Kickstarter: o lugar perfeito para o sucessor espiritual de Mega Man

Compartilhe

Mighty-No-9-Mega-Man-sl

Atualizado: Leia a notícia completa, mas saiba que o novo projeto de Keiji Inafune, já alcançou sua meta, já atingiu o necessário para uma versão para MAC e Linux e parte para o New Game Plus e Turbo Mode! \0/

- PUBLICIDADE -

Durante a PAX Prime, o veterano produtor e designer Keiji Inafune, que é conhecido principalmente por ter criado Mega Man, revelou que está trabalhando no sucessor espiritual do robô azul da Capcom, chamado Might No. 9. Ele iniciou uma campanha no Kickstarter buscando 900,000 Obamas para ajudar no desenvolvimento de seu novo game de plataforma e ação, e disse que o projeto é uma resposta direta para os fãs da série e do trabalho dele.

Ele ainda cita no vídeo da campanha que ele ficou totalmente desapontado com o cancelamento de seu projeto com base no que os fãs estavam pedindo, que era Mega Man Legends 3. Ele estava trabalhando juntamente com os jogadores para tentar entregar uma experiência nova no mundo de Mega Man, mas a Capcom acabou com a graça cancelando o projeto. Com o cancelamento, ele saiu da Capcom e decidiu ir em busca de ares que pudessem lhe trazer a liberdade e a inspiração de volta. Segundo o próprio produtor, o Kickstarter pode ser um ótima ferramenta para isso.

Veja o vídeo da campanha e se atente aos diversos easter eggs que colocaram da franquia Mega Man e no boné de Inafune, que claramente indica que mesmo sendo japonês, ele não quer ser associado à atual fase dos desenvolvedores do país do sol nascente.

- PUBLICIDADE -

“Depois que eu deixei a Capcom, eu ia para vários eventos de games e quase todos os fãs vinham até a mim para perguntar sobre Mega Man, Dead Rising e todos os jogos e franquias que eu tinha alguma ligação quando fazia parte da Capcom,” disse Inafune em uma entrevista dada ao site Polygon. “Não importa quantas vezes eu explique que não trabalho mais para a Capcom, a paixão deles é maior que seus conhecimentos.”

Esta paixão pelo trabalho que Inafune realizou em seu passado, convenceu o produtor a dar para o fãs o que eles estavam pedindo, algo que a Capcom claramente não possui intenção de fazer: um novo jogo do Mega Man.

“Quando eu pensei sobre o Kickstarter, percebi que os fãs poderiam assumir a responsabilidade financeiras e os encargos com o criador, e assim trabalhar juntos para tornar algo importante em realidade. Não é um local onde eles irão apenas ficar pedindo e perguntando sobre um novo Mega Man, pois ficar especulando é fácil.

Quem aposta em um projeto do kickstarter são pessoas que estão dispostas a mergulhar com o criador para fazer algo que amam. Isso foi o que realmente me levou a pensar que este seria o melhor caminho para fazer algo novo, que sei que os fãs estão esperando por um longo tempo.”

Mega-man-kickstarter-txt1
O Poderoso No. 9 – A cara do Mega Man, mas com personalidade!

Inafune e sua empresa, a Comcept procurou um grupo de parceiros para trazer esse sonho a vida. Mas como Inafune não pode ter acesso a sua própria criação, pois os direitos de Mega Man são todos da Capcom obviamente, A Comcept criou o seu próprio personagem, um robô chamado Beck, que é a estrela de Mighty No. 9. Inafune disse que o personagem possui a essência de Mega Man, mas ainda assim será uma criação original.

“Quando você é um artista ou um designer, você tem seu próprio estilo. O estilo do personagem é o que Mega Man é, pois este é o meu espírito. Enquanto eu criava o Beck, eu queria criar algo que tivesse este espírito, mas também fosse um personagem original. Tentar balancear isso não é fácil. Se você disser ‘nós não podemos fazer o jogo se parecer com Mega Man’, então você terá algo que não tem o meu espírito, ou meu tipo de arte.”

