeceio. E tudo isso pode estar ligado às táticas do time, que estão ainda mais profundas e resultam no comportamento da equipe de maneira mais efetiva. Jogando com o Chelsea, coloquei o time na defensiva, já que vinha ganhando por 1×0 e a partida se direcionava para o fim. Roubei uma bola e apenas o Diego Costa estava à frente. O time não sentia a necessidade de mandar mais ninguém subir com ele, afinal as ordens eram para defender e assim aconteceu. Tive que me virar com o brazuca catalão sozinho.

O chute, que para mim sempre foi um pequeno problema em FIFA, tive uma grata surpresa ao ver que realmente houve melhoras. Tanto nos chutes colocados quanto nas pancadas de fora da área. Novamente, tudo está mais realista. Além da força que pode mudar conforme o jogador ou o pé utilizado, a bola também pode desviar de uma maneira mais convincente nos adversários ou nos atacantes mais avançados, resultando em jogadas bastante realistas. E aí que entra uma das grandes mudanças para este ano, os goleiros da nova geração.

Segundo Gilliard, todo o código de programação dos goleiros foi refeito do zero, visando entregar a maior experiência possível e realismo com este importante jogador num time de futebol. Até hoje, tanto PES quanto FIFA não conseguiam sair dos problemas que existem com os goleiros e toda a física que envolve a participação deles em campo, e com o novo esforço em FIFA 15 posso dizer que, mesmo que ainda não esteja perfeito, há grandes chances da EA alcançar um novo patamar neste quesito. As defesas estão mais realistas, os goleiros parecem realmente ter peso ao pular para uma defesa e quando uma bola rebate no caminho da trajetória do chute, o goleiro busca mudar também o seu movimento – como no vídeo acima – trazendo um realismo muito superior ao que vimos até FIFA 14, com defesas de mão trocada com movimentos totalmente novos, inclusive defesa com os pés e reações a jogada totalmente melhoradas. Se a cada ano FIFA busca inovar e entregar uma experiência mais completa em determinados pontos, este ano isso acontecerá com a física em geral e com os goleiros.

Muitos outros detalhes foram ditos sobre o jogo durante a apresentação, mas muitas coisas como os modos online poderemos experimentar apenas no lançamento oficial do game.

E os times brasileiros?

Realmente não teremos, ao menos por enquanto, os times brasileiros. Durante a apresentação, nossos amigos do site Arte Virtual FC, comunidade que organiza campeonatos de FIFA no Brasil, perguntaram o porque da Konami possuir em seu jogo os times brasileiros e FIFA não. Apesar de muito já ter sido dito sobre o assunto, ficou clara a desorganização que há no futebol brasileiro, pois segundo o produtor de FIFA, há um grande interesse em possuir “a única grande liga que está fora do jogo“, mas o interesse precisa ser mútuo e não somente da EA Games.

Portanto, se você está curioso em saber se FIFA 15 vai alcançar o que esperamos do jogo e se a EA está fazendo um bom trabalho, adianto que sim! FIFA está em ótima forma, começa pisando no gramado da nova geração com o pé direito e fazendo gol de letra! Resta saber se PES realmente vai melhorar para ao menos empatar a partida, pois a EA já saiu na frente!


Galeria de imagens: FIFA 15

[/tps_header]

jogamos-FIFA-15-hands-on-0

Compartilhe

31 respostas

  1. Parabéns Ariel, muito boa a sua análise… Realmente depois de testar a demo pude vê que o fifa 15 está espetacular, muito realista, a física totalmente remodelada… E claro, pra mim que jogo no PC foi uma grande evolução e sim posso dizer que é o melhor jogo de futebol de todos os tempos. Abraço!

    1. Valeu Isma! E olha que a demo é uma build anterior, ou seja, espere por um game mais polido! Não vejo a hora do lançamento pra cair de cabeça no online xD!

  2. Muito legal o artigo, Ariel. Está muito bem escrito e conseguiu despertar bastante o meu interesse, mesmo não seundo um fã de futebol (meu esporte é tênis). Espero que o novo jogo seja um sucesso ainda maior do que as versões anteriores.

    1. Obrigado Marcelo! Realmente o game está muito bacana! O lançamento nos consoles antigos e a versão PC com gráficos da geração nova vai chamar a atenção de muita gente. Quero ver é como vai ficar o PES agora!

  3. Testei o jogo para PS3 e é impressionante como está melhor. A marcação melhorou muito mas pra mim os grandes avanços foram em lançamentos, cruzamentos e goleiro.
    O chute está bem mais dificil, joguei a demo com um amigo que sempre jogamos juntos e com a partida de 3 min aparecem muito mais chances de gol do que na partida 6 min do fifa world cup 2014 por exemplo. Parabéns à EA !

    1. Ainda não testei na gen anterior Marcus, mas teu feedback é bastante positivo! Achei que as mudanças seriam pequenas, mas pelo visto acompanham a da nova geração. Muito bom saber disso!

  4. Galera fala em realismo, que esse é mais real que aquele. Pra mim o que importa é a jogabilidade fluida e divertida. Essa era a grande sacada do PES até a versão 2014. PES não era tão real quanto FIFA, mas era muito mais divertido de se jogar. Se esse ano PES voltar a sua essência, certamente ira recuperar o posto de melhor game de futebol.

      1. Mas não deixa de ser a opinião dele Leonardo rs… E eu concordo, PES sempre teve uma jogabilidade incrível, até que foi se perdendo no tempo e na essência. FIFA conseguiu colher este espírito e tá mais claro do que nunca na versão deste ano – ao menos pra nova geração.

