Resident Evil: Bem-Vindo a Raccoon City – Crítica

Resident Evil

Compartilhe

Resident Evil: Bem-Vindo a Raccoon City é o nome do novo filme baseado na série de jogos da Capcom. Para quem acompanha o game, sabe o quanto essa franquia representa para a indústria. Nos anos 90, Resident Evil foi uma das bandeiras de um novo estilo, o famigerado Survival Horror. Ali nascia um dos gêneros mais interessantes e que até hoje faz um sucesso tremendo entre os jogadores.

Ao longo da trajetória da franquia, muitos personagens importantes foram entrando e ganhando o coração dos fãs. No primeiro game jogamos com Chris e Jill, já no segundo com Leon e Claire. Esses 4 personagens ficaram marcados e são os mais populares do jogo. Pensando nisso a Constantin Films, depois de lançar 6 filmes da saga de qualidade discutível, porém com sucesso comercial, resolveu entrar mais afundo e trazer um longa metragem que os fãs reconhecessem.

A história de Bem-Vindo a Raccoon City faz sentido?

- PUBLICIDADE -

resident evil

É interessante pensarmos que a cronologia de Resident não é exatamente uma timeline sequencial. Alguns fatos ocorrem ao mesmo tempo que outros, assim sendo, muita coisa que acontece em um local pode influenciar atitudes e manobras noutro. Entretanto, o que ocorre em Resident Evil Bem-Vindo a Raccoon City é um pouco diferente. O roteiro busca fazer uma adaptação colocando o primeiro e o segundo game em pauta. Ou seja, tanto os personagens na mansão, representando o 1º jogo (Jill, Chris e Wesker) como os personagens da delegacia e orfanato (Leon e Claire) acabam se misturando numa salada que ora até funciona ora fica bem estranho.

Eu acredito que muitas dessas adaptações foram pensando no tempo de filme e na linguagem que estava sendo criada, mas faltou um pouco mais de carinho em momentos que – não precisavam ser fan services – mas tudo tem limite. O maior exemplo de todos é o Leon, mas falaremos dele mais tarde. Contudo, vale destacar que muita coisa inventada/adaptada encaixou bem, mesmo achando que o fã da lore de Resident certamente vai achar ruim.

- PUBLICIDADE -

RE funciona como filme?

Resident Evil: Welcome to Raccoon City

Veja bem, o início da história de Resident Evil é construído na guerra contra o bioterrorismo. Dentro desse contexto, o horror/terror sempre estiveram presentes. Inclusive, conforme os títulos dos jogos foram avançando, o terror deixou mais espaço para a ação, o que foi motivo de uma reação negativa por parte dos fãs, porém consertaram com os games 7 e 8. Portanto, na minha opinião, Resident Evil Bem-Vindo a Raccoon City funciona bem como um filme de terror. Ele cria uma boa atmosfera, tem os famigerados Jump Scares que contém no jogo, e te surpreende em alguns momentos chave. Claro que o terror utilizado ainda parece um pouco mais clássico, diferente do estilo de filme que James Wan vem trazendo.

Mas dizendo como fã de filmes de terror, achei que muita coisa que antes imaginava que seria um desastre, fez um papel positivo.

Resident Evil foi bem adaptado?

Resident Evil

 

Essa é a maior questão e acredito que é o que todo mundo que vai assistir, se pergunta. O filme não é um desastre completo, porém ele não é uma super adaptação. O problema de trazer tantos personagens icônicos da série num filme só é justamente desenvolvê-los. Isso eu já até tinha comentado anteriormente no segundo trailer da franquia que “vai faltar tempo de tela pra alguém importante”. Dito e feito. Claire Redfield foi a personagem central da trama, a que liga todos os pontos e que tem as atitudes mais coerentes. Porém o resto ficou muito abaixo do esperado. Chris, Leon, Wesker e Jill coadjuvam de uma maneira ora desinteressante, ora positiva, mas ainda assim não conseguem brilhar como deveriam.

Não dar a devida atenção a algum personagem já era esperado, porém o que acontece com Leon é de uma infelicidade sem tamanho. Eu não estou nem falando sobre a aparência, algo que eu achava desnecessário mudar, mas se tivesse um bom roteiro e o ator mandasse bem, não haveria problemas. Contudo não foi isso que ocorreu. Leon ser um novato, assim como no jogo, não faria dele um completo boboca. Esse pra mim foi o maior erro do filme. A personalidade de todos está um pouco alterada pra encaixar no roteiro, mas a do Leon foi absurda e incoerente. Além de ser um novato meio tonto, Leon possui cenas patéticas e constrangedoras.

Zumbis e Bacon combinam com tudo

Algumas cenas muito emblemáticas estão presentes no filme. Talvez a mais conhecida seja a primeira visão de um zumbi na mansão. Os mortos vivos foram bem feitos, entretanto CLARAMENTE faltou orçamento pra fazer um efeito especial mais verossímil. Algumas criaturas foram bem feitas, como o cachorro e alguns zumbis, outras realmente não deram certo, como a Lisa Trevor e o Dr Burkin. Esses últimos em questão, poderiam ser um pouco melhor produzidos, pois são elementos chave da história do jogo, o que ficou um pouco rasa no filme.

Cenas de combate contra zumbis também poderiam ser mais frequentes e mais relevantes, e os que tiveram, deveriam ser melhores.

Concluindo

Resident Evil é um filme que vai dividir opiniões, mas nenhuma delas terá uma nota alta. Acredito que a boa parte irá entender que esse filme realmente ficou no quase. Fizeram fan services interessantes com cenas icônicas dos jogos; colocaram personagens medalhões, mas nenhum deles ficou muito bem desenvolvido; algumas adaptações foram bem feitas, outras nem tanto; Foi um filme que deixou um sentimento de “podia ser muito bom”, mas ficou apenas no mais ou menos.

Nota 6.5

Compartilhe

- PUBLICIDADE -

3 respostas

  1. Eu apostei com muitos que esse filme seria ruin!!!! estaria rico uma hora dessas, acredite!!!! Seria legal se tivessem focando no primeiro jogo e assim fazendo continuações no decorrer dos anos!!!! Saudades da Milla!!!! valeu

  2. quem deu essa nota de 6.5 ? só pode ser brincadeira, esse filme faz os trapalhões parecer engraçado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

LIVES

TODOS OS DIAS

O melhor conteúdo do mundos dos Games para você! São LIVES diárias com os melhores jogos de luta, Últimos Lançamentos, Notícias, Temporadas da “Guerra das Torres (Mortal Kombat)” e da “Guerra das Ruas (Street Fighter)” com os melhores players do momento e muito mais! É só colar e mandar aquele “Salve”