Opinião: Esqueça Onimusha ou Dino Crisis, Viewtiful Joe é quem deveria retornar

Compartilhe

Viewtiful Joe é um dos jogos beat’em up que a Capcom realmente deveria trazer de volta

Originalmente lançado para o GameCube – e posteriormente para o PS2 – Viewtiful Joe é uma das joias esquecidas da Capcom. Apesar do estúdio ter participado apenas do primeiro game e tendo entregue o título para a Clover em sua sequência, a jornada de Joe se mantém como uma das experiências mais divertidas em termos de plataforma e beat’em up de muito tempo atrás.

Entretanto, o personagem acabou por ser reduzido a aparições em outros jogos – como Marvel vs Capcom 3. Apesar de não fazer muito sentido sua ausência atualmente, temos aqui todos os motivos do porque Viewtiful Joe deveria retornar.

Um game a frente de seu tempo
- PUBLICIDADE -

Aqueles que puderam desfrutar de Viewtiful Joe, certamente testemunharam o quão complexo que o game era. Mesmo parecendo simples, o mesmo misturava diversas mecânicas diferentes graças aos poderes do protagonista – concedidos através do V-Watch de Joe.

Com isso, o jogador poderia avançar e diminuir o tempo, além de utilizar máquinas diferenciadas para níveis de voo e debaixo d’água. Em suma, os efeitos adicionados conhecidos como VFX Effect foram muito bem implementados.

- PUBLICIDADE -
Estilo de arte chamativo e icônico

Viewtiful Joe sempre foi conhecido por seus personagens de cabeça grande e traços bem característicos da animação. Todos os elementos de arte casaram muito bem com o game – da mesma forma como foi com a animação.

Com os avanços tecnológicos atuais, Viewtiful Joe poderia se beneficiar de uma direção de arte ainda mais bela. Tanto cenários, quanto os personagens e seus inimigos poderiam sofrer com uma repaginação, talvez em prol de deixa-los ainda mais excêntricos – quase no nível de Jojo’s Bizarre Adventure.

Uma oportunidade de ter o próprio Smash Bros…

O estilo de jogo de Viewtiful Joe se assemelha bastante ao que vemos ocorrendo em Smash Bros, da Nintendo. Por se tratar de um game plataforma e beat’em up, esse seria o título mais propício para a Capcom tentar inovar seus jogos de luta.

Um novo jogo poderia aderir a algum tipo de modo competitivo ou algo do gênero, que fizesse uso dos personagens além de uma campanha. Não é difícil imaginar que teria um certo sucesso, dada a acessibilidade do público ao game – que não precisaria de classificação maior do que 12 anos.

Sendo assim, abriria portas para a Capcom explorar o game além de aparições em outros títulos, e talvez Joe pudesse se tornar uma nova referência de diversão Multiplayer.

Infelizmente, alguns detalhes da produção impedem que isso ocorra tão cedo…

Viewtiful Joe foi autoria de ninguém menos que Hideki Kamiya originalmente. Além disso, a responsável por Viewtiful Joe 2 foi a antiga Clover Studios – que posteriormente se tornou a Platinum Games.

Com o foco em outra área, é difícil imaginar que Joe poderia retornar pelas mãos de Kamiya ou da equipe original. Entretanto, os direitos do personagem continuam sob a tutela da Capcom, tornando a vida da empresa um pouco mais fácil.

Ao que parece, encontrar a equipe correta para desenvolver um novo game – ou até mesmo um Remake – pode ser o fator definitivo para o sucesso de um novo jogo.

Apesar da Capcom estar disposta a arriscar em títulos antigos, não sabemos até onde essa motivação se estende.

Contudo, Viewtiful Joe ainda seria mais simples de adaptar do que Onimusha e Dino Crisis

Dado o porte das novas adaptações – sendo Remake ou Remaster –  que estão surgindo pela Capcom, Joe seria o mais simples de trazer de volta.

O título por si mesmo não traz muita complexidade em termos de mecânicas e história. Por seguir originalmente uma linha linear, tudo que fosse feito além disso seria um bônus bastante positivo. Assim como estamos vendo com Devil May Cry e Resident Evil, a Capcom possui margem para explorar muito do que já entregou aos fãs de suas franquias.

Com Joe, o caminho seria mais simples pelo estilo de jogo em 2.5D. Dado fato de que Mega Man 11 foi sua mais recente tentativa do mesmo estilo – e deu certo – não há como imaginar que um novo Viewtiful Joe corre o risco de ser um “fiasco“.

Apesar da base de novas vendas ter ênfase no sentimento de nostalgia, Joe poderia abusar disso de outra forma. Isso porque nem todos conhecem sua saga, o que abriria margem para refazê-la. Além disso, seria um grande apelo para o público mais jovem, que com certeza se interessaria por uma nova abordagem.

Não há uma justificativa exata para a falta de um novo Viewtiful Joe, mas…

Como o próprio subtítulo acima diz, não há como definir o porque de Joe estar ausente das produções. O fato de Kamiya e do Team Viewtiful terem se separado pode ser um empecilho, mas a Capcom tem competência para encontrar um diretor e uma nova equipe à altura do que Viewtiful Joe 2 foi.

É difícil definir se Joe realmente retornará aos consoles, mas esperamos que sim. Com a crescente onda de jogos retornando, talvez ele já esteja nos planos da Capcom…

O fato é que: Viewtiful Joe precisa retornar oficialmente em algum momento. Utilizar o personagem apenas como extra em outros jogos seria desperdiçar seu grande potencial.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”