O design do personagem Beck, que foi criado pelo artista Takenori Kimoto (também chamado de Kimo Kimo), oferece o “espírito” de Mega Man para quem olha superficialmente, mas os dois personagens são “muito, muito diferentes.” São os detalhes, ele diz, como a paleta de cores utilizadas em Beck, seus olhos, suas características faciais e a notável falta de um canhão Buster, a arma mais famosa de Mega Man, que ajuda a separar os dois personagens. Inafune inclusive disse que ajudou no desenvolvimento do design do personagem, ao ponto de ser chato para Kimoto.

“Para mim, este é um personagem muito importante para mim, principalmente que consiga dar a luz à ele,” disse Inafune.

“O mais importante a se notar agora, neste estágio, é que nada é proibido, ou bloqueado. Nada é finalizado. Nós temos confiança no que podemos construir até agora, mas uma das chaves do Kickstarter é que você precisa trabalhar com os fãs e colher os seus feedbacks. Ainda temos muitos caminhos a percorrer com o design.”

Mega-man-kickstarter-txt2
As semelhanças com Mega Man são enormes!

Mighty No. 9 ainda está no estágio de conceito, disse Inafune. A equipe ainda não começou a construir o jogo e ainda nem decidiram que tipo de engine irão utilizar, até porque esperam o quanto a campanha poderá colher, e por fim apenas depois do final da campanha decidirão a que plataformas Mighty No. 9 poderá chegar.

Atualmente o jogo é previsto para rodar no Windows, mas também estão de olho numa versão para MAC e outra para Linux. Versões para PS3, Wii U (olha!) e Xbox 360 também são um objetivo. Inafune não garantiu ainda uma versão para a nova geração de consoles, mas diz que estão prontos para ouvir os fãs quanto a isto.

Receber o feedback diretamente dos fãs, como acontece no Kickstarter, é crucial para o design de Mighty No. 9, diz Inafune, e em sua opinião, este modelo é o futuro do desenvolvimento de games.

“Honestamente, isto é algo que eu vinha trabalhando, com Mega Man Legends 3 e Mega Man Universe. Eu sabia que envolver os fãs poderia ser uma parte importante no futuro do próximos games,” disse ele.

“Mesmo com Soul Sacrifice para o PSVITA (que Inafune desenvolveu e produziu), o DEMO foi lançado provavelmente com mais conteúdo do que uma distribuidora gostaria,” disse ele. “Eu quis fazer isto acontecer. Isso queria dizer que o usuário poderia ter uma fatia bem maior do produto, e assim nos dar um feedback mais detalhado.”

“Está muito claro, está em nossa frente, que um criador que é flexível, que ouve os seus fãs, que trabalha com eles, que consegue encontrar o equilíbrio do que eles querem com o que você quer criar, será o futuro do desenvolvimento dos games.”

Inafune fez questão de deixar claro que mesmo que queira o feedback dos jogadores, não estará interagindo com eles pelo Twitter, pois acha que a ferramenta pode controlar a pessoa, ao invés de ser controlada. Ele disse que existem muitos males no uso da ferramenta, e que não quer passar por nenhuma delas. Ele também quer evitar de pensar em seu trabalho, e o twitter poderia tirar seu foco.

“Eu não quero ser mais um criador japonês que faz isso, e certamente há um monte de gente por aí, que como eu, se sente mal com o uso do Twitter.”

Mega-man-kickstarter-txt3

Inafune que vem criticando a forma com que os desenvolvedores japoneses estão tratando suas obras, por causa da falta de vontade de mudar seus métodos, disse que acredita que através de serviços como o Kickstarter pode levar a um tempo de liberdade de criação para produtores como ele. Mas o conceito não deixa de ter seus inconvenientes de obstáculos.

