Metroid Prime Remastered é incrível no Switch – Análise | Review

Metroid Prime

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Em meio a tantos lançamentos, recebemos a notícia de que Metroid Prime estava chegando ao Nintendo Switch. Como o jogo chegou de forma inesperada, não pudemos nos planejar melhor para jogar a nova versão assim que ela chegou. Mas antes tarde do que nunca, estamos aqui com nosso review de um dos jogos que mais me chamou a atenção na época do Game Cube. 

Contudo, infelizmente eu não pude jogar o original na época em que foi lançado, em 2002, por não possuir o console da Nintendo. Porém agora com um Switch, um dos maiores desejos que eu tinha como jogador era experimentar Metroid Prime, uma franquia que transformou a maneira com a qual jogamos um Metroid, conhecidamente por ser em 3D.

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E olha que outros jogos do mesmo gênero, em sua transição do 2D para o 3D não obtiveram um resultado positivo tão rapidamente. Basta lembrar de Castlevania, o co-irmão de Metroid que juntos deram vida a um sub-gênero dos jogos de ação: o MetroidVania. Diferente do jogo da Nintendo, a Konami nunca conseguiu transformar a experiência em 2D de sua velha franquia para o 3D, ficando parada no tempo.

Contudo, a Nintendo sempre manteve a franquia Metroid viva em todos os formatos, tanto em 2D quanto em 3D. Mas Prime é um feito indescritível. 

Minha primeira experiência com Metroid Prime

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Embora eu não tenha jogado Metroid Prime no Game Cube (ou através de emuladores posteriormente), é fácil perceber a mudança gráfica que Metroid Prime Remastered possui no Nintendo Switch. Ainda que a Nintendo o chame de Remastered, tem uma cara de Remake, por mais que as mudanças estruturais sejam mínimas. O visual não somente foi remodelado com melhores texturas, como também apresenta luz e ambientação mais densa. Assim temos um upgrade gráfico suficiente para quem já jogou o clássico no passado, revisitar os cenários de Prime. 

Como jogador de primeira viagem deste magnífico game, eu me senti em casa. Tenho uma experiência boa com a franquia (não joguei todos, mas boa parte dos games) e é incrível como Metroid Prime é convidativo. O jogo logo de cara se assemelha a vários games de tiro em primeira pessoa e o upgrade do controle, que agora tem suporte para analógicos duplos, ajuda muito no gameplay. No entanto, quem pegar o jogo e achar que é apenas um jogo de tiro estará completamente errado. Metroid Prime é um jogo em 3D com a alma de um Metroid em 2D.

Uma incrível adaptação de uma fórmula que só Metroid Prime poderia fazer

A Nintendo é genial em evoluir suas franquias para um formato mais moderno. No passado tivemos vários exemplos, como a franquia Mario que marcou a era dos videogames com seu primeiro jogo em 3D. A perspectiva era completamente diferente de qualquer outra que estávamos acostumados dentro dos jogos do bigodudo, mas todo o feeling era o mesmo. Metroid Prime para mim tem a mesma sensação.

Quem jogou qualquer outro Metroid sabe que a estrutura de mapa, upgrades e exploração é essencial para a experiência. Inclusive é o que caracteriza games do gênero. Em Metroid Prime Remastered temos exatamente a mesma estrutura, mas com gameplays especialmente pensados para o 3D e pelo game ter se tornado um FPS. E olha que é difícil categorizá-lo como um FPS, uma vez que a experiência vai muito além do que apenas dar tiros em inimigos. 

Metroid Prime te convida a buscar upgrades em paredes secretas, a olhar o mapa a todo momento para entender qual será o seu próximo passo e olhar cada canto. Exatamente como em um Metroid em 2D. O que o Retro Studio alcançou aqui é algo raro e inesquecível. O que torna esse remaster algo necessário para os fãs da Nintendo.

Maior liberdade de gameplay em Metroid Prime Remastered

Como na maioria dos games que não contavam com um segundo analógico no passado, Metroid Prime traz um sistema de lock, que permite ao jogador segurar um botão e ter a certeza que o tiro vai atingir o inimigo. Isto transforma a experiência em algo parecido com o que é o 2D também, sendo necessário entender se seu tiro chegará antes no inimigo, ou se o melhor é esperar o projétil adversário passar para então atacar. Isso também gera uma facilidade maior para quem gosta de jogos de tiro ou está acostumado com mecânicas do gênero.

Em Metroid Prime Remastered, por conta do segundo analógico, é possível não usar o lock, abrir mão deste facilitador para ganhar uma maior mobilidade, como atirar desviando de projéteis enquanto ajusta a mira no analógico direito. Por muitas vezes eu preferi fazer isso por entender que seria o melhor para aquele encontro. Contudo, usar uma mescla dos dois sistemas parece a melhor opção em Metroi Prime, colaborando para que a experiência seja cada vez mais rica.

Metroid Prime te coloca realmente dentro da Power Suit

Uma das grandes sacadas de Metroid é a armadura que Samus usa, que permite à ela obter diversos tipos de habilidades. Embora nos jogos de toda a franquia sempre tenhamos acesso a diversos tipos de upgrade, o fato de Metroid Prime ser um jogo em 1ª pessoa transforma essa experiência. 

O visor, que antes permitia ver o que estava dentro do alcance da tela em que Samus está em um ambiente 2D, em Prime temos um alcance maior e uma perspectiva transformativa para esta habilidade. Os upgrades da arma são excelentes e traziam na época, em 2002, elementos que muitos jogos de tiro praticamente copiaram, mostrando o quanto Metroid Prime foi influente no mundo dos games.

Outro elemento transformador e que de certa forma é nostálgico, mesmo dentro do sistema em 3D é a Morph Ball, que permite que Samus se transforme em uma bola e percorra caminhos pequenos ou sinuosos. O jogo apresenta diversos momentos para usar essa habilidade e muitos deles são em uma perspectiva lateral, o que automaticamente transporta os jogadores para os clássicos games da franquia, inclusive com o uso da bomba enquanto Samus está neste formato.

Metroid Prime é um jogo além de seu tempo, que retorna em um ótimo momento

Metroid Prime

Com um gameplay que não poderia ficar perdido no tempo e um tratamento visual e sonoro capazes de nos fazer confundir este remaster com um remake, Metroid Prime Remastered se torna um jogo imperdível para quem tem um Switch. O lançamento repentino pegou muita gente de surpresa, mas o preço bem mais baixo do que a Nintendo costuma fazer com seus remasters traz uma espécie de conforto de que a empresa está aprendendo com seus erros. 

Infelizmente o game não tem legendas em português, o que pode não ser legal para muitos jogadores que poderão passar longe da nova versão. Mesmo assim, Metroid Prime Remastered é uma obra prima dos games atualizada da melhor forma possível dentro do Switch. É uma pena que a Nintendo não tenha pensado em lançar a trilogia toda junta, no entanto fica muito nítido que isso vai acontecer de forma gradual.

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