        De todo modo, devemos respeitar os gostos e opiniões de todos 😉

  5. Ariel, se eu comprar a pré-venda do FIFA 15 na PSN Americana, vou ter ele dublado com narração e menus em português?

    1. A pergunta que não quer calar.. No XOne, se eu mudar a região e comprar na Live Americana, quando eu trocar pra Live Brasileira e baixar o jogo, será que ele vai vir com a narração em PT-Br?

      1. Como você vai estar baixando da LIVE BR, a lógica diz que sim. Mas é melhor sempre tirar a dúvida com quem já tiver feito isso.

        E realmente vale a pena, já que na live brasil geralmente sai uma bica qualquer versão do FIFA.

        1. Bom, comprei na Live Americana usando um Gift de $60,00 (R$ 150,00) e já fiz o download e instalação usando a Live Brasileira. Agora é esperar o dia 23 e torcer pra ter Menus e Locução em PT=BR, ou pelo menos os Menus.

          Pagar R$ 250,00 é foda!

          1. Cara, por favor me informa se fazendo esta jogada deu certo com vc, estou ansioso aguardando o fifa 15, mas realmente pagar este preço na psn brasileira e absurdo.

          2. Deu certo. 100% PT-BR. Mas isso na LIVE, na PSN eu não sei se funciona.

    2. Guilherme, assim como qualquer outro jogo lançado na PSN americana, imagino que sim. Você passou por alguma experiência contrária nas outras versões?

      1. Pois é Ariel, já comprei jogos pela PSN Americana, como Watch Dogs e BF4, e ficaram em português, tudo dublado, após trocar para a conta brasileira . Espero que seja a mesma coisa.

  6. Ariel, uma pergunta. Joguei ontem o demo e o que notei, junto com meus amigos, é que os goleiros ficam bem adiantados (na linha da pequena área) e que espalmam demais a bola. O que você de fato notou nos goleiros da versão definitiva. Eles estão melhores? Para mim, pareceram inferiores ao 14. Um abraço e parabéns pelo trabalho.

    1. Victor, muito obrigado pelos elogios =D!

      Você jogou a demo para qual console? Nos testes que fiz, os goleiros mostram uma inteligência muito acima do que já vi em qualquer outro jogo de futebol, movimentos mais realistas e tudo mais. Esse negócio deles ficarem adiantados eu percebi com alguns goleiros e acho que é influencia do que se viu com o Neuer – goleiro da Alemanha, que joga mais como um defensor, saindo e disputando bolas enfiadas. Acho que FIFA 15 vem totalmente baseado neste “novo” tipo de goleiro.

      Sobre os goleiros estarem melhores é bem complicado de dizer ainda, pois precisaria jogar mais. Eu vi defesas incríveis que antes não eram possíveis e vi também falhas estranhas, inclusive essa de espalmar. Tomei um gol assim, num chute forte no canto que o goleiro se esticou todo e fez uma bela defesa, mas soltou a bola na área.

      Mas no futebol real isso também acontece não é? Eu penso mais ou menos assim quando vou jogar um simulador. Mas uma coisa eu não tenho dúvidas: A EA tá mudando os goleiros como conhecemos e pode ir melhorando ainda mais com atualizações. Nós mesmos vamos mostrando o que tem de errado na nova mecânica e a grande ideia que eles tiveram para os goleiros neste ano pode ir melhorando.

      Continue nos acompanhando e obrigado pelo comentário!

  7. Otima analise cara!! nao vejo a hr de pegar meu fifa 15!! o jogo ta fantastico!! teve muitas mudanças em relaçao ao fifa 14,mais pra mim a que mais eu comemorei foi a volta dos zagueiros inteligentes,fifa 14 eles fica travado no L1+Y

  8. parabens a fifa 15 tem um grafico sensacional , mas so´tem um problema nao tem o melhor campeonato da america .’ Quero dizer o Campeonato Brasileiro e´ a melhor liga da america e tambem nao tem o mundial de clubes quando vence a taça continental espero que a ea sports tras para nos este essa liga e o mundial de clubes , E tambem o menu de selecionar o idioma desejado

  9. Estou jogando fifa 15 xbox 360 e a mesma coisa está acontecendo 17 chutes 12 certos 1 gol, adversário 3 chutes 2 certos 2 gol……..será que sou ruim ou o tal handicap continua infelismente…..obs: tbm ganhei jogos sendo MUITO ajudado, não estou reclamando.

    O que gostei no jogo é que se o jogador é rapido realmente é rapido….como assim???? é que no fifa 14 o jogador rapido não ganhava na corrida de um zagueiro lerdo, ja nesse fifa 15 é diferente.

  10. Parabéns Ariel pela otima análise, Comprei o fifa 15 na PSN americana e esta em inglês, gostaria de saber como passar para portugues e se tem como??? Abraço

  11. Ariel, tenho uma dúvida. Comprei meu jogo físico a dois dias aqui mesmo no Brasil para Xbox One. Porém o jogo não está em português! No começo não tem a bandeira brasileira para escolher. Há alguma maneira de eu atualizar para deixa-lo com portuga e com a narração do tiago L??

    1. O idioma do console está como português?
      Digo porque no PS4 alguns jogos só funcionam o idioma português quando o idioma do console é o mesmo… não sei se no Xbox funciona da mesma maneira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”