“Crowdfunding é algo que dá aos criadores japoneses novas liberdades, às vezes ao ponto de eles nem sequer notarem isso. Até agora, na indústria dos games, existe uma empresa entre o criador e o usuário final, e a empresa esconde tanto o que o usuário final quer que diz que jogos 2D não irão vender. Esse modelo entretanto, protege o criador, pois a empresa assume as responsabilidades do produto. Tendo essa empresa fora da equação e permitindo que o criador interaja com o jogador, pode facilmente  ajudar a gerar novas liberdades, mas também questões e dúvidas na cabeça do consumidor japonês.

No Japão as pessoas não possuem o costume de usar o cartão de crédito para doar dinheiro para artes, especialmente jogos. E o conceito que o kickstarter nos oferece, vai demorar algum tempo para entrar na cabeça deles, pois ainda não faz parte da cultura.”

Mega-man-kickstarter-txt4

Inafune deixa claro sua vontade de cooperar com a comunidade gamer, principalmente os fãs de Mega Man, que se depender da Capcom vão demorar muitos anos para botar as mãos em novos jogos do robô azul. Com Mighty No. 9, além de poder dar continuidade em suas ideias, Inafune tem a oportunidade de entregar algo fresco, com cara de novo e com total liberdade de criação para os fãs e para novos jogadores, e talvez isto venha a ser muito melhor do que lançar uma nova versão de Mega Man. Está certo que não teremos Willy, Zero, Sigma e tantos outros personagens icônicos, mas poderemos ser surpreendidos com as novas ideias deste produtor que tanto já demonstrou do que é capaz. Eu aposto totalmente neste projeto, e claro que iremos acompanhar todo o desenrolar dos fatos.

A campanha que almeja os já citados 900 mil Obamas, também promete que se alcançar 2 milhões e meio de Doletas, a versão para os consoles será lançada, como já falamos acima sendo os escolhidos o PS3, Wii U e Xbox 360.

Atualizado: No primeiro dia a campanha já bateu seu objetivo, e parte para quebrar todos os records, tendo alcançado $1,482,632 mil Obamas verdes. Já garantiu o lançamento para MAC e Linux e quem sabe chegue até a versão de PS3, Wii U e Xbox 360!

O que você achou disso? Será que Mighty No. 9 poderá dar um fim definitivo para o robô azul da Capcom, e nascerá um novo herói chamado Beck? Comente!

 

Compartilhe

11 respostas

    1. Nem me fale Eleonardo! Sou fã do Inafune e acredito em tudo que ele cria. Soul Sacrifice joguei um pouco, mas posso dizer que tem uma qualidade incrível! E pô, o cara vai com certeza fazer sucesso e mostrar pra Capcom que ela precisa de um novo Mega Man e quando a empresa procurar o cara, vai receber um singelo NÃO!

      Aí meu amigo, a tendência é que saia mais algum Mega Man pelas mãos de outro produtor, e o mundo que antes não tinha mais nenhum mega, estará diante de dois robozinhos carismáticos que o mundo tanto sentiu falta durante os últimos anos.

      1. Realmente, o que mais me deixou feliz é esse tapa na cara da Capcom, é pra aprender que por mais que sejam grandes, precisam dos gamers, e que por mais que não queiram, muitas vezes tem que ouvi-los.

        1. Exatamente Eleonardo, eles simplesmente ignoraram os fãs e esqueceram que todos queremos novos jogos do Mega, mas com qualidade.

  1. Megaman é foda, mas sou mais fã da série X, queria mesmo o Inafune fazendo um no estilo Megaman X, com o Megaman mais adulto e mais fodão. Aí sim 😀

    1. Ah mas eu imagino que este projeto possa ultrapassar tudo que vimos na série Mega Man até agora viu, o cara tá livre pra voar nos pensamentos dele e trazer tudo que a gente quer ver. Estou apostando alto!

      1. Agora ele pode fazer o que ele quiser, tanto por causa das ideias dele quanto por conta da tecnologia de hoje 😀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”