Moo Lander é um 2D metroidvania diferente de tudo que você já viu | Análise

Moo Lander

Compartilhe

Os indies 2D Metroidvania ainda vivem

Os games indies acharam no gênero 2D uma alternativa para transmitirem suas experiências com pouco orçamento. Assim, dentro da indústria de games há uma enxurrada de títulos indies 2D, notáveis, como Dead Cells, Hollow Knight, Celeste e entre tantos que mostraram que para entregarem uma experiência marcante não precisam de cenários abertos e gráficos incríveis. Dito isso, há alguns dias me deparei com algo totalmente fora da caixa e diferente do que estou acostumado a ver dentro dos games. Estou falando de Moo Lander, um 2D metroidvania que nos coloca no controle de uma nave em um planeta, Marte, dominado por vacas mutantes. Consegue imaginar isso? Pois bem, Moo Lander vai te surpreender.

Dito isso, o título desenvolvido pela The Sixth Hammer chega ao PC, Xbox e PlayStation e Switch hoje, 27 de maio, e estarei aqui tecendo minhas impressões do game.

É tudo por leite

- PUBLICIDADE -

A história de Moo Lander se passa em uma realidade além da que vivemos onde o leite se tornou uma fonte vital, pura e poderosa. Assim, nesta realidade, a civilização Annunaki perde essa fonte tão importante após uma terrível Guerra. Dito isso, agora se vendo em uma escassez de leite, Lander – o último herói de uma civilização cósmica moribunda tem a missão de localizar e obter leite suficiente – a fonte de energia mais importante do universo. Contudo, para extrair essa fonte vital, será preciso adentrar no antigo planeta das Poderosas Vacas Alienígenas, derrotá-las e extrair esse precioso leite.

Dito isso, após esta introdução, somos levados a um gameplay que irá te desafiar e encantar com uma direção de arte atípica pintada dos mais variados tipos de biomas, onde a biologia prepondera e é totalmente explicada e detalhada.

- PUBLICIDADE -

Navinha em cenários 2D não é que deu certo!

A primeira vista em Moo Lander você vai se perguntar o porquê de colocar uma nave espacial em um cenário 2D com obstáculos que irá funcionar. Assim, bater em espinhos ou em ameaças locais é uma dos desafios que o game te proporciona além dos combates com os inimigos principais do game, as vacas. Deste modo, enquanto você não extrai as vacas em batalhas desafiantes, o bioma em sua volta é seu inimigo que não te dará sequer um minuto de paz. A todo instante, sua nave estará se enroscando em espinhos ou em uma planta que atira, ou em criaturas locais. 

Em suma, além desta perturbação constante, os cenários são recheados de quebra-cabeças que exigem bem seu raciocínio, enquanto você tenta sobreviver às ameaças dos cenários. Quanto ao elemento metroidvania, não há um mapa para se guiar, porém Moo Lander não traz um level designer complexo que fará você se perder. Tudo é bem intuitivo e simples.

Esteja preparado para derrotar derrotar as vacas

A progressão em Moo Lander é simples e se baseia apenas em habilidades e em novos tipos de naves. Assim, novas habilidades serão desbloqueadas conforme você atinge o nível que cada habilidade estipula para ser desbloqueada. Quanto aos novos tipos de naves, será preciso atingir um requisito dentro de sua progressão para fazer jus às versões alternativas de sua nave com poderes diferentes que impactam na sua estratégia nos cenários, bem como nas batalhas contras as vacas mutantes.

Ademais, além do seu arsenal, esteja preparado com o mundo que você está fazendo parte. Sempre que possível o game faz questão de trazer informações biológicas acerca do planeta como a origem de cada espécie de flora presente no cenário, bem como em sua fauna. Assim, este esmero e preocupação em contextualizar este planeta tão diferente do que estamos acostumados a ver é um ponto positivo para o game.

Mas afinal, Moo Lander é tudo isso mesmo?

O ponto negativo de Moo Lander é a ausência de uma localização em Português do Brasil, pelo menos nas legendas e no idioma do game. Eu sempre serei crítico quanto isso, pois atualmente somos um dos grandes países do mundo que consome games e os estúdios devem reconhecer e se atentar a isso. De todo modo, Moo Lander é uma experiência atípica, maluca e fora da caixa, sobretudo é uma prova que o 2D ainda vive e não está saturado e repetitivo.

Moo Lander é a prova que o gênero e os indies ainda podem nos surpreender com ideias, embora malucas, mas cativantes.

Por fim, acompanhe tudo que está acontecendo no mundo dos games clicando aqui.

Em seguida, confira nossas últimas análises:

Compartilhe

- PUBLICIDADE -

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”