Sword and Fairy: Together Forever ganhou uma versão para PS5 que contém algumas inovações visuais, porém o jogo é original da geração anterior.
Sword and Fairy Together Forever é um capítulo de uma franquia que tem sido feita há algum tempo – desde os anos 90 – e que pouquíssimas pessoas tiveram contato. Isso porque, o jogo tem produção chinesa e o mercado está começando a trazer e explorar esses jogos de maneira massiva não faz muito tempo.
Pois bem, o game é um RPG de uma maneira mais clássica (já explico) com exploração, muito diálogo e de vez em quando, combates.
Por que Sword and Fairy é ultrapassado?
Bom, hoje os RPGs evoluíram demais. Muitos dos diálogos tornaram-se vozes, ao invés de texto. Muitas das cenas são representadas por animações continuas até largar para o jogador; Muitas side-quests são complexas e cheias de narrativa extra; E os mundos cada vez com mais liberdade. Sword and Fairy não vai por esse caminho. Diálogos longos (e enfadonhos), side-quests fraquíssimas, muitas vezes apenas pedindo pro personagem ir de um lado a outro do cenário conversar com outro NPC, isso sem contar nos cortes secos de cena.
Não que clássico seja ruim, não que o moderno seja necessário, mas há coisas que realmente Sword and Fairy não conseguiu evoluir em relação ao mercado atual.
História
Sword and Fairy lembra muito uma novela, do jeito que a história é contada. Personagens que interagem e que buscam um propósito, mas acontecimentos vão atrapalhando e criando obstáculos para a continuação daquele “romance”. De qualquer maneira, há uma ideia muito forte de cultura chinesa ali que é bem interessante. Divindades, Demônios do céu, criaturas malignas e forças do bem, intrigas entre cidades, tudo isso fazem parte da narrativa do game.
De qualquer maneira, a história é MUITO lenta e não apenas por ter muitos diálogos e visitas a lugares para discutir algumas coisas, mas sim porque tem pouquíssimos combates. Principalmente no início, quando você encontra pela primeira vez a divindade que deve proteger dos demônios.
Gameplay
O gameplay de Sword and Fairy é o maior destaque do game. Claro que não inventa a roda, não faz nada do que já tenhamos visto, mas é honesto e super eficiente. Você controla alguns personagens com um combate livre e cada um tem uma gama de combos e poderes. Você também encontra espíritos divinos ao longo da sua jornada que também te fornecem poderes especiais na hora das batalhas.
Alguns dos combatentes utilizam ataques mágicos e físicos de perto, outros de longe. Você consegue desbloquear combos também a medida que vai subindo de nível e assim vai ficando mais poderoso.
Os inimigos comuns não fornecem muito desafio, já as Vicious Beasts vão te dar um bom trabalho pra derrota-las.
Detalhes técnicos de Sword and Fairy
O jogo não tem gráficos excelentes, mas os personagens são bem feitos e, mesmo parecendo bonequinhos de cera, são muito bem modelados. Alguns cenários são simples e repetitivos, mas também tem qualidade de textura e uma boa iluminação.
A trilha sonora de Sword and Fairy é interessante e remete a boa e velha cultura chinesa, com instrumentos característicos que te fazem, em determinado ponto, até relaxar demais.
O jogo só tem áudio chinês e não contém legenda em português, o que é um grande problema para entrar no mercado BR. Essa sempre foi uma grande preocupação da comunidade gamer BR e continuará sendo. Vamos torcer para que as empresas chinesas apostem mais nisso, ou até mesmo na dublagem – o que seria fantástico.
Concluindo
Sword and Fairy é um jogo lento, com muitos diálogos longos, várias side-quests simples e desinteressantes, mas tem um combate muito legal e que, se houvesse mais dinamismo, mais batalhas, mais inimigos desafiadores, o game seria muito melhor, na minha visão. Nota 6.5.