O retorno da trilogia original de Mass Effect
Em meados de 2007, a EA e a Bioware criaram um RPG ambientado em um cenário espacial trazendo consigo inúmeras inspirações de Star Wars e Star Trek. Ao longo dos anos, o título ganhou continuações se tornando uma trilogia de grande sucesso. Assim, desde o último título desta trilogia, Mass Effect 3 (2012), os fãs clamavam por uma remasterização da trilogia original com Shepard e companhia a bordo da Normandia.
Dito isso, após 14 anos desde o primeiro game, a EA juntamente com a Bioware decidiram dar aos fãs no 14º aniversário do N7 Day, em 2020, a tão pedida versão remasterizada da trilogia original de Mass Effect. Assim, Mass Effect: Legendary Edition traria todos os conteúdos dos três títulos com melhorias visuais e técnicas.
Deste modo, com o lançamento no dia 14 de maio de 2021 para PS4, Xbox One e PC, e retrocompatível para PS5 e Xbox Series, Mass Effect: Legendary Edition é um presente exclusivo para os fãs da franquia. Sim, exclusivo. Entenda o porquê disso e descubra se o título é tudo isso mesmo.
Mass Effect: Legendary Edition não foi pensado para os fãs da franquia aqui no Brasil
Inicialmente, não posso deixar de destacar uma das grandes falhas de Mass Effect: Legendary Edition, pelo menos para nós brasileiros – também fãs da série. A versão remasterizada chegou aqui no Brasil sem nenhuma localização em nosso idioma . Tal atitude, particularmente, é um desrespeito aos milhares fãs de Mass Effect aqui no Brasil que desde 2007 acompanham a franquia e apoiam a EA, bem como a Bioware em cada novo game.
O mais intrigante é saber que a EA juntamente com a Bioware costumeiramente localizam seus games para nosso idioma e desta vez não fizeram o mesmo. Mass Effect: Andromeda, lançado em 2017, chegou aqui no Brasil localizado em nosso idioma local e com legendas em PT-Br. Embora o grande intuito de criar a Legendary Edition tenha sido somente melhorar seus visuais, uma versão remasterizada que será comercializada novamente tem o intuito de agradar os fãs – que, certamente, comprarão novamente – bem como os jogadores que ainda não conhecem a franquia. E para isso, você deve trazer algo que motive a compra destes novos interessados na série. Não foi o caso de Mass Effect: Legendary Edition, que será apenas uma coletânea de uma importante trilogia que será exclusiva apenas dos fãs da série e inacessível, principalmente para os brasileiros, que um dia pensaram em conhecer a franquia.
Num modo geral, a EA perdeu uma grande oportunidade de alcançar ainda mais jogadores brasileiros para conhecer a série, e prepará-los para o próximo título da franquia que já se encontra em desenvolvimento.
Revivendo um dos melhores RPGs já feito no mundo dos games
Mass Effect é uma das grandes produções dentro da indústria de games. Não há como negar o excelente trabalho da Bioware em criar um universo tão rico e cheio de referências, e, sobretudo, com uma narrativa emocionante e repleta de escolhas. Assim, revisitar toda essa trama – que se perdurou ao longo dos três títulos – é um passeio nostálgico à reviravolta, atos de heroísmos e muitos momentos de ação a bordo da Normandia. Ainda mais, com o retoque visual nos modelos de todos os NPC’s dentro do game. De fato, tudo está mais realista e fluido.
De todo modo, seu retorno à Normandia valerá muito a pena. Desta vez, tudo está mais detalhado, mais natural aos olhos graças ao trabalho feito pela a Bioware na nesta remasterização.
Mas afinal, o que a Legendary Edition tem de diferente da versão original da trilogia de Mass Effect?
Pois bem, desde do início, a Bioware sempre deixou claro das melhorias visuais e correções referentes às falhas presentes nos três títulos originais com base no feedback da comunidade. Assim, Mass Effect: Legendary Edition é uma versão aprimorada visualmente e, sobretudo, em termos de jogabilidade. A nova versão traz gráficos em 4K a 60FPS e novos consoles esta taxa vai até os 120FPS no caso do Xbox Series X. Ainda nos gráficos, não há como negar a distinção do original para a versão de agora. Tudo agora é mais vivido, tem mais detalhes e está bem mais abrangente.
Enquanto o visual dá uma nova cara para a trilogia original, aspectos de jogabilidade também receberam melhorias. Assim, balanceamento de armas, de XP, progressão no nível de Shepard e afins foram reajustados para uma melhor experiência nos três títulos. Se isso impacta, particularmente, não me trouxe nenhuma mudança, diferentemente do novo aspecto visual. Por fim, a nova versão trouxe um modo foto que vai realizar o sonho de muitos fãs que não tiveram o prazer de registrar sua jornada com Shepard a bordo da Normandia. Contudo, a forma com o modo é executado é confusa e nada prática.
Em suma, todas as melhorias atribuídas na trilogia original de Mass Effect, por meio da Legendary Edition, revigoram os três primeiros títulos e, sem dúvida, será um aperitivo para o próximo game da série.
Ressalvas…
Embora ME: Legendary Edition traga consigo inúmeras melhorias, há as mesmas falhas presente nos games originais, tais como: falta de sincronia labial nos diálogos e algumas quedas de FPS. No PS5, plataforma que joguei, presenciei quedas de FPS, embora não sendo constantes, mas em alguns momento há uma suave queda da taxa de quadros. De todo modo, não é algo que prejudique as versões.
Mass Effect: Legendary Edition é tudo isso mesmo?
Bem, para os fãs, a versão remasterizada da trilogia original é um produto essencial e indispensável, bem como para quem quer conhecer a série – contanto que domine o inglês ou pelo menos o espanhol. Infelizmente, para nossa realidade – aqui no Brasil onde há inúmeros fãs – o produto se torna inacessível por não oferecer uma localização do nosso idioma. Esta ausência é uma das grandes insatisfações dos jogadores desde o lançamento de ME: Legendary Edition.
Num modo geral, tirando este aspecto negativo, o game se revigora com um novo visual e mecânicas corrigidas. Novamente, para o fã é um produto indispensável. Mass Effect: Legendary Edition é um ótimo retorno da franquia, exceto para nós brasileiros.
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Uma resposta
PORRA! Finalmente alguém falou dessa putaria que a Bioware e EA fizeram em não ter PT-BR. Parabéns pela materia.